O ritmo acelerado de trabalho, a necessidade do cumprimento de metas, a rotina corrida do colaborador e o tempo reduzido para a realização das tarefas são fatores que levam os profissionais a apostarem em um período sabático. A prática consiste em tirar um período de licença de trabalho, pausando sua vida profissional para dedicar-se a si mesmo.
A ideia do período sabático é permitir que o profissional fique longe dos problemas e da rotina de trabalho, traçando novos planos, identificando pontos que precisam de melhoria em sua vida, realizando trabalhos voluntários, se preparando novos projetos, redescobrindo práticas e desenvolvendo seu autoconhecimento.
A prática do período sabático é mais comum na América do Norte e Europa. No Brasil, algumas empresas e colaboradores ainda não enxergam o termo como algo positivo, porque acreditam que a interrupção pode afetar na produtividade da organização e dar brecha para demissões e perda de cargos. Porém, desde que planejado, o período sabático pode trazer muitos benefícios, mudanças e melhorias para o colaborador e para a empresa.
Vantagens do período sabático
- Abre possiblidade para novos nichos de mercado;
- O colaborador que faz o período sabático lida melhor com os riscos da sua profissão;
- A prática permite que o profissional tenha coragem de encerrar um ciclo ou tarefa que já não estava trazendo vantagens;
- Aumenta o desempenho e a produtividade do colaborador;
- Permite que a pessoa viva novas experiências e, assim, amplie sua visão de mundo;
- Auxilia na reaproximação com os familiares e amigos.
Primeiros passos para realizar o período sabático
Para que a prática seja realmente proveitosa, é necessário que algumas etapas sejam cumpridas. Primeiramente, é imprescindível que o colaborador programe sua vida financeira para a jornada e garanta a sua fonte de recursos, visto que no período ele não receberá salário.
Com o planejamento financeiro adequado, a pessoa deve estipular o roteiro do seu período sabático, bem como os objetivos que devem ser atingidos com a prática. É fundamental que o profissional notifique a empresa em que trabalha sobre sua decisão, para que ela possa se programar para o período e disponha alguém para a função em questão. É necessário, ainda, que o colaborador deixe claro que deseja voltar ao trabalho após o período sabático, destacando que o período pode gerar aumento em sua produtividade e benefícios para a organização.
O Coaching pode auxiliar o profissional nas etapas que antecedem o período sabático. Por meio de técnicas e ferramentas assertivas, a metodologia é capaz de desenvolver as competências do colaborador, bem como apresentar seus pontos de melhoria. Assim, ele terá embasamento para apresentar à sua empresa o objetivo pelo qual deseja fazer o período sabático, além de poder traçar metas e objetivos assertivos para o seu autoconhecimento e melhoria.
E você, já fez ou conhece alguém que praticou o período sabático? Quais foram as vantagens que ele trouxe? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.
[php_everywhere]
Imagem: Ollyy / Shutterstock