Provavelmente você já ouviu falar sobre atividades realizadas em empresas com o objetivo de motivar a equipe. Mas será que conhece a real importância das dinâmicas de motivação e sua relevância para o desenvolvimento do time?
O trabalho em equipe nem sempre é uma tarefa fácil, pois demanda o alinhamento de diferentes objetivos, metas e interesses. Cada colaborador é único, de maneira que tem seu próprio potencial de entrega para a empresa. Quando o líder não consegue trabalhar a motivação de cada indivíduo, sem perder o senso de coletivo, precisa lidar com baixa produtividade.
A falta de motivação contribui para um clima organizacional menos favorável e menos entusiasmo dos profissionais envolvidos. O número de faltas e atrasos costuma aumentar consideravelmente num ambiente que não gera engajamento. Mas, como transformar essa realidade?
As dinâmicas de motivação contribuem para criar um ambiente corporativo mais salutar e com maior entrega dos colaboradores. Continue lendo para entender o que são essas dinâmicas, qual a sua importância e como aplicá-las à rotina da sua empresa.
[php_everywhere instance=”2″]
O que são dinâmicas de motivação?
As dinâmicas de motivação consistem em atividades focadas em aumentar a interação entre os membros da equipe. Durante a realização dessas atividades, os profissionais são estimulados a desenvolver o senso de equipe e superar as suas dificuldades. Elas contribuem para tornar o ambiente mais harmonioso e descontraído.
A realização frequente dessas atividades auxilia na aproximação entre liderança e liderados. Também permite que os funcionários se sintam mais confiantes para debater dificuldades e soluções.
Dinâmicas de motivação: qual é a importância?
Um bom clima organizacional é a chave para uma maior produtividade e qualidade de resultados. O papel das dinâmicas de motivação é contribuir para a harmonia entre os colaboradores e estimular a maior interação entre as equipes. No dia a dia de trabalho, pequenos mal-entendidos podem gerar rusgas que, com o passar do tempo, se transformam em inimizades.
Durante a realização dessas atividades, os profissionais tendem a se enxergar de forma mais humanizada, superando esses obstáculos. Outro ponto em que essas dinâmicas contribuem significativamente é na integração de todos os colaboradores. Nem todo mundo tem facilidade de se integrar a um grupo, especialmente quando é recém-contratado em uma equipe unida há algum tempo.
Ao participar das dinâmicas de motivação junto aos colegas, fica mais fácil para esses colaboradores se sentirem parte do todo. Há troca de experiências e o estabelecimento de vínculos que talvez não ocorresse dentro da rotina corporativa. Dinâmicas de motivação têm ainda o bônus de serem divertidas, um momento de descontração para a equipe.
Poder rir e se divertir junto com os colegas de trabalho é algo imprescindível para a construção de uma maior cumplicidade. A felicidade dentro da empresa deve ser uma questão prioritária para a gestão de pessoal. Se os profissionais do seu empreendimento não estão felizes, podem se sentir atraídos a buscarem novas oportunidades no mercado. As dinâmicas de motivação são cruciais para a retenção de talentos.
Dinâmicas de motivação para aplicar na sua empresa
Agora que já sabe o que são dinâmicas de motivação e qual a sua importância, é interessante conferir algumas dicas para colocá-las em prática. Você pode realizar essas atividades com os profissionais da sua equipe para incentivá-los a se integrar melhor.
Dinâmica de motivação: “Aceita o desafio?”
Por ser uma dinâmica de quebra-gelo, recomendamos que seja feita no início da série.
Objetivo
Essa dinâmica visa motivar e aproximar os integrantes da equipe para que superem desafios e desenvolvam competências.
Materiais necessários
- Caixa embrulhada com papel preto (o tamanho de uma caixa de sapatos é ideal);
- Instruções para realizar o desafio, devem estar dentro da caixa.
Como executar essa dinâmica
A equipe deve ser dividida em dois grupos com o mesmo número de integrantes.
Os participantes devem formar um círculo em que os dois grupos estejam intercalados. Isso quer dizer que os integrantes do mesmo grupo nunca ficarão lado a lado.
A caixa do desafio deverá ser entregue para um participante aleatoriamente.
Contextualize os participantes de que dentro da caixa há um grande desafio a ser realizado. Coloque uma música para tocar, os participantes devem passar a caixa de mão em mão.
Quem estiver com a caixa em mãos quando a música parar deverá realizar o desafio. Caso o escolhido falhe no desafio, deverá pagar uma prenda, além de ser excluído da atividade e levar sua equipe a perda de 4 pontos. Se realizar o desafio, ganhará três pontos e não precisará pagar a prenda.
Quando a música parar, o indivíduo com a caixa em mãos poderá escolher entre as três seguinte possibilidades:
- Tentar realizar o desafio;
- Passar o desafio para outro integrante do seu grupo;
- Passar a caixa para um integrante do grupo adversário.
Se o escolhido pelo sorteado da caixa não quiser fazer o desafio, também tem três possibilidades. Contudo, não pode devolver a caixa para quem lhe passou. Essa oportunidade das três escolhas pode ser dada uma terceira e última vez para o escolhido. Por fim, quem aceitar o desafio e desembrulhar a caixa irá se deparar com uma caixa de bombons.
Conclusão
Essa dinâmica ajuda a entender que repassar uma dificuldade para outra pessoa não é a melhor escolha. O ideal é encarar os desafios com coragem, pois isso rende gratas surpresas.
Dinâmica de motivação: “Quem eu levo?”
Objetivo
Motivar os participantes a identificar e valorizar as qualidades dos colegas. Também ajudará a equipe a entender como cada um se vê.
Materiais necessários
- Envelopes;
- Papel;
- Lápis.
Como executar essa dinâmica
Entregue os envelopes para os participantes e oriente que ninguém abra antes das instruções.
O envelope deverá conter um questionário de três perguntas:
- Qual pessoa do grupo você gostaria de ter ao seu lado caso se perdesse numa ilha deserta?
- Caso precisasse organizar uma festa, qual pessoa do grupo gostaria que te ajudasse?
- Se você ganhasse um cruzeiro com direito a levar três acompanhantes quais pessoas do grupo escolheria?
Deixe claro que as respostas são confidenciais. Os questionários não devem ser assinados.
Recolha os envelopes e avise que essa dinâmica continuará na próxima realização de atividades motivacionais.
Após algumas semanas, realize a continuação da dinâmica pedindo que novamente os participantes respondam as três perguntas. Mas, dessa vez com a identificação. As escolhas anteriores podem ser modificadas.
Por fim, devem ser somados os resultados sem identificação e os resultados com identificação para ver se houve mudanças. A ideia é demonstrar que o período de convivência e trabalho entre uma dinâmica e outra levou a mudanças. Os grupos são extremamente dinâmicos e suas relações mudam com frequência.
Gostou de saber mais sobre as dinâmicas de motivação? Tem alguma sugestão de atividade a fazer? Contribua abaixo!
[php_everywhere instance=”1″]