O desenvolvimento contínuo é essencial para todos que almejam o sucesso profissional. São variadas habilidades e competências que precisam ser aprimoradas. Sempre respeitando a área de atuação profissional e os objetivos de carreira que o indivíduo possui.
No entanto, existem algumas características comuns a todas as profissões. E que, portanto, devem ser desenvolvidas por todos os tipos de profissional, uma delas é a boa comunicação. A habilidade de se comunicar bem é fundamental para que o profissional se destaque. Isso porque é a partir da comunicação que se estabelecem relacionamentos interpessoais e integração de equipes.
A comunicação clara também é essencial para o sucesso de apresentações de projetos, reuniões e negociações — algumas atividades básicas que todo profissional terá que fazer em algum momento da carreira. Além disso, saber se expressar e transmitir suas ideias claramente é essencial para o marketing pessoal. A seguir iremos apresentar dicas para melhorar a sua comunicação, acompanhe!
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7 Dicas para se comunicar bem
Há cada vez mais valorização das capacidades emocionais dos profissionais. Ter domínio das habilidades técnicas não necessariamente é o suficiente para ser bem-sucedido no mercado. A inteligência emocional vem ganhando um lugar de destaque entre as competências mais desejadas.
Dentre as ferramentas da boa gestão de emoções uma das que mais funciona como diferencial é a capacidade plena de comunicação. Saber expressar os seus sentimentos e desejos através de palavras de forma clara é imprescindível para construir boas relações no ambiente de trabalho.
Para aprimorar essa habilidade confira dicas fáceis e práticas para desenvolver sua habilidade comunicacional.
1. Seja educado
Antes de iniciar uma conversa com alguém, perceba se esta pessoa está disposta a dialogar e se está em um bom momento para isso. Para isso, faça os cumprimentos e pergunte se ela está disponível por alguns instantes. Desse modo, você conquista a receptividade da outra parte.
Além disso, você evita iniciar uma comunicação com uma pessoa que não está totalmente disponível. Parte do sucesso comunicacional está em identificar o melhor momento para o outro para dar início à interação em questão. Assim é mais fácil que a outra parte te compreenda e possa colaborar com suas necessidades.
2. Seja objetivo
No ambiente de trabalho, as pessoas precisam estar focadas em suas atividades. Por isso, ao iniciar um diálogo, saiba o que quer abordar e qual sua intenção. Evite rodeios com conversas vazias e sem fundamento. Hoje em dia, um dos bens mais preciosos que as pessoas possuem é o seu tempo. Logo, não há nada pior do que sentir que seu tempo está sendo desperdiçado.
Quando se é objetivo também, é mais simples que o outro compreenda melhor do que se trata e possa responder de forma mais efetiva. Tenha em mente que ao enrolar você só distancia mais a possibilidade de conseguir aquilo de que precisa.
3. Identifique o perfil de seu interlocutor
Cada pessoa deve ser abordada de uma maneira diferente, pois cada uma possui um perfil específico. Esse perfil foi construído a partir de experiências pessoais e traços de sua personalidade. Uma pessoa que fala baixo e pausadamente, por exemplo, pode se sentir incomodada ao conversar com alguém que fala alto e acelerado.
Portanto, observe o comportamento de seu interlocutor e saiba identificar o tom de voz, ritmo e até o assunto mais apropriado. Esse cuidado evita que você acabe espantando alguém que poderia te ajudar se fosse abordado de outra maneira.
4. Saiba ouvir
Comunicação também é ouvir. Por isso, pare e ouça o que a outra pessoa tem a dizer, e crie um ambiente de cocriação e compartilhamento de experiências, em que ambos possam aprender um com o outro. Ouvir na essência demonstra interesse e respeito ao outro, fatores básicos para estabelecer conversas verdadeiramente construtivas.
A impressão de que o outro não está ouvindo ou não está interessado pode distanciar o indivíduo da conversa. Uma boa comunicação é aquela que envolve a outra parte e está disponível para ela. Quando for iniciar uma conversa, é relevante que você esteja totalmente focado no assunto.
5. Atenção a linguagem não-verbal
Você certamente já ouviu a expressão “o corpo fala”, saiba que é realmente verdadeira. Não são somente as palavras de uma pessoa que comunicam o que ela está sentindo ou pensando. A linguagem corporal também diz muito a respeito de como ela está entendendo a interação em curso. As expressões corporais podem denotar desinteresse, irritação, impaciência, entre outros.
O bom relacionamento interpessoal é determinante para o crescimento na carreira. Dessa forma, é válido investir algum tempo em leituras e cursos focados em linguagem corporal. Assim você poderá interpretar de forma mais precisa o que as pessoas estão te comunicando sem palavras.
6. Tenha um plano
Precisa apresentar uma ideia ao líder da equipe? Precisa convencer um colega a te ajudar com uma tarefa? Independentemente do objetivo, é essencial ter um planejamento do que irá falar e como irá transmitir a mensagem. Nem sempre o que precisa ser dito é fácil de explicar ou será bem recebido pela outra parte.
Sendo assim, é importante tirar um tempo para pensar nos pontos que precisam ser abordados na conversa. Como passar as ideias mais relevantes? Com um roteiro definido em mente você conseguirá manter a calma para abordar a outra parte e assim terá mais chances de sucesso.
7. Saiba que você não é o “dono da verdade”
Uma das principais barreiras para uma boa comunicação é a arrogância. Antes de iniciar uma conversa, tenha bem claro na sua mente que você não é o dono da verdade. Isso significa que não sabe de tudo e que pessoas que pensam diferente podem agregar a construção de seus conhecimentos.
Ao se deparar com uma opinião contrária, permita que a outra parte exponha seus motivos para pensar assim. Tendo ouvido com atenção os motivos, considere-os e se ainda assim não concordar explique porque manteve sua postura.
Lembre-se que o melhor é sempre manter uma conversa, um diálogo. Não monopolize a conversa ou se mostre fechado a pessoas que pensam diferente.
Com essas dicas você poderá melhorar consideravelmente a sua capacidade de comunicação!
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