O frio na barriga, as mãos suadas, a voz trêmula e as vistas escurecidas, são apenas alguns dos sintomas que uma pessoa extremamente tímida sente ao se ver em uma situação “desconfortante”. Mas o que causaria desconforto em uma alguém a ponto de fazer com que ela sinta todos esses sintomas?
Essas sensações não acontecem em um ambiente exato e preciso, qualquer lugar se torna um possível local para que isso venha a ocorrer, lembrando que a timidez está muito mais relacionada a acontecimentos, situações e pessoas, do que a lugares.
Um exemplo que retrata muito bem este ponto é quando uma pessoa tímida chega pela primeira vez em algum lugar, ou quando ela conversa com outra pessoa que ainda não conhece muito bem. Isso geralmente acontece em ambientes que o contato com pessoas é algo inevitável, como por exemplo, o ambiente de trabalho.
Pessoas extremamente tímidas sentem uma grande dificuldade em se relacionar e se comunicar com outras. No caso desse tipo de ambiente, caso a timidez seja um pouco exagerada, pode trazer alguns prejuízos à carreira do indivíduo que tem esta característica em sua personalidade.
No sentido de te ajudar a compreender melhor como a timidez se manifesta na vida de uma pessoa e de que forma é possível vencê-la, convido você a me acompanhar na leitura deste poderoso artigo.
[php_everywhere instance=”2″]
O que é timidez?
Também vista como um acanhamento excessivo, a timidez nada mais é do que um grande desconforto e inibição que um indivíduo sente no momento em que tenta estabelecer interação com outras pessoas, independentemente do ambiente em que esta interação aconteça. Entre as suas principais características está a preocupação excessiva com o que os outros vão pensar, em como vão agir ou reagir.
Demonstrar timidez é algo que em um momento ou outro pode acontecer com todos nós, já que não é sempre que nos sentimos completamente seguros em tudo o que vamos fazer. Entretanto, ela começa a prejudicar a vida de uma pessoa quando lhe impede de realizar novas interações sociais, interferindo, automaticamente, no alcance de objetivos pessoais e profissionais.
Tipos de timidez
Para aprofundar nossos conhecimentos sobre este assunto, entendendo como a timidez se manifesta na vida das pessoas, conheça os três tipos que existem:
Timidez situacional
Este tipo de timidez se manifesta em momentos específicos da vida pessoa. Isso quer dizer que ela pode se sentir segura ao conhecer e interagir com outros indivíduos, entretanto, se sente extremamente desconfortável ao falar em público.
Timidez crônica
Já este tipo surge quando a pessoa se sente iniba e acanhada em praticamente todos os momentos de sua vida, ou seja, quando interage com os outros, quando vai falar em público, ao se ver diante de autoridades, ao tentar fazer novos amigos, em entrevistas de emprego, ao ser questionada em uma reunião do trabalho, por exemplo, entre diversas outras situações.
Timidez proposital
Partindo para o último tipo, temos a timidez “proposital”, que nada mais é do que o indivíduo que até consegue estabelecer contato com outras pessoas, falar em público ou fazer novas amizades, porém, prefere deliberadamente isolar-se, pois acredita que a sua própria companhia é melhor do que a de outros. Geralmente, este é um indivíduo visto socialmente como introvertido.
Controlando a timidez
Por mais que algumas pessoas ainda pensem que a timidez é algo incontrolável e espontâneo, já é comprovado que essa característica pode ser trabalhada, o que é extremamente interessante para aquelas pessoas que sofrem com suas consequências no ambiente de trabalho.
Mas como lidar com a timidez, de modo que ela não atrapalhe o desempenho profissional? Bom, é preciso fazer alguns exercícios, trabalhar o poder da mente, bem como desenvolver algumas as ações durante o dia, que devolvam o bem-estar de quem sofre com este problema. Veja algumas dicas maravilhosas, a seguir:
Não deixe que o pensamento alheio te paralise
Como primeiro passo, não tenha medo das pessoas e dos julgamentos delas. Nem sempre todo mundo estará te julgando a todo o momento. E mesmo que estejam, para que se preocupar? Exercite esse pensamento e trabalhe mais em equipe;
Trabalhe a sua autoconfiança
Trabalhe o seu interior e procure se promover. Ou seja, se torne mais autoconfiante. Estabeleça metas para você mesmo cumprir e prove do que você é capaz. Com o tempo você verá como será fácil expor sua opinião e suas ideias para um grupo do trabalho;
Ouse ir além
Saia da rotina. Procure fazer coisas que você tenha dificuldade. Levante da sua mesa, ouse conversar e trocar ideia com uma pessoa de outro departamento. Caso isso seja muito para uma primeira tentativa, dê um bom dia, almoce com alguém que você tenha um pouco mais de afinidade.
À medida que você for colocando em prática estas novas tentativas, vai se sentir mais à vontade para ir além e mais confortável pouco a pouco.
Controle a sua mente e pensamentos
Para lidar com a ansiedade, a pessoa tímida deve trabalhar sua mente e seu emocional. Em casos de reuniões com grandes equipes, faça ensaios, tenha pensamentos tranquilos, ou até mesmo tente pensar em outras coisas, essa pode ser uma maneira eficiente de lidar com a ansiedade.
Procure ajuda especializada
Outra dica que pode ser extraordinária para lidar com a timidez é buscar ajuda de uma pessoa que tenha mais proximidade com o tímido, ou até mesmo de um profissional. É necessário que a pessoa tímida compreenda que só é possível evoluir quando ousa.
A timidez é uma espécie de bloqueio para a evolução, sendo assim, ao contar com a ajuda de um especialista, você se sente mais seguro para ousar ir além sem medo do que os outros vão pensar ou de como vão agir ou reagir a você.
Nem tudo está perdido
Se você é uma pessoa tímida e se identificou com tudo ou praticamente tudo o que apresentei acima, é preciso refletir um pouco sobre cada uma delas e começar a ponderar algumas formas de colocá-las em prática.
Uma pessoa com um estado de timidez muito avançado acaba sofrendo ao conversar com novas pessoas e por isso fazer amizades não é comum. Ela também sofre para sair e se comunicar, tem dificuldades em conquistar seu espaço no mercado de trabalho e quando o tem não sabe usufruir da melhor forma. Ou seja, o tímido não aproveita o melhor que a vida tem a oferecer, tanto nas questões pessoais, quanto nas questões de carreira.
Mas, como nem tudo está perdido, para as pessoas tímidas vencerem essa barreira no trabalho, existem alguns cursos e metodologias que conseguem trabalhar esse lado da autoconfiança, da ousadia e inovação.
As formações em Coaching ou cursos específicos que possuem o Coaching como a ferramenta principal para desenvolver esse lado “self”, são as melhores soluções para os casos de timidez, principalmente quando ela está ligada ao trabalho, à evolução pessoal e profissional.
Através desta poderosa metodologia de transformação de vida e aceleração de resultados, a qual você pode ter acesso realizando a melhor e mais completa formação em Coaching do país, o Professional & Self Coaching – PSC, você obtém conhecimentos, ferramentas e técnicas capazes de desenvolver o seu autoconhecimento, inteligência emocional, resiliência, autoconfiança, segurança no seu potencial infinito, entre diversos outros elementos, que vão te ajudar a lidar da melhor maneira possível com a timidez, independentemente do local ou da forma que ela se manifeste em seu dia a dia.
Trata-se de uma forma MA-RAVI-LHO-SA de superar este grande desafio em sua vida e alcançar resultados extraordinários, tanto pessoais, quanto profissionais.
Viu como pode ser simples desenvolver um lado mais seguro, desenvolto, prestativo e tranquilo?
Faça agora! Quanto mais você procrastinar, pior será. Por isso, tome uma iniciativa e faça as verdadeiras mudanças e transformações acontecerem em sua vida!
Gostou deste conteúdo, Ser de Luz? O que você achou das minhas dicas? Use o espaço abaixo para comentar e expressar sua opinião a respeito da timidez e aproveite para curtir e compartilhar esse material nas redes sociais, com seus amigos.
Copyright: Borysevych.com
[php_everywhere instance=”1″]