Você já pensou em como o ser humano reage diante dos acontecimentos diários? Da mesma forma que uma notícia boa consegue mudar para melhor o dia de alguém, uma não tão boa também é capaz de mudar o humor de uma pessoa para pior. Quando se fala em reações do ser humano em relação aos acontecimentos do dia a dia, essa afirmação engloba várias situações.
Para um feedback feito em um ambiente de trabalho, vale lembrar que ele deve ser repassado com cuidado e atenção, afinal, os feedbacks negativos podem frustrar um colaborador, principalmente quando o mesmo é direcionado com tons de arrogância, ironia, pouco caso, e tantas outras formas que muitos gestores e líderes ainda utilizam, inconscientemente ou não, para avaliar os seus colaboradores.
Neste artigo, vamos conferir algumas dicas para lidar melhor com aquele momento difícil, que é receber um feedback negativo. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
A importância do feedback
É interessante que as pessoas entendam que o feedback, sendo ele positivo ou negativo, consegue trazer grandes aprendizados para a vida particular e profissional de uma pessoa.
Um feedback positivo, por exemplo, é muito mais fácil de ser recebido. Coisas boas sempre são bem vindas, afinal de contas, massageiam o ego com elogios e reconhecimento. Mas e quando o feedback é negativo? Como encarar e como lidar com essa experiência?
Vale a pena considerar algumas dicas para encarar um feedback negativo, principalmente quando ele vem de um gestor ou de um líder da empresa em que se trabalha. Veja algumas dicas.
1. Não leve as críticas para o lado pessoal
Quando um colaborador deixa as suas atividades a desejar, a análise do gestor deve ser levada até o colaborador responsável, e, quando esse processo acontece, uma dica bacana ao colaborador é não levar a crítica para o lado pessoal. Dessa forma, evite pensar que a crítica foi feita apenas por ter sido você o desenvolvedor do trabalho analisado. O gestor avalia o trabalho de todo mundo e dá feedbacks porque é função dele. Ele está avaliando o seu aspecto profissional, e não pessoal, OK?
2. Evite ficar na defensiva
É interessante que o colaborador entenda qual é o seu medo e quais são as suas dificuldades, até porque é preciso aprender a lidar com essas questões e melhorar o seu desempenho. Ficar na defensiva ou negar os erros cometidos não é a melhor saída, afinal, esse comportamento não o ajudará na sua evolução profissional e pessoal. Basta encarar o feedback negativo como incentivo para mudar as ideias e atitudes, a fim de encarar esse momento como uma oportunidade de melhoria.
3. Assuma o erro e não se enfureça
Procure sempre se acalmar e evite que a conversa se estenda. Caso perceba que os nervos estão à flor da pele, tente sair da conversa de forma sucinta, beba uma água, dê uma volta e respire fundo. Volte com calma e retome a conversa, caso seja relevante. Talvez, assumir o erro possa ajudar a evitar problemas maiores, pois culpar outras pessoas não é uma boa ideia. Assim, assuma o seu erro e siga em frente. Afirme que você vai se esforçar na próxima tentativa para fazer melhor.
4. Extraia aprendizados e conselhos
O ideal é que um feedback negativo não seja composto de reclamações, mas sim de uma exposição educada e respeitosa dos aspectos que ficaram abaixo das expectativas e dos comportamentos que precisam ser modificados. Portanto, ao receber esse tipo de feedback, extraia do seu gestor o máximo possível de aprendizados e de sugestões de melhoria. Dessa forma, você sairá do encontro não com o pessimismo das críticas, mas com uma ambição positiva para melhorar.
5. Aprenda a se perdoar
Perdoar a si mesmo deve ser uma das principais ações que o colaborador deve realizar depois de receber um feedback negativo. Basta se lembrar de que errar é humano e, a partir daí, começar a entender que é necessário aprender com os seus erros e seguir em frente. Não adianta ficar se lamentando e pensando no que deveria ter sido feito para que tudo fosse diferente. Siga em frente com novas ideias, pensamentos e objetivos. Utilize esses momentos para crescer.
6. Seja você também um líder melhor
Por fim, se você é um líder ou se deseja exercer esse cargo algum dia, utilize os feedbacks recebidos como exemplos do que fazer — ou do que não fazer. Assim, quando você precisar avaliar o desempenho dos seus liderados e conversar com eles, lembre-se de que um bom feedback é respeitoso, objetivo e empático, sem ofender ou humilhar ninguém. Trata-se de uma conversa civilizada, reconhecendo os pontos positivos e apontando aqueles que precisam de melhorias. Lembre-se disso!
É claro que, lendo os parágrafos acima, podemos cair na ilusão de que lidar com uma crítica, mesmo que construtiva, é muito fácil, o que não é verdade. No entanto, ao passar por esse momento delicado, lembre-se das recomendações acima para manter as suas emoções em equilíbrio. Não se esqueça de que você é um ser humano incrível e cheio de capacidades, sendo que um feedback é muito pouco para definir a totalidade do seu ser!
E você, querida pessoa, como lida com os feedbacks negativos? Já passou por alguma experiência nesse sentido? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
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