Conceito de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional Saiba mais sobre Comportamento Organizacional

Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional, que é baseada em suas atitudes, crenças, valores e objetivos, entre muitos outros fatores. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências de modelo de gestão, de atingir resultados e se transformam em referências nas áreas em que atuam.

Já outras afetam diretamente o bem-estar e estilo de vida de seus funcionários e todas as pessoas que têm alguma relação com suas operações, como clientes, profissionais terceirizados, fornecedores e até mesmo os familiares de seus colaboradores.

Toda essa influência é diretamente impactada através dos comportamentos do capital humano, que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta.

Para que você entenda melhor esta dinâmica, te convido a me acompanhar na leitura deste poderoso artigo e conhecer o conceito de comportamento organizacional

Mas afinal, o que é Comportamento Organizacional?

Ele pode ser visto como o conjunto de comportamentos e atitudes praticadas pelas pessoas que compõem a empresa, tanto funcionários quanto seus diretores, e o impacto que tais condutas e costumes têm sobre o andamento e desenvolvimento da organização.

Dessa maneira, o Comportamento Organizacional influencia todo o clima da corporação e pauta quais são as visões e impressões que as pessoas ligadas à ela possuem desse local de trabalho em questão.

Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria dos processos de gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores, bem como estruturar métodos de liderança e estratégias de gestão efetivas para o alcance de metas e resultados desejados.

Fazer o estudo e avaliação do comportamento organizacional também visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais, no sentido comportamental e cultural, para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, a fim de: atrair e reter talentos, evitar o turnover, promover engajamento, produtividade e harmonia entre os stakeholders.

Níveis de Avaliação do Comportamento Organizacional

Confira abaixo as esferas que se destacam nos estudos dos comportamentos organizacionais:

Nível individual

Aqui o indivíduo é avaliado a partir de seus objetivos, seus rendimentos atuais, o que atrapalha seu crescimento e quais são as diretrizes ou costumes da empresa que tornam seu clima de trabalho desfavorável. Além disso, são estudadas as expectativas, motivações, habilidades e competências que cada colaborador demonstra individualmente através de seu trabalho, a fim de delegar-lhe as atividades mais compatíveis com suas capacidades e, deste modo, desfrutar de seus talentos e potencial plenamente.

Nível de grupo

Ao contrário do nível individual, aqui a empresa é estudada como um todo entre um ou mais grupos. Na avaliação entra a formação das equipes ou grupos, as funções desempenhadas por estes, a qualidade de comunicação e interação uns com os outros, além da influência e o poder do líder neste contexto.

A intenção dessa avaliação é justamente conseguir conectar as equipes e fazer com que as pessoas consigam trabalhar de maneira conjunta e efetiva, trazendo assim mais felicidade e motivação para os funcionários e mais resultados positivos para a empresa, uma vez que pessoas motivadas produzem mais e com mais qualidade por estarem felizes e sendo recompensadas.

Nível do sistema organizacional

Neste nível o que é analisado é a forma como as diferentes dimensões da organização acaba por influenciar e impactar o comportamento organizacional.

Entre os exemplos é possível dizer que as análises e os assuntos abordados são as políticas empresariais e as práticas da área de recursos humanos. Neste sentido os estudos realizados são para que se consiga entender de que maneira estes pontos exercem influência sobre os componentes da organização e de que forma a cultura organizacional também influencia o comportamento dos colaboradores que fazem parte da empresa.

Para que você entenda melhor esses níveis, bem como o conceito de comportamento organizacional, compartilho com você um vídeo em que explico de forma detalhada tudo isso:

Principais características do comportamento organizacional

Existem duas premissas que balizam o comportamento organizacional, ou seja, que devem estar presentes no comportamento e no dia a dia do colaborador e da empresa como um todo, contribuindo para que as atividades e os processos sejam realizados de forma satisfatória por todos.

Confira quais são eles, a seguir:

Ética

Toda e qualquer tipo de empresa possui um código de ética, que precisa ser seguido por todos os profissionais que dela fazem parte. Neste sentido, ter um comportamento organizacional ético é seguir o que prega este código, ou seja, cumprir as regras, normas e padrões determinados pela organização, para que assim todos entendam quais são seus principais direitos e deveres dentro dos processos organizacionais.

A ética está presente em todos os ambientes pelos quais transitamos, e é ela que garante que tenhamos uma boa convivência em sociedade, já que ela define os valores e atitudes que devemos seguir socialmente, para que isso aconteça.

Assim, no contexto empresarial, respeitar os colegas de trabalho, bem como não divulgar informações sigilosas, que dizem respeito apenas aos processos organização, são bons exemplos de como ter um comportamento organizacional ético.

Responsabilidade

Das maiores às mais simples atitudes, ter responsabilidade no ambiente organizacional é quando o colaborador tem bem desenvolvida a consciência do que deve e precisa ser feito dentro da empresa.

Seja apagar a luz ao deixar um ambiente, entregar a sua demanda no prazo, ou cuidar dos bens e do patrimônio da organização como um todo, ter responsabilidade socioambiental, empresarial, entre tantas outras,  faz toda a diferença para os negócios e, principalmente, para todos aqueles que dele fazem parte.

Critérios de Avaliação

Abaixo constam alguns dos fatores que impactam diretamente a cultura comportamental da empresa e que devem ser avaliados sempre ponderando o aspecto individual e grupal. Confira:

  • Performance e desempenho de indivíduos e de equipes, tais como o crescimento, envolvimento, entrega de tarefas e entrosamento.
  • Absenteísmo (faltas) e no que elas impactam tanto para os indivíduos quanto para a corporação.
  • Participação ativa nos projetos em andamento e de como os talentos da empresa têm sido usados na resolução de problemas e criação de novas soluções.
  • Postura colaborativa das equipes e dos indivíduos.
  • Adaptação às mudanças das equipes e dos indivíduos e de como a resistência afeta as
    transformações e evolução da empresa.
  • Receptividades a novos desafios e o que impede que os funcionários e equipes de estarem abertos a novas propostas dentro da empresa.
  • Comprometimento com os resultados e qual o impacto que a falta do mesmo causa na empresa.
  • Iniciativa e proatividade.
  • Criatividade e inovação para propor novas soluções tanto para a criação de tarefas quanto para melhorar o desempenho de equipes dentro da empresa.
  • Motivação e engajamento que são fatores que ajudam no aumento de desempenho das equipes e que melhora consideravelmente o clima organizacional.
  • Senso crítico e analítico para criação de estratégias.
  • Foco e produtividade.
  • Visão sistêmica.
  • Inteligência emocional para aceitar mudanças, desafios e situações adversas.
  • Auto-liderança, organização e disciplina.
  • Qualidade nos relacionamentos interpessoais.
  • Comunicação e profissionalismo.
  • Alinhamento com as metas e objetivos da empresa.
  • Percentual de rotatividade (turnover) e o que causa a alta rotatividade dos funcionários da empresa.

Ferramentas de Avaliação

O maior diferencial competitivo de uma empresa é o seu capital humano. Além de construir um time de alta performance, através da captação dos melhores talentos, é preciso geri-lo com assertividade para obtenção de resultados extraordinários.

Nesse sentido, contar com ferramentas efetivas, que lhe proporcionarão informações relevantes e pontuais a respeito do quadro de profissionais que compõe o time da organização, lhe ajudará a compreender o cenário com clareza para tomadas de decisões estratégicas poderosas e cada vez mais assertivas.

Pensando nisso o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC oferece 2 softwares de alta competência para auxiliar empresas do Brasil e do mundo a despertarem seu potencial infinito, que são as ferramentas Coaching Assessment e Avaliação 360º.

Grandes nomes como: Unilever, Grupo Muffato, L’oreal, Wickbold, Eternit, Anglo American, Nasa, International Paper, Bayer, entre muitas outras, confiam e utilizam essas ferramentas para maximizarem suas performances continuamente.

Veja abaixo maiores detalhes e o alto impacto de cada um desses apoios na gestão organizacional:

Coaching Assessment

O Coaching Assessment é o mais moderno Sistema de Mapeamento de Perfil Profissional / Comportamental desenvolvido a partir da metodologia DISC. Seu objetivo é oportunizar uma gestão de talentos eficaz e processos de Coaching mais assertivos.

Além de promover seleção de candidatos ideais às necessidades da empresa, remanejamento individual ou de grupos, construção de times bem estruturados pautando-se em competências diversificadas e complementares, gestão motivacional, mapeamento comportamental para prever possibilidades de diversas circunstâncias situacionais.

Trata-se de uma ferramenta de exclusividade do IBC, que pode ser aplicada em vários contextos como: Gestão de Pessoas, Gerenciamento de Relações Interpessoais, Avaliação e Treinamento, Motivação, Desenvolvimento Pessoal, Gerenciamento/Engenharia de Equipes, Orientação Profissional e de Carreira, Processos de Coaching e Práticas Clínicas.

Assista ao vídeo a seguir e saiba mais:

Avaliação 360º

A Avaliação 360°, também conhecida como Feedback 360°, é um dos mais poderosos processos de evolução profissional, um instrumento desenvolvido pelo IBC.

O objetivo é oportunizar uma mensuração sistêmica do avaliado, sendo fiel às suas características como pessoa e profissional. Essa ferramenta proporciona informações sobre as percepções de suas habilidades, capacidades e competências, por ele mesmo, seus gestores, liderados e outros colaboradores da organização. O indivíduo será avaliado em 4 âmbitos: Estratégia, Comprometimento, Coaching e Credibilidade.

Através da Avaliação 306° o colaborador/cliente terá acesso aos Pontos Fortes e Pontos de Melhoria pertinentes ao seu trabalho. A partir dos resultados obtidos é possível criar planos de ação para desenvolver melhorias necessárias, bem como, reforçar atitudes que já são congruentes e bem avaliadas.

O Coaching como potencializador do comportamento organizacional

Frequentemente eu costumo dizer que empresas são resultados de pessoas. Sendo assim, acredito, verdadeiramente, que é necessário contar com ferramentas e mecanismos altamente eficientes, que contribuam para o desenvolvimento destas pessoas, no sentido de prepará-las para lidar com os desafios organizacionais diários e, através de comportamentos e atitudes assertivos, alcançarem resultados extraordinários, tanto para a empresa, quanto para si mesmas.

Neste sentido, o Coaching se encaixa com perfeição, pois trata-se de uma metodologia de desenvolvimento humano, profissional e empresarial, que prepara todo e qualquer tipo de indivíduo, através de conhecimentos, técnicas e ferramentas, compartilhadas em formações como o Professional & Self Coaching – PSC, para atingirem a sua alta performance diariamente e tornarem-se cada vez mais produtivos, motivados e dispostos a, não só alcançar os objetivos propostos com excelência, mas também a criar um ambiente organizacional saudável, em que todos sintam-se a vontade para acessar o melhor de si.

Além disso, ao participar de uma formação em Coaching, como é o caso do PSC, os resultados extraordinários são alcançados em um curto espaço de tempo, como uma melhora significativa nos relacionamentos interpessoais, maior inteligência emocional, administração de conflitos, desenvolvimento de liderança e de equipes, aumento do foco, criatividade, capacidade de inovação, uma comunicação eficiente, entre muitos outros benefícios.

Invista em Coaching e potencialize ainda mais o comportamento organizacional de sua empresa!

Gostou deste artigo? Já conhecia o conceito de comportamento organizacional? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar este conteúdo com seus amigos, para que eles também potencializem a sua própria performance pessoal, profissional e empresarial.

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