Quais são os recursos de uma empresa?

Os recursos de uma empresa são os meios que ela possui para produzir e manter seus processos funcionando.

 

Os recursos são meios ou ativos que a empresa possui para poder produzir e se manter funcionando. Este conceito pode ser definido como todos os ativos, capacidade, processos organizacionais, atributos empresariais, informações e conhecimentos controlados pela empresa para conceber e implementar estratégias que vão aperfeiçoar sua eficiência e produtividade.

Quanto mais recursos a empresa tiver, melhor é o seu funcionamento e os resultados alcançados. E, quanto menos recursos, maiores serão as dificuldades no alcance de seus objetivos. No artigo de hoje, irei explicar mais profundamente sobre importância desses recursos e quais são os principais tipos. Acompanhe!

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Tipos de recursos

Existe uma variedade de recursos empresariais, porém os mais importantes são os tangíveis, os intangíveis e os humanos. Entenda melhor a seguir:

  • Recursos tangíveis: esses são os mais fáceis de serem identificados, pois podem ser vistos e tocados. Dentro deste item podemos distinguir os recursos financeiros e os físicos.
  • Recursos intangíveis: esse tipo de requerimento não aparece na contabilidade da organização. Para explicar melhor, trago alguns exemplos abaixo. Confira!
    • Reputação: trata-se da relação de confiança entre a empresa e o consumidor. É esta relação que leva um cliente a pagar uma quantidade extra de dinheiro pelo produto ou pelo serviço de uma determinada organização apenas por se identificar com o posicionamento de marca. Nesse caso, a reputação acaba se tornando uma vantagem competitiva de destaque.
    • Tecnologia: esse é um recurso muito valioso, pois está relacionado com a inovação e a prosperidade intelectual. Esse tema ganha ainda mais importância quando é desenvolvido dentro da própria empresa. Ou seja: quando a gestão e a liderança buscam por profissionais capacitados para tirar o conhecimento da teoria para a prática e ajudar a alcançar além dos objetivos traçados.
    • Cultura: diz respeito à identidade da empresa, sua forma de trabalhar, seus processos, suas rotinas e o comportamento dos colaboradores. Basicamente, estou falando de cultura organizacional. Esta é baseada no código de conduta e ética e nos acontecimentos e necessidades que aparecem no dia a dia.
  • Recursos humanos: em todos os níveis de uma empresa, é essencial valorizar a ideia de que quem trabalha são apenas seres humanos. Aquela ideia de que o presidente é uma pessoa melhor ou pior do que o assistente é a mais pura bobagem. Todos merecem o mesmo respeito e devem ser considerados importantes partes de um processo para se chegar ao objetivo geral da organização. É importante frisar isso, pois os funcionários são os únicos recursos vivos e inteligentes de uma corporação, sendo capazes de lidar com todos os demais recursos. Posso destacar o conhecimento, a comunicação e a motivação como três aspectos muito importantes, que as pessoas que trabalham devem ter. Somente esses 3 pilares, pois eles englobam muitas ideias dentro deles, tais como a habilidade técnica, o exercício da criatividade, a capacidade de construir e sustentar relacionamentos interpessoais e muito mais.

O coaching como investimento

Como já disse, os recursos humanos são essenciais e devem ser muito valorizados dentro de uma corporação. Por isso, é fundamental investir em treinamento e desenvolvimento de pessoal. Essa área funciona como uma engrenagem em que é preciso de estratégia, planejamento e um orçamento em que caibam todas as ideias.

Um excelente modo de iniciar esse setor é envolver o método coaching. O coaching tem o poder de trazer uma visão diferente sobre muitos pontos de vista, sendo capaz de fazer importantes transformações tanto na vida profissional quanto pessoal de cada indivíduo.

Para uma empresa, é possível pensar na metodologia para um funcionário de cada vez ou para um grupo deles. Tudo depende do objetivo que a gestão deseja cumprir. O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) tem soluções interessantíssimas para a organização que deseja fazer com que um valioso time se torne ainda mais empoderado e traga resultados ainda melhores.

O IBC Coaching Corporativo, por exemplo, é uma excelente maneira de potencializar resultados de maneira prática e eficiente. Com a São diferenciais como o suporte personalizado, a credibilidade internacional da University College of Business (Ohio CoB), o planejamento, o time de profissionais altamente capacitados que criam o conteúdo e que transmitem a mensagem da melhor maneira possível, além da possibilidade de escolha do tipo de serviço. Com essa solução você pode optar por um workshop, uma palestra, uma avaliação 360°, um Day Training com Coaching, uma formação de Coaches internos e mais!

O Instituto Brasileiro de Coaching ainda oferece a formação Professional & Self Coaching (PSC), também do IBC, que é a mais moderna e completa do ramo dentro do Brasil. A qualidade do conteúdo teórico e prático somadas as ferramentas utilizadas torna esse curso um facilitador fundamental para que um indivíduo aprenda a evoluir constantemente tanto no trabalho quanto fora dele. Durante a formação, o coachee irá aprender sobre:

  • O que é autoconhecimento e como exercê-lo;
  • O que são e como impedir a criação e o crescimento das crenças limitadoras;
  • Quais são os processos de identidade;
  • Princípios da psicologia positiva e como utilizá-la a seu favor;
  • Princípios da ciência da programação neurolinguística;
  • O que é e como trabalhar com feedback 360°;
  • Como ter e gerar no time ou colegas mais produtividade sem perder a qualidade;
  • Como fazer o gerenciamento de tarefas ideal;
  • Como alinhar os objetivos pessoais aos profissionais;
  • Como ser um lídere de alta performance;
  • Como fazer análise comportamental.

E ainda tem muito mais! Todo esse conhecimento será ensinado em 6 blocos, portanto você terá 6 certificações de coaching. São eles: self coach, life coach, professional leader, analista comportamental e extensão universitária. Além disso, as Faculdades Monteiro Lobato, de Porto Alegre (RS), dão o reconhecimento acadêmico para que você tenha um certificado de Extensão Universitária.

Esse investimento pode ser feito tanto para o líder de um time ou para um analista ou assistente com potencial de crescimento. Além disso, se você desejar fazer o coaching por escolha própria será muito bem-vindo. No IBC você irá perceber que o aprendizado não tem hora ou idade, pois ele deve acontecer todos os dias.

Se a sua empresa deseja capacitar especificamente os líderes é muito interessante conferir o curso de Leader Coach Training (LCT), voltado para os profissionais de alta performance. São aulas teóricas e práticas maravilhosas sobre os quadrantes da liderança, como conquistar resultados de maneira humanizada, como usar o coaching como processo contínuo de desenvolvimento, como desenvolver o comprometimento com o alcance de metas, como reter talentos, como aumentar o índice de qualidade de vida no trabalho e muito mais!

Outra formação valiosa é o Coaching em Vendas, um excelente modo de incentivar e capacitar o time comercial e de vendas. Nessa formação, o coachee irá aprender a como ampliar a efetividade da persuasão, como desenvolver inteligência emocional, como treinar a capacidade de fazer a escuta ativa, como criar e sustentar um campo de relacionamento de confiança com o cliente, como treinar a agilidade para tomar decisões, como fazer um planejamento estratégico efetivo, como fazer uma boa gestão do tempo, como aproveitar cada talento do time, como trabalhar bem o nível de estresse em situações difíceis e muito mais!

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E se você navegar pelo site irá encontrar muitas outras opções que podem se encaixar o com o seu momento profissional e pessoal. Aproveite para cuidar de você mesmo e investir na sua carreira!

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Imagem: alphaspirit / Shutterstock

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