Influenciar pessoas é, sem dúvida, uma competência extremamente importante para profissionais como vendedores, líderes, professores, políticos, pastores, padres, comunicadores, advogados e publicitários. Faz parte do dia a dia deles ser criativo tanto na concepção das ideias quanto na execução e no convencimento delas.
Independentemente da carreira ou profissão exercida, esta é uma habilidade fundamental para todos que desejam alcançar sucesso profissional e bons resultados, seja para apresentar uma ideia, um projeto, para vender um produto ou um serviço, defender uma tese e até ser selecionado em uma entrevista de emprego.
[php_everywhere instance=”2″]
10 dicas para aperfeiçoar sua persuasão
A persuasão é justamente a capacidade de convencer alguém a aceitar suas ideias, opiniões ou argumentos. Mas, afinal, você realmente sabe como persuadir as pessoas? Para lhe ajudar a responder essa questão, selecionei 11 recomendações poderosas para você seguir e aprender a persuadir pessoas de maneira ética e benéfica para todos os lados. Confira:
- Desperte a necessidade: para convencer uma pessoa, você precisa despertar uma necessidade nela, convencendo-a de que apenas você pode oferecer aquilo que ela precisa. Não estou falando em mentir, apenas em apresentar os benefícios do produto ou serviço de maneira clara e assertiva. Uma ação de persuasão que deu certo é resultado de uma linha de comunicação bem planejada e estrategicamente aplicada. Se a linguagem for correta, até mesmo os consumidores que não sabiam que precisavam desse produto, saberão nesse momento.
- Conheça o cliente: conhecer o cliente é fundamental para criar uma conexão com ele, perceber quais são suas necessidades e fazer com que ele se sinta seguro em relação às suas respostas e ao produto que está sendo oferecido. Entender quem é a persona para qual seu produto ou serviço deve falar é essencial. Somente dessa maneira é possível encontrar qual é a linha de comunicação ideal e como fazer com que a mensagem chegue da maneira correta e que se compreensiva.
- Desenvolva suas habilidades: se você quer aprender a persuadir as pessoas, você precisa aperfeiçoar competências como comunicação efetiva, negociação, liderança, empatia, autoestima, ética e profissionalismo. O coaching pode ser uma excelente forma de conseguir atingir esses níveis de desenvolvimento. A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) trabalha com um teste de perfil comportamental, programação neuro linguística (PNL), feedback 360°, autofeedback, patrocínio positivo, inteligência emocional, auxiliares linguísticos e muito mais.
- Tenha paciência: o processo de persuasão nem sempre é fácil. Algumas pessoas tendem a ser mais resistentes que outras e você precisa ter paciência para conseguir convencê-las. Por isso, é importante reforçar que a linha de comunicação seja bem adequada para o público-alvo que desejar alcançar.
- Seja verdadeiro: se você quer convencer as pessoas, o primeiro passo é ser honesto com você mesmo e com o seu cliente. Lembre-se de agir sempre da maneira como você gostaria que as pessoas agissem com você. Faz parte também desse processo desenvolver características como empatia e altruísmo.
- Cuidado com suas palavras: tudo o que você diz tem grande poder, seja para somar, seja para diminuir. Por isso, sempre controle suas palavras e planeje o que será dito. Não estou falando para você ser uma pessoa totalmente fria e calculista, basta controlar a impulsividade em momentos de grandes emoções. A formação Especialização em Coaching Ericksoniano (CEK) do IBC é um programa completo que o estudo do psiquiatra americano Milton Erickson. Sua pesquisa faz uso de “sugestões indiretas” para alcançar a mente inconsciente, espaço em que as mudanças de comportamento realmente acontecem. Com o curso, o coachee (aluno) poderá expandir o conceito de aprendizagem acelerativa e das competências da mente consciente e inconsciente e reprogramação mental para conseguir transformar experiências ruins em fatos benéficos. Além disso, a formação também irá usar de metáforas e histórias como “sugestões indiretas” e trará aprendizagens sobre estratégias de comunicação direta com a mente inconsciente, em que as mudanças acontecem.
- Seja otimista: tente ser uma pessoa positiva em todos os aspectos da vida. Se suas palavras e ações forem otimistas, suas chances de convencer alguém serão muito maiores. A formação Psicologia Positiva do IBC é ideal para ajudar nesse ponto. Com o curso, você poderá compreender de forma positiva os eventos psicológicos e enxergar o lado benéfico de diversas situações. Além disso, poderá aprimorar seus conhecimentos em psicologia positiva, aumentar seu nível de controle sobre suas próprias emoções com a inteligência emocional, despertar o potencial de capacidades que já conhece e novas, identificar quais são as verdadeiras emoções, criar novas perspectivas, aumentar e desenvolver hábitos energizadores.
- Não imponha sua opinião: você nunca conseguirá convencer alguém por meio da força e da imposição. Seja sutil e aprenda a ouvir o que os outros têm a dizer. Nas redações e dos discursos é importante não usar o modo imperativo. Sugira, recomende e dê dicas, mas não mande. É importante deixar claro que o consumo é uma decisão que parte do próprio cliente.
- Tenha confiança: para persuadir as pessoas, é necessário transmitir confiança a cada uma delas. Se você tem autoconfiança, as chances das pessoas corresponderem a você são muito maiores. Por isso, acredite em você e em seu potencial. O Coaching em Vendas do IBC é uma excelente formação para os profissionais da área comercial e de vendas que buscam pelo aperfeiçoamento. Claro que pessoas que trabalham em outros setores também podem se beneficiar, pois há exercícios de autoconhecimento, capacidade de ouvir na essência e agilidade na tomada de decisões. Além disso, também há um trabalho com o desenvolvimento de inteligência emocional e auto liderança, percepção e visão sistêmica, crescimento do nível de motivação, gestão eficiente do tempo, feedback assertivo e criação de planejamento estratégico eficaz.
- Saiba qual é a hora certa: persuadir as pessoas não se trata de apenas saber convencê-las por meio de uma comunicação eficiente e bons argumentos. Além disso, é necessário saber qual é o momento certo de falar, identificando quando as pessoas estão mais receptivas a você.
Dica extra: comece a desenvolver o seu poder de convencimento. Comece escrevendo seus discursos e argumentos em um papel. Treine a maneira como fala cada um deles na frente do espelho. É importante conectar um bom discurso com uma boa linguagem corporal.
Agora é sua vez! Agora que você já tem todas essas dicas é o seu momento de começar a agir. Treine seus argumentos, treine seus discursos, treine sua linguagem corporal, estude, invista na sua carreira e no seu desenvolvimento pessoal. Você consegue!
Quais outras dicas você acredita que são importantes para persuadir pessoas? Deixe seu comentário e contribua com o conhecimento!
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: 1075401797 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes