Infelizmente, manter as contas da empresa sempre em dia não depende apenas de você e do seu controle financeiro. A inadimplência dos clientes é uma situação muito difícil de lidar, pois evitar prejuízos exige que você saiba cobrar os consumidores sem fazer com que eles se sintam intimidados.
Nesses casos, a melhor saída é aliar objetividade e altruísmo de forma que consiga lidar com os clientes que estão tendo dificuldades para efetuar o pagamento. Não existe uma regra a ser seguida para trabalhar essas questões, mas existem diversas medidas e meios que podem facilitar esse processo de cobrança.
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Como cobrar clientes inadimplentes
Não se sinta mal por cobrar
Entenda que, ao fechar um negócio, houve um acordo das duas partes. Se você já entregou a parte que lhe cabia, você está apenas cobrando algo que foi previamente acordado e que é um direito seu.
O principal ponto de uma boa estratégia de cobrança é o cuidado com que você trata o consumidor. Então, mantenha sempre discrição, a atenção e a cordialidade na hora de lembrar o cliente da sua inadimplência. Exponha para ele o quanto a empresa conta com o pagamento em dia para que, assim, consiga manter o funcionamento ideal e a qualidade de seus serviços.
Prepare e oriente sua equipe para a cobrança
Caso você tenha uma equipe responsável por fazer a cobrança, lembre a todos que é muito importante serem sempre sutis e gentis com o devedor, principalmente se o motivo da inadimplência ainda é desconhecido.
Ao enviar o lembrete de pagamento, evite os excessos e ameaças — que são proibidas legalmente pelo Código de Defesa do Consumidor. Esse tipo de comportamento contribui positivamente para a realização do pagamento.
Conheça os motivos do não pagamento
Pode ser que seu cliente tenha deixado de te pagar por conta de uma crise financeira, um problema de saúde ou qualquer outro imprevisto compreensível. Os motivos podem ser diversos, e sua conduta na hora de cobrar deve ser de acordo com o momento em que ele se encontra.
Facilite as formas de pagamento
Essa é uma boa maneira de garantir o recebimento da dívida em atraso, além de demonstrar a flexibilidade e compreensão por parte da organização.
E como a sua empresa pratica a cobrança de inadimplentes? Deixe seu comentário abaixo. Quer levar essa informação para alguém que precisa? Curta e compartilhe esse artigo nas redes sociais.
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Imagem: patpitchaya / Shutterstock