De acordo com o Governo Federal, o Brasil ganha cerca de seiscentos mil novos negócios a cada ano. E, além deles, estima-se que existam em torno de 1,5 milhões de microempreendedores individuais no país, que fica apenas atrás da China quando o assunto é empreendedorismo.
Esses dados mostram como o empreendedorismo brasileiro está cada vez mais sólido e, com tantos empreendedores distribuídos pelo país, é natural que existam diferentes perfis de pessoas que abrem sua própria empresa. Embora o desejo comum a esses perfis seja o de colocar suas ideias em prática e trabalhar com mais liberdade, os empreendedores podem ter diferentes motivos para se lançarem no mundo dos negócios.
[php_everywhere instance=”2″]
Tipos de empreendedores
De modo geral, os empreendedores podem ser divididos em dois grandes grupos:
- Empreendedores por necessidade: que empreendem para sobreviver;
- Empreendedores por oportunidade: que conseguiram identificar um nicho com potencial de crescimento e investiram nele.
Dentro desses dois grupos, existem diferentes tipos de empreendedores. Descubra em qual deles você se encaixa:
Informal
Pertence ao grupo daqueles que empreendem para sobreviver e, portanto, está sempre muito ligado para atender às suas necessidades. Este perfil trabalha com o intuito de garantir o suficiente para sobreviver e geralmente se envolve em relativamente baixos e não tem muitos planos para o futuro.
Cooperado
Para este perfil de empreendedor, o trabalho em equipe é primordial. Isso porque a meta dele é crescer até poder se tornar independente. Este empreendedor trabalha de maneira muito intuitiva, dispõe de poucos recursos e também tem baixo risco.
Individual
Trata-se do empreendedor informal, mas que se formalizou através do MEI (Microempreededor Individual), e começou a estruturar uma organização. Apesar de ser formalizado, ele não tem o objetivo de crescer muito e está mais ligado à necessidade de sobreviver. Em geral, trabalha sozinho ou com apenas mais um funcionário.
Pesquisador
Este tipo de empreendedor tem amor pelo aprendizado e está sempre pesquisando novas possibilidades e estratégias para começar uma nova ideia ou ajudar o negócio a crescer.
Coorporativo
É o intraempreendedor, ou seja: que coloca novos projetos em prática na organização em que trabalha. Este é justamente um dilema das empresas de hoje: aumentar a quantidade de pessoas com esse perfil, que tem como principal finalidade crescer na carreira com promoções e bônus.
Quer saber como o processo de Coaching pode ajudar o seu negócio? Preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contato!
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock