A mente humana é algo incrível e permeada de mistérios. São diversos os estudos que buscam entendê-la cada vez melhor, porém, conforme o tempo passa, mais situações que a envolvem surgem para despertar a nossa curiosidade, transformando-a sempre em objeto de pesquisa por parte de profissionais das mais diversas áreas, principalmente, psicologia, psiquiatria, neurociência, entre muitas outras.
Este é também um assunto que me interessa bastante e que me faz mergulhar e aprofundar meus conhecimentos sobre ele com certa frequência. Sempre que posso leio estudos e teorias de grandes nomes da psique, como Carl Jung, Sigmund Freud, Jacques Lacan, Friedrich Nietzsche, Burrhus Frederic Skinner, entre muitos outros, que me permitem entender melhor o funcionamento da mente humana, para que assim eu possa desenvolver o trabalho que faço, através do Coaching, com cada vez mais excelência e maestria.
É por isso que hoje vou compartilhar com você um pouco do que tenho aprendido, principalmente no que diz respeito às questões do consciente e também de nosso inconsciente. Se você se identifica com o tema e deseja saber ainda mais sobre ele, acompanhe-me nesta leitura!
[php_everywhere instance=”2″]
O que é inconsciente?
Ao abordarmos este tema, sobre inconsciente coletivo e pessoal, é necessário, antes de darmos prosseguimento, entender melhor a definição de consciência e também de inconsciente. Digo isso, pois, como se trata de um tema um tanto quanto complexo, é fundamental compreendê-lo em sua essência, para que assim você possa dar prosseguimento à leitura
Neste sentido, quando você ouvir falar em consciência, aquele que fala está se referindo à capacidade que o ser humano tem de perceber os fatores que fazem parte de seu mundo interior, ou seja, fatores estes que estão visíveis em sua mente, aos quais ele pode acessar, e que estão nítidos para si. Diz respeito à habilidade que o indivíduo tem de perceber a forma como se relaciona com determinado ambiente que lhe cerca.
Já no caso do inconsciente, trata-se dos processos mentais que acontecem sem que haja a intervenção ou participação da inconsciência. De acordo com a Wikipedia: “O inconsciente define um complexo psíquico (conjunto de fatos e processos psíquicos) de natureza praticamente insondável, misteriosa, obscura, de onde brotariam as paixões, o medo, a criatividade e a própria vida e morte”.
Ou seja, quando nos referimos à inconsciente, estamos falando das situações que ocorrem em nossa mente, sem que tenhamos consciência de que tais processos estão acontecendo, o que dá margem para os mais diversos tipos de abordagens e discussões sobre a psique humana.
Diferença entre inconsciente coletivo e inconsciente pessoal
Agora que você já está um pouco mais familiarizado com os termos relacionados a este tema, está na hora de responder à questão levantada no título deste artigo, que diz respeito às diferenças existentes entre inconsciente coletivo e pessoal. Confira:
Inconsciente coletivo
De acordo com a psicologia analítica, o inconsciente coletivo é a categoria mais profunda da psique. Essa categoria é formada pelos materiais que foram herdados, hospedando os traços funcionais e imagens virtuais comuns a todos os seres humanos. O inconsciente coletivo também é definido como um “esqueleto de arquétipos” cujas influências se alastram para além da psique humana.
Nesta camada da consciência, a pessoa não se recorda das imagens de forma consciente, e algumas de suas habilidades ou padrões foram herdados dos antepassados. O medo de ratos, por exemplo, pode estar associado a uma predisposição: é muito comum que uma pessoa fique assustada já em seu primeiro contato com um rato, por conta do inconsciente coletivo.
Inconsciente pessoal
O inconsciente pessoal ou individual se refere às categorias mais básicas do inconsciente, responsáveis por guardar as experiências que foram recusadas pelo filtro do ego, tais como: lembranças ruins e conflitos pessoais e morais. É no inconsciente pessoal que as qualidades individuais se escondem, seja porque elas nos desagradam ou porque são inerentes.
Aqui, estamos falando situações e experiências que foram, de certa forma, traumáticas para o indivíduo e ele as reprimiu em seu inconsciente pessoal. Como estamos nos referindo, por exemplo, à memórias ruins, experiências e emoções desagradáveis, que foram fortemente rejeitadas pela pessoa, entende-se que tais situações tenham grande impacto e podem se manifestar de diversas maneiras ao longo de sua existência, como em um sonho, em um comportamento inexplicado, entre outras.
Assim, o inconsciente pessoal faz parte daquilo que é mais intrínseco ao indivíduo e acontece de acordo com as experiências que este passa ao longo de sua existência.
O Coaching te ajudando a viver de forma consciente
O Coaching é um grande aliado de quem deseja trazer todas as suas qualidades à tona, quebrar barreiras, mudar hábitos e viver conscientemente o dia a dia. A mente humana tem o hábito de fugir para o passado ou para o futuro, raramente se dedicando ao momento presente. Viver conscientemente é saber o que está pensando no momento em que está pensando, saber o que está sentindo no momento em que está sentindo. Ou seja, viver o presente.
Viver conscientemente é um dos objetivos alcançados pelas sessões de Coaching e pela formação Professional & Self Coaching – PSC, pois para viver conscientemente é preciso estar aberto a lúcido para as questões que envolvem a própria vida. Assim, quem vive conscientemente tem as rédeas de condução de sua existência e pode transformar positivamente a sua realidade, implementando melhorias constantes, para que haja sempre evolução contínua durante todo o processo.
Antes de finalizar, para que você compreenda melhor as palavras acima, compartilho com você um vídeo MA-RA-VI-LHO-SO e poderoso, que vai te mostrar como você pode ser tornar mais consciente através do PSC. Confira:
É muito bom ter a oportunidade de conhecer e compreender melhor como funcionam os processos de nossa mente. Quando lemos sobre inconsciente coletivo, pessoal, entre os vários outros temas que cercam as questões que envolvem a psique humana, passamos a nos conhecer melhor enquanto indivíduos, analisando nossos comportamentos e tudo aquilo que fazemos que tem potencializado nossas ações e o que tem nos impedido de crescer cada vez mais.
Sendo assim, acredito ser de fundamental importância compartilhar o conhecimento que adquiri até agora sobre este assunto, não só aqui no Blog do IBC, mas também em minhas formações, treinamentos, cursos e palestras, por exemplo, para que todos também tenham a oportunidade de entender cada vez melhor as pessoas e o mundo ao redor e também a si mesmos. Só assim, temos a possibilidade de crescer, não só em nossas vidas pessoais, mas em nossas carreiras e em todos os ambientes pelos quais transitamos.
Invista nesta possibilidade de você se sentirá ainda mais consciente sobre tudo o que te cerca, o que te envolve, e também sobre as escolhas que faz ao longo de sua existência.
Agora me conte, o que você achou deste conteúdo? Já conhecia sobre estes temas que tratei aqui? Deixe o seu comentário e lembre-se sempre de se lembrar de compartilhar este conhecimento, com seus amigos em suas redes sociais e continuar nos acompanhando, não só aqui, mas também em nossas redes sociais e em nosso canal no Youtube.
Imagem: agsandrew / Shutterstock
[php_everywhere instance=”1″]