Você já parou para pensar na quantidade de dados que gera todos os dias ao navegar a internet, ler artigos e fazer diversos outros tipos de atividade online? Assim como você, diversas empresas, bancos de imagens, e-commerces e sites de busca estão constantemente gerando e acessando dados.
É justamente nesse contexto que entra o termo big data, que tem sido bastante utilizado na atualidade, principalmente por empresas do ramo digital. Sua definição é um pouco complexa, mas basicamente trata-se do uso desse grande volume de dados citados para algum fim específico.
[php_everywhere instance=”2″]
5 Vs do Big Data
Para deixar a definição mais clara, especialistas criaram os 5 Vs do Big Data. São eles:
- Volume: diz respeito ao volume de dados gerados diariamente;
- Velocidade: em uma compra online, por exemplo, se a instituição financeira não tiver velocidade para verificar os dados do cliente e do seu cartão de crédito para aprovar um pedido, isso pode gerar uma série de transtornos;
- Variedade: dentro do grande volume gerado, está uma grande variedade de tipos de dados, como imagens, vídeos, áudios e documentos;
- Veracidade: não adianta ter acesso a uma grande variedade de dados com rapidez, se eles não forem confiáveis. Uma empresa deve ter processos que consigam selecionar apenas os dados que sejam confiáveis;
- Valor: todos os “Vs” citados anteriormente só trarão benefícios para uma empresa se eles forem realmente significativos e tiverem valor.
Empresas que utilizam Big Data
Nike
O famoso aplicativo da Nike para corredores de rua é integrado com as redes sociais. Você provavelmente já viu algum amigo compartilhando os quilômetros que correu e em que local. Ao realizar essa integração, a Nike passa a ter acesso ao comportamento dos seus clientes, utilizando esses dados para entender melhor seu público-alvo e, assim, desenvolver produtos para agradá-los.
Under Armour
A Under Armour também investiu na criação de aplicativos como forma de coletar dados a respeito de seus clientes para desenvolver novos produtos, criar estratégias de marketing.
Danone
A Danone americana estava encontrando dificuldades logísticas para distribuir um de seus produtos com rapidez, já que seu prazo de validade é mais curto. Assim, a empresa começou a fazer uso do Big Data para cruzar informações (como validade do lote, rotas e tempo gasto para entrega) a fim de tornar o processo mais ágil.
Gostou desse artigo? Deixe seu comentário no espaço abaixo e, se fizer sentido para você, curta e compartilhe nas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Melpomene / Shutterstock