Quando uma pessoa pensa em empreender, as primeiras coisas que passam em sua mente estão relacionadas aos desafios que vão encontrar pela frente. Por conta disso, a grande maioria das pessoas tem a mania de sentir medo e insegurança quando o assunto é arriscar no mundo dos negócios.
Diante dessa constatação, as pessoas acabam deixando de lado um grande sonho ou uma ideia que poderia revolucionar a vida de tantas outras pessoas.
Com a intenção de diminuir a quantidade de pessoas que não sabem lidar com erros, segue algumas dicas de como um empreendedor pode passar e vencer os erros do dia a dia ou até mesmo aqueles grandes erros que acabam surgindo diante dos desafios do mundo dos negócios.
Pequenos passos
Aquele pensamento que “de grão em grão a galinha enche o papo” é muito verdadeiro no mundo dos negócios. Essa ideia mostra que um empreendedor deve sim se arriscar, mas que é fundamental fazer isso com cautela. O entusiasmo pode ser um grande aliado para dar forças e ação para as ideias se tornarem reais, mas ele também pode ser o causador de um problema.
É interessante que o empreendedor tenha em mente que fazer as coisas com calma, e com a intensão de acertar é a melhor opção para o seu negócio, ele também deve se lembrar de que a pressa não ajuda, muito pelo contrário, ela é responsável por um grande número de empresas que decretam falência em menos de 5 anos de existência.
Fazer um planejamento e uma estruturação do negócio auxiliam muito na busca por acertos. Os empreendedores devem encontrar oportunidades, fazer pesquisas e ver as competências que possuem para empreender.
Experiência e Vivência
Não existe uma fórmula mágica que os empreendedores possam usar para não passarem por alguns erros, a única coisa certa que existe e que deve ser absorvida por eles, é aprender com os erros, que seja com os erros dos outros ou com os próprios erros, mas aprenda com aquele que já errou e procure não repeti-los.
É normal que ao longo da jornada empreendedora as pessoas cometam erros, o que não é, e não deve ser aceitável, é um empreendedor cometer o mesmo erro várias vezes e não fazer nada para as coisas mudarem. Aprender com os erros é fundamental para o desenvolvimento do negócio.
Uma excelente dica para evitar os erros é: identifique o que dá certo e o que não tem dado certo. Use as coisas positivas a favor da sua empresa e reestruture o que não tem dado certo.
Recomeçar
Mas e se o erro for grande o suficiente para não conseguir reestruturar uma empresa? Uma das coisas mais importantes que um empreendedor de verdade deve ter é a persistência. Se o desejo dele é empreender e fazer a diferença no mercado, não vai ser o primeiro grande erro que vai faze-lo desistir.
Errou? Recomece, mas procure recomeçar da maneira certa. Planejando pequenas partes e cada parte tendo um resultado positivo, inicie outra etapa e no final, seu grande sonho estará em andamento.
Empreender só dá certo se a pessoa verdadeiramente “levantar da cadeira” e fazer acontecer. Ficar apenas nas ideias e as ideias ficarem apenas no papel, os resultados não surgirão, consequentemente não haverá sucesso.
Outra questão extraordinária para quem quer empreender, é ter contato com as pessoas certas, é estar próximo daqueles que saberão te ajudar com um toque, uma ajuda, uma opinião ou até mesmo com um puxão de orelha.
O bom e velho Networking é fundamental para quem deseja empreender. Conheça pessoas, faça amizades, converse e troque ideias, busque informações e alimente-se de conteúdo relevante, aprenda com as experiências alheias e capte tudo que for complacente para o seu crescimento pessoal e profissional, sem medo de errar!
[php_everywhere]