Para as pessoas que convivem no meio empresarial e conhecem um pouco dos termos usados nesses ambientes, fica simples falar e entender do que se trata. Mas e as pessoas que não entendem o significado de termos como razão social e nome fantasia, por exemplo?
Esses são termos comuns mencionados com facilidade e sem receio, mas que merecem ser esclarecidos para aqueles que não os conhecem.
Cada um com a sua função
Ao abrir uma empresa, uma das coisas que os empreendedores costumam pensar logo no primeiro momento é: qual nome terá a minha empresa?
Claro que essa é uma ansiedade relevante e que deve ser considerada desde a etapa do planejamento de negócio, mas o que os “marinheiros de primeira viagem” não sabem é que não existe somente um nome para definir.
Uma das principais missões de se abrir uma empresa é definir a Razão Social e o Nome Fantasia da mesma. Mas, antes de sair escolhendo nomes, é básico que o empreendedor saiba o significado desses termos e qual a finalidade deles. Afinal, eles não existem à toa.
[php_everywhere instance=”2″]
Razão Social
Esse termo é usado para se referir ao nome comercial de uma empresa. Ele também é o que chamam de nome da pessoa jurídica (empresa) que vai ser usado nos documentos legais da mesma, como contratos, notas fiscais, recibos ou escrituras. Também é possível dizer que a Razão Social representa uma determinada empresa junto a um cartório, por exemplo.
Por essas questões, é essencial que o empreendedor cheque o nome (Razão Social) escolhido para representar sua empresa legalmente. Se o mesmo já existir, será necessário criar outro para realizar o registro.
Toda empresa tem o direito de possuir um Nome Comercial. E é válido lembrar que esse direito é assegurado pela Constituição Federal, de acordo com o Código Civil Brasileiro. Por isso, se você pretende abrir um negócio, faça a pesquisa sobre os possíveis Nomes Comerciais que podem servir para sua empresa, que melhor a represente.
Nome Fantasia
Esse termo que também é conhecido como Marca Empresarial ou Nome de Fachada é o nome que será usado para divulgação da marca. Muitas pessoas se perguntam: o nome fantasia pode ser o mesmo da razão social? Sim. Desde que não exista uma empresa com o mesmo nome já registrado, o nome fantasia pode sim ser o mesmo da razão social.
O registro do nome fantasia de uma empesa pode ser feito no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), ele que dará à empresa o direito de usar o nome da marca para divulgação de produtos, serviços e também captação de clientes.
Já se sabe que é através do nome fantasia que os clientes chegam e conhecem o trabalho que a empresa oferece. Por isso, usar a criatividade na escolha do nome fantasia pode ser uma estratégia extraordinária e de uma importância sem tamanho.
Afinal, todo empreendedor espera por resultados maravilhosos, mas, para que isso aconteça da maneira certa, é fundamental somar esforços para que qualquer detalhe faça a diferença. Sendo assim, capriche na escolha do Nome Fantasia de sua empresa!
Um excelente exemplo de empresa com nome fantasia e razão social diferentes é o Banco Itaú que possui esse mesmo nome como nome fantasia e razão social, o Itaú Unibanco Banco Múltiplo S.A.
Mesmo havendo diferença entre os nomes, é possível ver claramente que a razão social faz referência ao nome fantasia citado. Isso pode acontecer com a sua empresa, basta usar a mente criativa que existe dentro de você e fazer as pesquisas necessárias para que não haja desafios no momento da abertura da sua empresa.
Agora que você já conhece mais dois termos do mundo dos empreendedores, deixe seu comentário no espaço abaixo. Conte-nos suas ideias de nomes fantasia. Aproveite para curtir e compartilhar esse conteúdo nas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Imagentle / Shutterstock