O poder devastador da fofoca no ambiente de trabalho

Fofocas no ambiente de Trabalho Evite Fofocas no ambiente de Trabalho

 

Se já é difícil conviver com a nossa própria família, imagine ter que se relacionar com profissionais completamente distintos no ambiente organizacional? O convívio nesses espaços é um desafio, sobretudo por conta de uma vilã bem específica: a fofoca.

O poder da fofoca no ambiente de trabalho, além de devastador, pode também, em alguns casos, ser destruidor. Um comentário maldoso, uma frase mal dita e fora de contexto ou mesmo um olhar podem ser mal interpretados, gerando conflitos desnecessários.

Por isso, convidamos você a nos acompanhar nesta leitura e entender de que forma a fofoca pode influenciar negativamente qualquer tipo de ambiente de trabalho. Confira!

Afinal, o que é fofoca?

Segundo os dicionários, a palavra “fofoca” se refere a comentários maldosos, feitos em segredo sobre um terceiro. São especulações, ou seja, afirmações não baseadas em fatos concretos, que geralmente se referem à vida pessoal do indivíduo em questão. Assim, as fofocas geralmente englobam assuntos diversos, como relacionamentos amorosos, dinheiro, vida familiar e até a carreira da pessoa.

Dessa forma, a fofoca é um mal que pode estar presente em qualquer lugar, inclusive no ambiente de trabalho. Em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, cerca de 17 mil usuários de 16 países responderam à pergunta: “O que mais te irrita no trabalho?” Entre os profissionais brasileiros, 83% dos pesquisados mencionaram a fofoca em excesso. A média geral entre todos os entrevistados foi de 62%.

Em todos os lugares, estamos propensos a sermos alvos da fofoca, o que inclui as organizações. Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho, junto dos nossos colegas e superiores. Por isso, conviver bem e em harmonia com pessoas tão diferentes é um grande desafio para todos nós. A fofoca surge nesse espaço como um grande empecilho ao bom relacionamento interpessoal, o que pode trazer consequências terríveis.

Quais são os efeitos da fofoca no trabalho?

Não só no ambiente de trabalho, mas em todos os lugares, a fofoca tem um poder e produz um efeito verdadeiramente negativo sobre a vida das pessoas que fofocam e também daquelas que são atingidas por ela. Para que você entenda melhor de que forma isso acontece, entenda os malefícios desse hábito.

Causa conflitos

A partir do momento em que uma fofoca é plantada, tendo ela fundamento ou não, há uma grande possibilidade de que cause conflitos, não só entre a pessoa fofoqueira e a vítima, mas entre todos os que foram envolvidos, direta e indiretamente, nessa rede de informações desnecessárias que foram espalhadas pela empresa.

Uma informação não apurada que é disseminada pela empresa sobre uma pessoa pode ofendê-la ou mesmo causar mal-entendidos. Como as fofocas podem ser descobertas em algum momento, a vítima pode sentir-se no direito de tirar satisfação com o fofoqueiro, e é aí que surgem as intrigas.

Atrapalha a produtividade

A fofoca é um hábito tão devastador, que acaba por atrapalhar o bom andamento do trabalho que é realizado dentro das empresas. Isso acontece porque muitas pessoas não resistem e acabam dando ouvidos ao fofoqueiro e também espalhando o que ouviram pelos corredores da organização, em pleno horário de expediente.

Dessa forma, o ato de fofocar prejudica a própria produtividade de quem espalha essas informações, bem como a produtividade dos colegas de trabalho. Quem tem tempo para falar da vida dos outros provavelmente não está se dedicando aos seus afazeres profissionais, não é mesmo?

Destrói carreiras

Está enganado o fofoqueiro que acredita que não prejudica ninguém com a prática de falar da vida alheia. Além de comprometer a reputação de pessoas com as informações desnecessárias que transmite aos demais, ele também prejudica a si mesmo, uma vez que começa a ser visto com maus olhos.

Os colegas podem querer se afastar da pessoa, pois perdem a confiança nela. “Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais sobre Pedro do que sobre Paulo”. Já os superiores do profissional, com o passar do tempo, analisam os prejuízos causados pelas suas ações e, com isso, podem tomar medidas mais extremas, como uma demissão.

Prejudica o clima organizacional

Uma empresa que conta com profissionais que têm o costume de fofocar acaba tendo o seu clima organizacional prejudicado por essa prática. Isso se deve ao fato de que a empresa se transforma em um ambiente verdadeiramente tóxico, no qual ninguém quer estar, uma vez que não se sente bem.

Profissionais que sentem que podem ser vítima de fofoca a qualquer momento não confiam nos colegas, o que afeta o andamento das atividades diárias e o seu próprio bem-estar. Por isso, é comum que as empresas com esse problema tenham alta rotatividade profissional.

Afeta a saúde mental dos colaboradores

Pode parecer exagero, mas uma pequena fofoca, que geralmente é espalhada “sem intenção” de prejudicar ninguém, pode acabar tendo o efeito contrário e afetar negativamente a saúde mental dos colaboradores dentro da empresa, principalmente aqueles atingidos pelas informações maldosas espalhadas.

A pessoa que é vítima de fofoca, tendo fundamento ou não, se vê exposta diante dos seus colegas de trabalho e, muitas vezes, não sabe como agir diante disso. Assim, o resultado pode ser verdadeiramente negativo, no sentido de fazer com que a pessoa se sinta julgada e isolada. Sem conseguir lidar com a situação ou conversar com quem espalhou a fofoca ou com algum superior, a pessoa pode ficar envergonhada, ansiosa e até mesmo deprimida.

Como lidar com a fofoca na empresa?

Conforme podemos compreender, os efeitos da fofoca no ambiente de trabalho são realmente devastadores. Mas, como sabemos também, existem muitos outros, além destes que apresentamos, que podem prejudicar a empresa e os profissionais praticamente na mesma medida.

Dessa forma, é importante adotar algumas práticas para lidar com a fofoca no dia a dia dentro da organização e afastá-la em definitivo do ambiente profissional como um todo. Assim, confira na sequência algumas dicas que você pode seguir para evitar que a fofoca ganhe força no seu ambiente profissional.

Fique longe dos comentários maldosos

O poder de propagação da fofoca no trabalho é gigante. Por isso, procure manter-se longe dos comentários maldosos. Não fale mal dos outros e contribua somente com o que for positivo nas atividades executadas, bem como no convívio com os colegas. Se um comentário surgir, evite ficar ouvindo ou transmitindo a mensagem a outros.

Se o clima ficar tenso e se for preciso, vá direto à fonte e confirme se o comentário procede ou não. Se necessário, fale abertamente com o seu superior, pois ele saberá a melhor forma de lidar com o caso.

Foque no lado positivo

Todos nós temos pontos positivos que superam, e muito, os nossos pontos negativos. Por isso, foque no que é construtivo. Olhe para o lado bom de cada colaborador e coloque-se no lugar do outro. Você certamente não gostaria de ouvir comentários ruins a seu respeito, não é mesmo? Então, como diz o velho ditado, “Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você”. Se for necessário criticar, faça uma crítica construtiva, diretamente com a pessoa em questão.

Mantenha a discrição

Se alguém fez algum tipo de fofoca, seja discreto. Não espalhe o boato. Cuide da sua vida e foque no seu trabalho. Não dê ouvidos e nem fique perto de pessoas que têm esse desprezível costume. Se as pessoas não “alimentarem” a fofoca, o fofoqueiro vai perder a motivação em continuar falando sobre esse tipo de assunto. Além disso, procure crescer profissionalmente, enquanto os outros perdem tempo com esse hábito negativo.

Respeite a organização e os seus colegas

Respeite o seu local de trabalho, atente-se às normas estabelecidas quando você entrou e siga-as. Respeite também os seus colegas e superiores, pois, assim, eles o respeitarão da mesma forma. Lembre-se de que o respeito é bom e cabe em todo lugar, principalmente no trabalho. Falar da vida dos outros sem que eles estejam presentes e sem um propósito construtivo certamente fere esse princípio tão fundamental ao bom convívio.

Tenha sabedoria e bom senso

Em todo caso, sempre cabe o bom senso. Se você foi vítima de fofoca ou conhece alguém que está passando por isso, utilize a sabedoria e o bom senso. Não tome partido de ninguém e não se envolva no problema, a não ser que você esteja diretamente associado. Deixe o conflito para ser resolvido a quem compete esta tarefa. Lembre-se de que o diálogo é sempre a melhor solução.

O coaching na resolução de conflitos

O coaching é uma poderosa metodologia de desenvolvimento humano e pode ser um ótimo aliado para resolver esse tipo de incômodo no trabalho. Essa metodologia de desenvolvimento pessoal e profissional tem feito a diferença no mundo corporativo, sobretudo na área de gestão de pessoas. Os coaches conseguem diagnosticar problemas nas organizações e desenvolver intervenções úteis para resolvê-los.

Por meio de diversas técnicas e ferramentas, os indivíduos aprendem o maior princípio do coaching: “honrar e respeitar a própria história e a do outro”. Além disso, são auxiliados a resolver os conflitos da melhor maneira possível e a lidar com diferentes pessoas no mesmo ambiente, suspendendo todo e qualquer tipo de julgamento para isso.

Conclusão

A fofoca no ambiente de trabalho não apenas prejudica as relações interpessoais, como também compromete a produtividade e a saúde emocional dos colaboradores. Dessa forma, a fim de construir um ambiente harmonioso e produtivo, é essencial promover uma cultura de comunicação aberta e transparente, em que a confiança e o respeito mútuo sejam valorizados.

Ao adotar práticas de feedback construtivo e incentivar a resolução direta de conflitos, as organizações podem minimizar os impactos negativos da fofoca e fortalecer o engajamento e a colaboração entre as suas equipes, sobretudo com o auxílio do coaching. Investir em um ambiente de trabalho saudável é, portanto, uma estratégia fundamental para o sucesso e a longevidade de qualquer empresa.

Gostou deste conteúdo, querida pessoa? Na empresa em que você trabalha a fofoca acontece de forma constante? Deixe a sua opinião sobre o assunto nos comentários. Além disso, compartilhe este conteúdo com os seus amigos, nas suas redes sociais, para que eles também entendam o mal que a fofoca faz e como podem evitá-la na vida pessoal e profissional!

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