O que é ERP e para que serve dentro da organização de uma empresa

O software ERP é uma ferramenta que ajuda na gestão da sua empresa e na tomada de decisões assertivas.

Sigla para Enterprise Resource Planning, o ERP é um software responsável por cuidar de operações de uma empresa. Suas funções variam entre faturamento, fluxo de caixa, apuração de impostos, administração de funcionários, estoque, contas a receber, controle de maquinário e outros serviços. Com essas informações em um único sistema, o gerenciamento pode ser feito de forma mais rápida, pois a ferramenta reduz os erros e garante uma comunicação mais ágil entre os diversos setores da empresa.

O ERP é dividido em três partes. São elas:

  • Aplicação: funcionalidade, processos, cadastros e outros dados para a operação da empresa;
  • Banco de dados: são os dados gerados na aplicação, que ficam armazenados de forma coerente no banco de dados;
  • Framework: em uma camada do software é possível configurar o sistema e personalizar o ERP, uma segunda camada permite que os dados fiquem gravados para serem acessados posteriormente.

O objetivo do ERP é organizar e melhorar o gerenciamento da empresa e diminuir o tempo e os custos gastos nos processos. O software mantém todos os dados registrados e, com base neles, é possível que a empresa obtenha informações completas e oferecer um serviço/produto de qualidade a seus clientes.

O sistema do ERP é composto por módulos integrados que contemplam as variadas áreas da empresa, permitindo entender de forma mais ágil os processos e levando a a tomadas de decisões assertivas nos diversos setores da empresa. Alguns desses módulos são: financeiro, contabilidade, recursos humanos, projetos e jurídico.

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O ERP e as empresas

Para implantar o sistema ERP na empresa, é preciso analisar como seu negócio funciona, quais requisitos necessários e como o sistema será implantado. No Brasil existem várias empresas especializadas no software, tais como SAP, TOTVS, Microsoft Dynamics e Oracle, SAP e ERP genéricos.

As principais mudanças que sua incorporação obtém são: maior confiabilidade e confidencialidade dos dados, todo o sistema integrado e monitorado em tempo real e diminuição do retrabalho. O fato da companhia não precisar acompanhar todo o processo de produção, venda e faturamento abre espaço para que planejamentos e diminuição de gastos possam ser realizados e, assim, um serviço/produto de excelência possa ser oferecido ao stakeholders.

Em outras palavras, o sistema ERP pode contribuir no desempenho de inúmeros modelos de tarefas tais como:

  • Controle e gerenciamento de clientes
  • Gestão financeira
  • BI
  • Administração de Recursos Humanos
  • Gerenciamento de compras

Confira as vantagens de implantar o ERP na sua empresa:

Vantagens de implantar o ERP na sua empresa

Confira as vantagens de implantar o ERP na sua empresa:

1- Padronização de processos

Por intermédio da implementação do ERP é possível gerir os dados dos mais diversos departamentos de uma empresa, isso porque o ERP tem a capacidade de unificar todos os sistemas.

Deste modo, torna-se muito mais simples desenvolver uma percepção global e padronizada dos processos. Além de permitir que a sua equipe conte com um sistema centralizado e eficaz, fazendo com que você não necessite mais de contatos de diferentes suportes técnicos.

E se levarmos em conta que o pressuposto para qualquer ação empresarial se encontra na coleta de dados e informações, com o ERP será possível obter isso de uma forma extremamente eficiente.

2 – Melhor comunicação interna

Para que qualquer projeto possa fluir da melhor maneira possível e se torne rentável e produtivo, para uma empresa, é imprescindível que seja estabelecida uma boa comunicação interna entre os gestores e colaboradores.

Deste modo o ERP surge como uma ferramenta capaz de canalizar informações dos mais diversos departamentos de uma empresa, unificando-as em um só lugar. 

Isso permite que não apenas as empresas, mas também os colaboradores tenham uma ideia maior sobre os processos que envolvem o desenvolvimento do produto e mais, permite também aos colaboradores uma percepção acerca do seu desempenho e papel dentro da organização, contribuindo assim para o seu engajamento.

Boas técnicas no gerenciamento de informações permitem que a comunicação seja mais clara, ágil, e objetiva, tornando o ambiente mais próspero e colaborativo.

Tornando o fluxo de tarefas cada vez mais eficiente.

3 – Auxiliar na elaboração de estratégias operacionais

O ERP possui uma importante ferramenta e que contribui para a elaboração de estratégias operacionais.

Isso porque, por intermédio do ERP é possível obter relatórios unificados, processo a processo, departamento a departamento, de uma empresa.

Para centenas, e talvez milhares de e-mails e planilhas se o ERP é capaz de analisar todos os dados de um modo muito mais eficiente.

E se engana se você pensa que isso se trata apenas de relatórios pré estabelecidos. O ERP permite que você crie relatórios personalizados.

Todas essas informações que podemos obter através desses relatórios são extremamente vitais para o desenvolvimento de novas estratégias, permitindo que uma empresa seja capaz de mensurar os seus resultados de um modo bastante prático e também desenvolver novas metodologias e contribuam para o seu crescimento, combatendo falhas e gargalos presentes nos seus processos. 

4 – Aprimoramento dos níveis de segurança

Uma importante vantagem em implementar o ERP em uma empresa está relacionado a segurança que esse software é capaz de proporcionar para os seus dados.

É possível criar níveis de acesso onde você poderá definir quais são as pessoas que poderão visualizar determinadas informações. Isso sem que seja preciso misturar diversos sistemas.

5 – Queda nos custos de estoque

Gerir estoques é uma tarefa bastante complexa. Entretanto, um sistema ERP é capaz de contribuir significativamente para o gerenciamento de seus produtos e insumos.

Essa e outras vantagens do ERP são capazes de contribuir para:

  • Redução de erros;
  • Aumento da produtividade;
  • Agilidade nos processos;
  • Diminuir o tempo de entrega do produto ou serviço ao cliente;
  • Flexibilidade;
  • Melhor eficiência no atendimento ao cliente;
  • Escalabilidade;
  • Transparência.

Se você ainda tem dúvidas de como fazer com que a sua empresa sobressaia no mercado competitivo atual ou enfrenta dificuldades no meio corporativo, você pode encontrar no Coaching algumas ferramentas capazes de identificar os pontos de melhoria de gestão da sua empresa.

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Imagem: Melpomene / Shutterstock

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