Grandes pesquisas têm sido realizadas sobre o funcionamento do cérebro e da inteligência humana. Alguns cientistas, como o pesquisador do campo cognitivo Howard Gardner, defendem pontos de vistas que envolvem nossa mente. Gardner é responsável pela teoria das “Inteligências Múltiplas”, que, segundo ele, cada pessoa nasce com certas áreas de inteligência mais desenvolvidas que as outras, por algum tipo de determinação genética.
O velho sistema de medição de inteligência tem sido cada vez mais colocado em desuso, o QI, já que conforme o ser humano vai vivendo, suas potencialidades e habilidades vão sendo desenvolvidas e aumentadas dependendo do meio em que se está inserido naquele momento, produzindo assim diferentes tipos de inteligência.
Entende-se então que as inteligências podem ser acrescidas de acordo com as necessidades de cada um e que as exigencias do ambiente em que faz parte. Até o presente momento, pôde ser identificado 8 tipos de inteligências.
Tipos de inteligência
– Inteligência musical: ligada a pessoas com o dom do desenvolvimento musical. Indivíduos como Mozart, Jimi Hendrix etc.
– Inteligência espacial: associada a indivíduos que possuem facilidade de noções de espaço, tamanhos, ou seja, que possui visão espacial. Pessoas como Oscar Niemeyer, Le Corbusier e Santiago Calatrava.
– Inteligência linguística: aquela associada ao dom da escrita de poetas e escritores. Como de Edgar Allan Poe, Gabriel García Márquez e Ernest Hemingway.
– Inteligência matemática e lógica: associada as pessoas que utilizam a lógica na formulação de teorias e hipóteses. Pessoas como Einstein, Niels Bohr e Tales de Mileto.
– Inteligência cinestésica corporal: é aquela inteligência das pessoas que dominam seus corpos para grandes rendimentos, como os esportistas. Pessoas como Airton Senna, Pelé e Ronaldinho.
– Inteligência pictórica: associada àquelas pessoas que possuem facilidade de expressão artística. Pessoas como Picasso, Monet e Al Pacino.
– Inteligência Intrapessoal: está ligada a pessoas que apresentam grande equilíbrio interior em situações extremas. Pessoas como Nelson Mandela, por exemplo.
– Inteligência Interpessoal: pessoas que possuem essa inteligência facilitam o contato com outras e normalmente são grandes políticos e professores. Um grande exemplo é Ganghi.
Como as inteligências se manifestam
Cada uma das inteligências citadas neste artigo é manifestada em um tipo de ambiente específico, sendo, possível ser desenvolvidas. Para que cada uma exista é preciso ter uma base biogenética e neurológica e apresentar desenvolvimento durante a vida adequando-se naturalmente ao meio natural da pessoa.
Duas outras inteligências passam por pesquisas cognitivas, a inteligência espiritual e a naturista, porém ainda não comprovadas.
Ninguém pode exercer todas de uma só vez perfeitamente. Cada ser humano tem a tendência de desenvolver duas ou no máximo três.
E você, que tipo de inteligência exerce melhor? Comente aqui e compartilhe esse artigo com seus amigos em suas redes sociais!
[php_everywhere]