BPM é uma sigla derivada dos termos Business Process Management que significam Gestão de Processos de Negócio. Trata-se de uma metodologia de controle orientada a desenvolver empresas e organizações com base em uma gestão de processos evoluída e aprimorada constantemente.
Ela nada mais é do que um novo modelo de administração que foca na melhoria dos procedimentos, recursos e técnicas organizacionais através da união da gestão de negócios com a tecnologia da informação.
O termo surgiu nos anos 1990, com a evolução dos computadores e o surgimento de novas tecnologias que puderam tornar os processos corporativos mais rápidos, produtivos e profissionais.
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A gestão de processos de negócio (BPM) serve para mensurar, avaliar e otimizar o gerenciamento de uma empresa de forma lucrativa e eficaz. Trata-se de uma ferramenta fundamental para qualquer negócio, isso porque ela compreende todos os recursos, métodos, plataformas e procedimentos realizados por uma organização com o intuito de medi-los e geri-los para, assim, propor crescimento e melhorias em todos os setores.
É importante ter em mente que os sistemas de uma organização são fundamentais para um planejamento eficiente. E, se um planejamento estratégico é eficaz, melhores são as chances de alcançar resultados cada vez mais positivos e satisfatórios.
Para compreender melhor a importância do BPM, imagine um restaurante que precisa entregar uma determinada refeição a um cliente. Para que isso aconteça, ele precisa de ingredientes específicos, nas medidas corretas, de um bom cozinheiro que saiba preparar o prato com técnicas precisas na temperatura adequada. Caso contrário, a comida pode não sair ao gosto do cliente. E se não sair, como descobrir o erro? Foi nos ingredientes que não estavam saborosos? Foi o chefe que errou a mão? Ou foi o tempo de preparo que ultrapassou o limite permitido na receita? Como o restaurante poderá avaliar onde, exatamente, houve o erro que comprometeu o resultado?
É exatamente para isso que a gestão e mapeamento de processos de negócios surgiu, para avaliar todo o percurso dos processos até a conclusão final de um projeto e definir o que precisa ser mudado, melhorado ou reavaliado.
Mapeamento BPM
Confira quais são as fases fundamentais ao realizar um mapeamento BPM:
- Determinação e escolha da equipe responsável por cada etapa do processo.
- Compreender a empresa onde o mapeamento será feito. Isso inclui estudar a fundo toda a estrutura empresarial, departamentos, gestores e suas funções, processos e rotinas administrativas, sistemas e softwares utilizados em cada setor, critérios de melhoria e desempenho, entre outras coisas.
- Conhecer metodologias e sistemas utilizados diariamente, ou seja, conhecer as rotinas, as atividades executadas em cada departamento, prazos, gastos, número de envolvidos em cada projeto etc.
- Avaliar e sugerir progressos, ou seja, analisar a empresa como um todo e identificar causas de problemas e oportunidades de mudanças em todos os setores: comportamentos, profissionais, ferramentas de trabalho, sistemas utilizados etc.
- Implementar as melhorias no que diz respeito a melhoria de prazos, metas e resultados.
- Definir prioridades. Nesta fase deve ser definido por onde começar a execução do BPM e o que será preciso: obter novas plataformas, trocar sistemas, desenvolver pessoas etc.
- Mensurar e avaliar os processos. Nesta fase deve ser feito o acompanhamento dos processos e a mensuração dos resultados obtidos.
Para finalizar, confira o infográfico desenvolvido pelo SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial que sintetiza de forma clara e objetiva todas as funções do BPM em uma empresa ou negócio.
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Imagem: Gajus / Shutterstock