O ano de 2020 se tornou um verdadeiro desafio para todo o mundo. Seja do ponto de vista sanitário, social e também do ponto de vista econômico. Não é sequer necessário pesquisar para saber que as consequências financeiras foram desastrosas para boa parte das pessoas que vivem neste planeta.
E no nosso país não foi diferente. A atual situação econômica brasileira traz preocupação para todos os empresários e profissionais, que ficam mais cautelosos para iniciar um novo projeto ou se dedicar a alguma atividade diferente.
Entretanto, problemas econômicos não são uma exclusividade do ano de 2020. Sem entrar em comparações, afinal, essa crise tem atingido todo o nosso planeta, o mundo inteiro já enfrentou diversas crises provocadas por problemas de saúde, assim como esse, problemas sociais envolvendo guerras, conflitos e também problemas financeiros.
Mas, mesmo com todas as dificuldades, entrar em desespero não é a solução: é preciso se engajar para solucionar problemas e buscar soluções criativas para sobreviver.
E para te ajudar a lidar com os possíveis problemas que a crise pode proporcionar eu gostaria de compartilhar com você algumas dicas. Acompanhe-me nesta leitura.
[php_everywhere instance=”2″]
O que uma crise é capaz de fazer
Não é preciso ir muito longe para recordarmos notícias nos alertando sobre uma crise iminente, no Brasil e no mundo. A nível global, por exemplo, existem algumas que merecem grande destaque como:
- ‘Crash’ de 1929 e a Grande Depressão.
- Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
- Guerra Fria (1947-1991)
- Atentados de 11 de setembro de 2001.
- Crise financeira global de 2008.
Cada uma delas causou resultados impactantes na economia do mundo. O resultado? Pode ser notado em diversas áreas pois uma crise é capaz de gerar:
- Demissões – Gerado pela queda de demanda e, consequentemente, uma redução dos recursos de uma empresa. Deste modo, para cortar custos, uma empresa pode tentar enxugar o seu quadro de funcionários para que a folha salarial seja reduzida.
- Incapacidade em honrar obrigações financeiras – A escassez de recursos pode gerar um grande déficit financeiro, inviabilizando uma empresa de pagar suas dívidas. E como todos sabemos, as dívidas podem ser bastante nocivas à medida que uma organização não consegue nem ao menos pagar os juros provenientes das mesmas.
- Falências – É em períodos de grandes problemas que notamos que muitas empresas fecham as portas. Para se ter uma ideia da dimensão que isso pode proporcionar, aproximadamente 760 mil empresas fecharam no decorrer do ano de 2018. Quando olhamos para 2020, ano da atual crise que vivemos, 700 mil fecharam as portas até a primeira quinzena de Julho. Isso se reflete em um número assustador de pessoas que perderam a sua principal fonte de renda.
A partir daí podemos visualizar uma lista enorme de problemas de caráter profissional, social e até mesmo pessoal. Afinal, o baixo poder aquisitivo e até mesmo a ausência dele é capaz de nos atingir de um modo muito significante.
Entretanto, com base nesse histórico global, é possível tirar algumas lições que podem nos ajudar a lidar em situações como essa. Confira algumas dicas que vão te guiar nessa trajetória de verdadeiros desafios.
Como superar uma crise econômica?
Tenha calma
O desespero só piora a situação e impede que você enxergue as oportunidades de melhoria. Essa dica vale tanto para os negócios quanto para a vida pessoal a fim de contribuir para que você tome boas decisões.
E, antes de mais nada, baseie-se em estudos, faça uma análise dos impactos imediatos e também dos possíveis que virão ao longo do tempo. Esse é o momento ideal para você refletir, planejar e agir. Não fique a mercê da correnteza.
Reduza os gastos
Talvez seja necessário fazer alguns sacrifícios, mas enfrentar a crise exige que você reduza todos os gastos desnecessários.
Outra dica muito importante é que você se atente aos seus processos. Em certos casos é possível reduzir gastos sem que isso interfira na produtividade, pelo contrário, é possível encontrar soluções mais baratas e efetivas.
Fique atento a novas oportunidades
É nas grandes dificuldades que encontramos as melhores oportunidades, e é também nesse período que muitas pessoas exploram o seu potencial criativo ao máximo para expandir os negócios e resistir à crise.
A partir de boas ideias é possível reverter um cenário pessimista e conquistar ainda mais mercado do que você alcançava antes da crise.
Otimize os processos
Outra boa forma de enfrentar a crise é por meio da otimização dos processos produtivos e das rotinas administrativas da empresa. A falta de otimização pode custar a competitividade e, em casos extremos, o negócio.
Mantenha a motivação
Invista em sua equipe, mantenha todos motivados e comprometidos. Lembre-se, o maior capital humano de qualquer empresa são as pessoas.
Tenha elas do seu lado. Um cenário pessimista aliado com a desmotivação dos seus colaboradores só vai contribuir para que você se afunda ainda mais. Portanto, invista em um clima organizacional positivo, chame a sua equipe para trabalhar lado a lado e juntos vocês podem ajudar-se a lidar com os infortúnios da crise.
Seja criativo
A crise econômica pode ser um grande estímulo à criatividade. Por isso, incentive seus colaboradores a trabalhar, esteja aberto a mudanças e avalie as formas mais eficazes de entregar ao mercado o que ainda não foi agregado a seu produto ou serviço.
E você, o que tem feito para superar a crise econômica? Não é uma tarefa fácil, eu mesmo já lidei com muitas delas ao longo da minha carreira. Mas não se abale, arregace as mangas e tome uma postura vencedora. Eu lhe garanto que isso vai fazer total diferença para o seu sucesso.
E aí? Gostou das dicas? Espero que elas tenham te ajudado. E se você quiser acompanhar mais a respeito de liderança e empreendedorismo confira os meus outros artigos.Deixe também o seu comentário abaixo e compartilhe sua experiência.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: maxicam / Shutterstock