“Deixar para amanhã o que se pode fazer hoje.” Esse é o lema de um procrastinador. Um mal que pode lhe trazer estresse e sentimento de culpa por ter deixado suas atividades para última hora. Sem contar toda a autodepreciação quando você falha por ter se enrolado e, consequentemente, não ter conseguido cumprir o objetivo.
Um procrastinador sempre adia suas demandas. Portanto, faz as suas atividades com um tempo menor que o necessário. O que, na maioria das vezes, resulta em um trabalho de baixa qualidade. No mundo corporativo atual, que preza pela rapidez e por colaboradores diligentes, proativos e dinâmicos, procrastinar pode resultar em uma sequência de erros e no fracasso de um projeto bem elaborado.
No decorrer do tempo, a procrastinação se torna um problema ainda maior, pois passa a sabotar a sua carreira. Estar sempre correndo contra o relógio e entregando projetos de baixa qualidade afeta consideravelmente a sua capacidade de crescer em seu segmento de atuação. Os gestores não terão em você uma opção plausível para promoções e pode ser que a sua carreira fique estagnada.
Você identifica que tem problemas com a procrastinação? Gostaria de fazer suas atividades profissionais de forma mais organizada e com qualidade? Então, saiba que veio ao lugar certo, pois ao longo deste artigo daremos dicas baseadas na metodologia de Coaching de como fazer hoje o que precisa ser feito hoje e com qualidade.
Boa leitura, essa é a sua oportunidade de iniciar uma profunda transformação na sua vida!
Procrastinação: dicas de como eliminá-la da sua vida
O Coaching e suas ferramentas podem te ajudar a resolver seu problema com a procrastinação, estimulando a sua concentração, auxiliando na administração do seu tempo, na organização de demandas e no seu planejamento. Enfim, para não procrastinar, você deve fazer o que tem que ser feito de forma ordenada e planejada. Para isso, aqui vão cinco dicas que podem te ajudar:
1. Reconheça sua procrastinação
Parece óbvio, pois de fato é, mas reconhecer a sua “enrolação” para desenvolver suas tarefas é o primeiro passo. Nem todo mundo admite que está procrastinando quando deixa de realizar uma tarefa para responder e-mails sem importância ou para conferir suas redes sociais. Reflita a respeito de como é o seu dia de trabalho, quais são as tarefas que realiza, em qual ordem e se está priorizando o que é realmente relevante.
2. Divida o seu objetivo em etapas
Fragmente a sua tarefa. Isso aumenta suas chances de não abandonar o projeto e a cada parte cumprida sua satisfação é renovada. Projetos audaciosos e longos podem ser estimulantes no início, porém, ao longo do tempo podem levar à desmotivação. Perseguir um objetivo que está sempre distante faz com que as pessoas se sintam mais propensas a fazer pausas desnecessárias e focadas em tarefas irrelevantes.
Ao dividir a sua tarefa em objetivos menores, você estipula pequenas conquistas que serão alcançadas. Inclusive, você pode e deve fazer uma pausa breve entre cada uma das etapas realizadas.
Não estamos condenando as pausas, apenas recomendando que elas sejam exatamente isso, pausas. Uma parada no trabalho não deve ser uma brecha para pular de tarefa em tarefa sem perspectiva de fazer o que é realmente essencial.
3. Defina um horário para cada atividade
Defina a que horas você começará e terminará cada atividade. Isso te ajudará a ter compromisso. Iniciar uma tarefa sem essa prévia definição pode te levar a desfocar, pois não há um prazo para terminar. Estipule um período de tempo que te permita realizar a tarefa com qualidade e lembre-se de incluir uma breve pausa nos períodos mais longos de trabalho.
Mais uma vez, destacamos que não há problema em fazer pausas ao longo do período de trabalho, o que não pode é transformar esse tempo em uma pausa sem fim. Distanciar-se da atividade de vez em quando ajuda a sua mente a respirar e a retomar a concentração necessária.
4. Presenteie-se
Sempre que cumprir os horários agendados, presenteie-se com um tempo livre. Por exemplo, a cada hora de trabalho, você terá uma pausa de 5 minutos para fazer algo que goste. Mas, logo em seguida, concentre-se novamente no trabalho. Quem tem dificuldades de se concentrar pode usar a Técnica Pomodoro.
Essa técnica, desenvolvida no final da década de 1980, tem como principal característica a intercalação de tempo entre realizar uma tarefa e fazer pausas. A sugestão é trabalhar por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos. Porém, você pode estabelecer períodos mais longos de trabalho se for mais interessante para a atividade que irá realizar.
5. Organize seu local de trabalho
Sempre deixe sua mesa organizada, pois um espaço organizado evita distrações. Também faça anotações em um lugar apenas, pois quando precisar saberá onde está. É interessante que a organização se estenda por todo o ambiente, afinal é difícil se concentrar estando em meio a um ambiente caótico.
Ter um sistema de organização que faça sentido para a sua realidade de trabalho é essencial para não perder tempo procurando objetos ou papéis. Organizadores e pastas podem ser seus grandes aliados.
Em relação aos arquivos do computador é interessante dividi-los em pastas que permitam a sua rápida localização. A organização reduz a sua perda de tempo na busca por objetos e estimula a sua mente a pensar de forma mais centrada.
6. Processo de Coaching
Se possível, é interessante buscar pelo auxílio de um Coach, profissional habilitado para aplicar a metodologia Coaching. Esse método ajuda o coachee (cliente) a reconhecer suas crenças limitantes e padrões de comportamento sabotadores. A partir da identificação do que está impedindo o seu crescimento, é possível buscar estratégias para se tornar mais eficiente naquilo que faz.
O método de Coaching ainda auxilia na determinação de metas e na elaboração de uma estratégia válida para alcançar aquilo que se almeja. Conhecer melhor a si mesmo é essencial para não se limitar pela procrastinação.
Com essas dicas você tem boas chances de eliminar a procrastinação da sua vida e crescer na sua carreira!