Coaching é um processo que apresenta resultados extraordinários, está altamente em evidência e por isso existem muitas armadilhas no mercado.
José Roberto Marques, Diretor Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching e um dos dos pioneiros na prática do Coaching no Brasil aponta as maiores Armadilhas do Mercado de Coaching
1- Empresas sem reconhecimento de nenhum órgão internacional que criam órgãos fictícios para avalizarem seus treinamentos de Coaching, oferecendo um suposto “reconhecimento internacional”
2- Profissionais sem experiência prática nenhuma com sessões de Coaching, ministrando treinamentos para habilitar novos coaches. Cuidado, isso é muito comum no Brasil, pessoas que não tem bagagem prática alguma como coach reproduzindo treinamentos de Coaching.
3- Profissionais sem nenhum treinamento se auto-intitulando coaches.
4- Síndrome do “única”. Empresas afirmando que são únicas em determinados aspectos sem diferenciais algum de mercado.
5- Banalização do processo de Coaching, treinamentos sem qualidade e profissionais sem preparo utilizando o processo ou colocando o nome de Coaching em ferramentas e técnicas que nada tem a ver com coaching.
O Coaching vive um grande momento, é uma febre no mundo corporativo e na vida cotidiana. Em função disso existem muitas pessoas no mercado sem habilitação e conhecimento do processo que se auto-intitulam coach, é necessário no mínimo um treinamento de capacitação. Checar se o profissional passou por algum treinamento, sua experiência no mercado e suas referências são fundamentais para você Gestor de RH ou pessoa física que busca um coach.
O Instituto Brasileiro de Coaching é uma instituição séria, idônea, avalizada pela European Coaching Association e Global Coaching Community que tem como principal objetivo promover a Excelência no Coaching do Brasil e oferece os mais completos programas de treinamento para formação e habilitação de novos coaches no Brasil.