Conheça 3 negócios de empreendedoras de sucesso

Empreendedoras de Sucesso 3 Negócios de Empreendedoras de Sucesso

 

A participação das mulheres nos mais variados segmentos do mercado de trabalho tem crescido paulatinamente, mesmo com os obstáculos e resistência que muitas profissionais encontram nas organizações empresariais. Esse crescimento também tem sido notório no empreendedorismo. 

Muitas mulheres encontraram no empreendedorismo a oportunidade de alavancar suas carreiras e realizar sonhos pessoais. Mas, o que é preciso para empreender? E quem são estas mulheres que tem feito a diferença no empreendedorismo? Para saber mais sobre este tema, continue a leitura! 

[php_everywhere instance=”2″]

Mulheres e empreendedorismo: uma dupla de sucesso! 

A habilidade de empreender requer muito esforço, dedicação e vontade de fazer as coisas acontecerem. Trata-se de uma caminhada de autoconhecimento, quebra de paradigmas e, principalmente, autonomia. E as mulheres brasileiras tem trilhado o caminho do empreendedorismo com muita garra e determinação. Segundo pesquisas do Global Entreperneurship Monitor, o Brasil ficou em 7º lugar no ranking mundial da participação feminina no empreendedorismo em 2018. A pesquisa foi feita com 49 países. Foi também em 2018 que 24 milhões de mulheres brasileiras começaram seu próprio negócio – seja com investimentos em conhecimento, seja com a abertura de uma nova empresa. 

Um dos fatores que motivam mulheres a ser empreendedoras é a disparidade de salários e diferenças ligadas a gênero ainda existentes em muitas empresas. Segundo o IBGE, as mulheres brasileiras atualmente ocupam apenas 37% dos cargos de chefia no país. 

Um outro instituto de pesquisa também traz um dado importante sobre as mulheres e o empreendedorismo. A Serasa Experian aponta que 73% das mulheres empreendedoras são sócias de empresas – tanto de pequeno quanto de médio porte. As mulheres representam cerca de 98% dos cadastros no MEI – Microempreendedor Individual. 

É notório o crescimento da participação das mulheres empreendedoras no Brasil. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o país possui mais de 7,3 milhões de mulheres empreendedoras. Todos ganham com este crescimento. Isso significa que cada vez mais as mulheres estão à frente de negócios rentáveis, são responsáveis por gerar milhares de empregos e movimentar a economia do Brasil. 

Como é possível perceber, o empreendedorismo feminino é uma forma destas profissionais de romper práticas de mercado que não dão a devida oportunidade para que elas cresçam profissionalmente. Uma forma de colocar em prática todo o conhecimento adquirido, além de garantir a própria sobrevivência em um mercado que nem sempre é tão justo. Além de fortalecer a economia do país, elas geram empregos e inspiram outras mulheres a buscar por melhores condições de trabalho.

Histórias de empreendedoras de sucesso

Mas, quem são estas mulheres que empreendem no Brasil? São muitas, como foi dito anteriormente. Mas, para que você se inspire e faça parte desse grupo de mulheres empreendedoras, confira algumas histórias de quem começou a trilhar este caminho anos atrás. Confira e se inspire! 

1 – Favela Orgânica — Regina Tchelly

Chocada com o desperdício de alimentos registrado no final das feiras no morro da Babilônia, subúrbio do Rio de Janeiro, a paraibana Regina Tchelly resolveu abrir o bufê Favela Orgânica. E como funciona o Favela Orgânica?  A empreendedora aproveita as sobras de alimentos das feiras no morro da Babilônia para fazer receitas. Graças a este projeto, cascas e sobras de feiras, bares e lanchonetes da comunidade são transformados em pães e bolos que abastecem cafés da manhã e coffee breaks de eventos corporativos. Além de evitar desperdícios, Regina consegue empregar outras pessoas de sua comunidade e desenvolver novas habilidades de gestão de negócio. 

A felicidade é imprescindível para uma boa liderança!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

2 – Instituto Ayrton Senna — Viviane Senna

Quem assistiu corridas de Fórmula 1 nos anos 80 e 90 se lembra do piloto brasileiro Ayrton Senna. Um piloto que inspirou brasileiros e brasileiras com suas atitudes positivas e ações sociais. O legado do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna é mantido vivo pela sua irmã, Viviane Senna. Responsável pelo Instituto Ayrton Senna – que começou a ser idealizado pelo próprio Senna e que foi concretizado por Viviane após o falecimento do piloto -, a empreendedora está à frente de projetos sociais, que, em parceria com gestores, políticos e educadores, visam oferecer educação de qualidade para crianças carentes e em situação de vulnerabilidade.

3 – Labo B Moda Inclusiva — Dariene Rodrigues

Comprar roupas não é algo simples para muitas pessoas, principalmente para pessoas com alguma necessidade especial. Encabeçado pela fisioterapeuta Dariene Rodrigues, o projeto supre uma importante demanda de pessoas com deficiência física: encontrar roupas adequadas para suas condições. Calças e bermudas com elásticos, velcros e bolsos adaptados são algumas características das roupas da marca, que visam proporcionar soluções que facilitem o cotidiano do usuário, sem abrir mão da elegância e estilo.

Agora, conte pra gente: conhece outras histórias de empreendedoras de sucesso? Você tem vontade de empreender? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e também a sua opinião sobre o assunto. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais.

 

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: PlusONE / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010