Quem você acredita que seja o responsável por um ambiente de trabalho melhor? A resposta é: todos! Cada um pode fazer algo para que o ambiente de trabalho seja mais agradável e harmônico. Quando nos vemos inseridos em um ambiente laboral desagradável, precisamos analisar qual é a contribuição que estamos dando para essa configuração.
Para que o ambiente profissional seja mais agradável, é importante mudar a sua própria atitude. Somente quando se faz essa virada de chave é possível sentir-se menos envolvido pelo contexto negativo. Mas, como isso é possível? Através de atitudes positivas! Quer saber mais sobre este tema? Continue a leitura.
O poder das atitudes positivas no ambiente de trabalho
Tornar o seu local de trabalho mais prazeroso e harmonioso, muitas vezes só depende de algumas pequenas atitudes positivas que você pode ter no seu modo de pensar e conduzir as coisas. São atitudes pequenas, porém extremamente poderosas e transformadoras. Sabe por quê?
Porque a forma como você trata a todos à sua volta produz efeitos. Se você tratar as pessoas ao seu redor com gentileza e respeito, os efeitos serão positivos. O mesmo vale para as atitudes e tratativas negativas. Elas também trazem resultados negativos e ruins. É uma reação em cadeia, uma questão de causa e efeito.
Sendo assim, se você trata as pessoas de forma positiva, com certeza terá um bom retorno. Ao tratar seus colegas de trabalho com gentileza, eles se tornarão agradáveis com você e tratá-los com respeito resultará em relações no ambiente de trabalho com mais respeito.
Nos casos em que os colegas têm uma atitude negativa naturalmente, é interessante reforçar ainda mais a sua gentileza. Muitas vezes, o outro apenas está preso em uma espiral de frustrações e acaba externando isso para os colegas. Ter empatia e compreensão é essencial para melhorar o relacionamento com seus colegas e ajudar a construir um ambiente laboral melhor.
Conheça o lema UMPA
Este lema defende que: Um Monte de Pequenas Atitudes, UMPA, geram grandes resultados. Partindo do conceito da UMPA, algumas atitudes simples podem transformar o seu ambiente de trabalho em um lugar melhor para se estar. É importante ter esta preocupação já que é ali que você passa boa parte do seu dia. Mas, quais são os princípios básicos da UMPA?
Trabalho em equipe
Buscar melhorar sua interação com os colegas é essencial para produzir resultados mais positivos. Nem todo mundo tem facilidade para trabalhar em equipe, se este é o seu caso procure analisar no que pode melhorar. O que torna difícil realizar atividades conjuntas?
A falta de confiança nos colegas? Sua dificuldade de comunicação? O desejo de concluir rapidamente? Entender a raiz do problema contribui para que você possa mudar esse padrão, tornando-se mais aberto para trabalhar com os colegas.
Respeito
Um ambiente de trabalho salutar depende do respeito entre os membros da equipe. Comece a refletir sobre como você está tratando seus colegas, será que tem sido respeitoso como deveria? Os seus colegas tem te tratado com o respeito devido?
Questionar-se sobre isso permite entender onde está a dificuldade para que o ambiente de trabalho seja mais positivo. Ao encontrar esse ponto é possível traçar um plano de aprimoramento.
Atenção
Você está plenamente focado no que precisa fazer? Nem todo mundo consegue manter a sua atenção nas atividades laborais ao longo do expediente. Ter a atenção dispersa corrobora para a criação de um ambiente de trabalho negativo porque eventualmente pode atrapalhar o trabalho alheio. Se você deixa de concluir sua etapa do projeto, pode ser que seu colega não consiga fazer a parte dele.
Bom relacionamento interpessoal
Relacionar-se bem com os colegas é fundamental para que o ambiente de trabalho seja mais positivo. Algumas mudanças pequenas de hábito podem contribuir para a melhora desse relacionamento. Por exemplo, chegar com um sorriso no rosto e dar bom dia para todos que encontrar no caminho é uma forma de impactar positivamente o dia dessas pessoas.
Se um colega precisar de ajuda, ainda que não seja a sua obrigação, é importante se dispor a auxiliá-lo. Desde que as suas tarefas não sejam prejudicadas, você pode e deve se mostrar solidário. Pense que em uma situação inversa o seu colega pode te ajudar também.
Comprometimento
Estar comprometido com o seu trabalho se reflete em um ambiente profissional mais positivo porque impacta o andamento dos projetos de forma geral. Se não fazer o que deve atrapalhar os colegas, o oposto, fazer o que precisa com excelência, os auxilia a melhorar seus próprios resultados.
Além disso, estar comprometido com seu trabalho te permite se sentir mais satisfeito com suas atividades. Pessoas satisfeitas com aquilo que fazem profissionalmente são mais felizes e influenciam na positividade do ambiente como um todo.
Organização
A desorganização é uma grande sabotadora do ambiente de trabalho. Estar em meio a um ambiente fisicamente caótico reduz sua capacidade de atenção e foco. Também cria uma sensação de ansiedade e urgência, que pode te impedir de enxergar com clareza.
Não ser organizado no tocante às suas atividades também gera uma série de problemas. A organização é fundamental para guiar seus passos rumo a uma entrega com mais qualidade.
Ética
Ser ético e conviver com colegas éticos é a base para construir uma relação positiva no contexto profissional. Quando não existe ética nas equipes, dificilmente os resultados serão alcançados.
Há também a criação de uma série de conflitos, boa parte deles justificados. Se identificar que uma ou mais pessoas não agem com ética é importante conversar com o gestor do setor ou com o RH. Alguma atitude precisa ser tomada para resolver esse problema.
Proatividade
Ser proativo contribui para tornar seu trabalho mais ágil e também para te aproximar dos seus colegas. A colaboração é a forma mais positiva de desenvolver uma relação com os outros membros da equipe.
5 Atitudes positivas no trabalho
Saber como conduzir as relações e os comportamentos é o segredo para deixar o seu ambiente de trabalho mais harmonioso. Confira nos tópicos seguintes cinco atitudes positivas no trabalho que podem tornar a convivência com os colegas e líderes mais aprazível e lhe ajudar a potencializar os seus resultados.
1. Aprenda a trabalhar em equipe
Esta é uma atitude essencial para todos os profissionais. Saber trabalhar em equipe possibilita contribuir para a construção de um ambiente em que todos partilham seus conhecimentos.
Um ambiente assim permite que todos desenvolvam novas competências profissionais, além de aprender a ouvir e também a falar com os colegas. Isso contribui para que todos tenham uma postura mais participativa, estimulando mais colaboração e solidariedade nos colegas também.
2. Tenha empatia com a sua equipe
Esta é uma atitude extremamente poderosa e que muito contribui com um ambiente de trabalho harmônico. Ser empático é se colocar no lugar do outro e a partir disso, buscar entender suas questões, seus sentimentos e atitudes. Tal postura é também inspiradora para que outros colegas sejam empáticos com os demais, transformando até mesmo a cultura organizacional da empresa.
3. Demonstre respeito e gentileza por todos
Talvez seja essa a atitude mais necessária para que se haja harmonia no seu local de trabalho: ser respeitoso. Ter respeito é considerar o outro, aceitá-lo da forma que é e pensar em seu colega não ultrapassando os limites da relação profissional.
Ao chegar ao trabalho, deseje de maneira sincera e respeitosa que todos tenham um bom dia. Na hora de pedir algo para alguém, peça por favor. Procure falar de maneira gentil e evite tons ríspidos. Gentileza e respeito são sempre bem-vindos.
4. Seja proativo
Muita gente confunde proatividade com acúmulo de funções ou centralizar processos em um único colaborador. Mas, na verdade, a proatividade é outra coisa. Ter proatividade é ter a iniciativa para produzir algo, pensar, agir e trabalhar para trazer resultados positivos tanto para a equipe quanto para a organização.
Tal atitude é capaz de envolver os membros da equipe e promover uma verdadeira sinergia no ambiente de trabalho. Outra coisa importante é que a proatividade é uma atitude inspiradora e estimulante para quem a pratica e para quem está no entorno.
5. Tenha comprometimento com a sua equipe
Tem uma expressão popular que fala “promessa é dívida”. É um ditado que ressalta a importância do comprometimento. Quando alguém fala que vai fazer alguma coisa, é criada certa expectativa para que aquilo seja feito. No ambiente de trabalho não é diferente. Quando você assume um compromisso com um colega de trabalho, ela espera que você o cumpra.
Comprometer-se a fazer alguma coisa no ambiente de trabalho é algo que requer foco e dedicação, pois é uma atitude que deve ser desenvolvida e cumprida de acordo com o que foi previamente combinado. Portanto, se comprometa com o que pode ser cumprido por você. Nada de falsas promessas! Se comprometa de maneira verdadeira e possível com a sua equipe.
E você, tem alguma outra atitude positiva para sugerir? Tem alguma experiência para compartilhar com a gente? Utilize o espaço abaixo para deixar a sua opinião. Espalhe o conhecimento, compartilhe este artigo em suas redes sociais!
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