É interessante quando alguém fala com propriedade sobre algum assunto, não é mesmo? Stephen Kanitz é consultor e mestre em administração de empresas, bacharel em contabilidade e possui bastante respaldo para falar sobre ambição e ética. Por isso, é relevante considerar que o que ele diz serve como uma grande lição.
Pense e reflita por alguns instantes no quanto é comum encontramos ao longo da vida pessoas que vivem reclamando de como tudo está ruim. Agora pense em quantas vezes você já agiu assim.
Já percebeu o quanto as pessoas falam sobre o que querem e o que desejam, mas, ao mesmo tempo, já colocam empecilhos em boa parte de tudo que foi falado?
Ou seja, a impressão que se tem é de que aquele desejo não era forte o suficiente para ser realizado. Será que existia um pouquinho de ambição para que aquele desejo se realizasse?
A resposta para essas perguntas está neste artigo que foi inspirado nas lições de Stephen Kanitz. Lições essas que estão relacionadas à existência ou inexistência de ética e ambição no humano.
[php_everywhere instance=”2″]
Ambição e Ética
Parece curioso dizer que ambição e ética andam juntas, mas acredite, elas podem sim andar lado a lado para o bem ou não.
Quando se fala que uma pessoa possui ética e ambição e ambas estão caminhando juntas para o bem, faz-se uma referência a pessoas que possuem princípios, valores e crenças que as motivam.
Por exemplo, pode-se dizer que uma pessoa é ambiciosa quando ela demonstra interesse por algo, ou seja, quando ela tem um desejo absurdo de ter ou fazer algo; como abrir uma empresa, ousar em um negócio novo ou trabalhar com um serviço que exija uma dedicação enorme. Isso é ser ambicioso.
E como saber quando uma pessoa é ética?
Saber se uma pessoa é ética ou se ela possui ética como um princípio ou valor pessoal é simples. Basta analisar como ela age e se comporta para fazer com que os seus sonhos, seus desejos e suas ambições se realizem.
Essa é uma das reflexões que Stephen Kanitz.
Reflita por um instante: imagine uma pessoa que não possui nenhum tipo de ambição, que não deseja conquistar nada além daquilo que já têm e que não pretende evoluir em nenhum aspecto da vida pessoal ou profissional.
Com certeza será pouco provável que essa pessoa um dia tenha o seu próprio negócio, ou que ele/ela seja um líder de uma equipe, por exemplo.
As pessoas são felizes quando estão buscando realizar seus desejos, concorda? Diante disso, ter uma ambição bondosa, sem atropelar e passar por cima de ninguém, é totalmente saudável. Pode-se dizer até que todos devem ter ao menos uma ambição na vida, mas que nunca deixar de ter ética para alcançar aquilo que ambiciona. Lembre-se sempre disso.
Entrando no quesito ÉTICO, vale lembrar que esse princípio é fundamental para lidar com tudo que você irá passar até conquistar aquilo que almeja. E uma das lições que Stephen Kanitz diz é: “Defina sua ética quanto antes possível. A ambição não pode antecedê-la, é ela que tem de preceder à sua ambição”.
Lembre-se: por maior que seja a sua ambição por algo, tenha sempre a ética como seu guia para alcançar o objetivo.
Decida seus valores, construa seus ideais e leve-os sempre com você. Tenha-os em mente como um gatilho mental, pois se em algum momento você pensar em titubear e a ambição falar mais alto, use esse gatilho para voltar ao seu estado normal. Isso é fundamental e com certeza mostra quem você verdadeiramente é!
E aí? Quais são suas ambições? Use o espaço abaixo para deixar um comentário. Aproveite para curtir e compartilhar esse conteúdo nas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Mikael Damkier / Shutterstock