Você se considera um bom investidor? Sabe administrar a sua empresa de forma rentável? Seus rendimentos têm superado suas expectativas? Você possui algum tipo de planejamento financeiro do seu negócio?
Um bom planejamento é a chave do sucesso de qualquer empresa. Isso porque, a partir dele, é possível mensurar gastos, lucros e prioridades, verificar se os preços e condições de venda dos produtos ou serviços estão sendo satisfatórios e, ainda, se o carro-chefe está sendo bem lucrativo no mercado.
Mas você realmente sabe como e o que elaborar em um planejamento financeiro empresarial? Confira algumas dicas que o IBC Coaching preparou para você!
Dicas para elaborar o seu planejamento financeiro empresarial
Confira algumas dicas que podem ajudar e orientar você a elaborar o planejamento financeiro empresarial do seu estabelecimento. Confira abaixo:
Planeje e mensure suas despesas
Este é o primeiro passo para elaborar um bom planejamento financeiro. Planeje todas as despesas da sua empresa, gastos com fornecedores, compras de produtos, limitação do estoque, entradas, saídas e qualquer outro custo que realmente seja necessário.
Antes de retirar qualquer quantia dos cofres, é importante prever quais serão os gastos para mensurar se as entradas estão sendo suficientes para manter o bom funcionamento do seu negócio.
Negocie seus prazos
Negociar prazos maiores com clientes e fornecedores pode ser uma excelente alternativa para segurar seu fluxo de caixa. Não utilize todo o dinheiro para quitar dívidas, vá pagando aos poucos e fique sempre atento aos juros inclusos em cada dívida.
Elabore estratégias para a entrada de capital
Investimento é a palavra-chave para obter retorno rápido. Por isso, invista em estratégias e promoções para alavancar as vendas da sua empresa como descontos, parcelamentos, promoções especiais para pagamento à vista, entre outras coisas. Mas tome cuidado para estimular promoções viáveis que realmente lhe façam receber um rendimento rápido e não perder dinheiro.
Tenha cautela ao solicitar empréstimos
Muitas empresas optam por fazer empréstimos para começar um novo negócio, para comprar matérias primas utilizadas na fabricação dos produtos, para despesas com ferramentas e materiais e, até mesmo, para cobrir dívidas nos casos em que os rendimentos não superam os gastos.
Por isso é muito importante ir com cuidado, já que os juros dos empréstimos podem prejudicar ao invés de ajudar a melhorar a situação da empresa. Antes de adquirir este serviço é bom estar atento e calcular as taxas de juros que serão cobradas depois.
O caixa é da empresa, não seu
Para obter os resultados e o lucro que almeja para o seu negócio é importante que você trate o cofre da empresa de forma profissional e não misture suas ambições e necessidades pessoais.
Se todos os dias você retirar qualquer quantia para resolver problemas ou quitar dívidas você nunca conseguirá ver o retorno. Por isso, não mexa nos caixas até o fechamento do mês e depois de feito o balanço de gastos e ganhos mensal da empresa.
Determine o preço do seu produto/serviço
Para determinar o preço que deve ser cobrado por cada produto ou serviço oferecido pela sua empresa é fundamental que você analise todos os gastos necessários para a fabricação, bem como se o preço estipulado cobre os custos e favorece lucros para o negócio.
Monitore o fluxo de caixa
Para um controle financeiro eficaz e rentável é fundamental que você monitore constantemente o ROI – Retorno sobre Investimento da sua empresa e invista em algum tipo de sistema financeiro que lhe ajude a se manter informado sobre entradas e saídas dos caixas.
E você, quais outros itens considera importantes na elaboração de um planejamento financeiro empresarial? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais.
[php_everywhere]
Imagem: Pressmaster / Shutterstock