Aprenda como persuadir as pessoas

Persuadir as pessoas

Confira as dicas para aperfeiçoar sua persuasão

 

Influenciar pessoas é, sem dúvida, uma competência extremamente importante para profissionais como vendedores, líderes, professores, políticos, pastores, padres, comunicadores, advogados e publicitários. Faz parte do dia a dia deles ser criativo tanto na concepção das ideias quanto na execução e no convencimento delas.

 

Independentemente da carreira ou profissão exercida, esta é uma habilidade fundamental para todos que desejam alcançar sucesso profissional e bons resultados, seja para apresentar uma ideia, um projeto, para vender um produto ou um serviço, defender uma tese e até ser selecionado em uma entrevista de emprego.

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10 dicas para aperfeiçoar sua persuasão

 

A persuasão é justamente a capacidade de convencer alguém a aceitar suas ideias, opiniões ou argumentos. Mas, afinal, você realmente sabe como persuadir as pessoas? Para lhe ajudar a responder essa questão, selecionei 11 recomendações poderosas para você seguir e aprender a persuadir pessoas de maneira ética e benéfica para todos os lados. Confira:

 

  1. Desperte a necessidade: para convencer uma pessoa, você precisa despertar uma necessidade nela, convencendo-a de que apenas você pode oferecer aquilo que ela precisa. Não estou falando em mentir, apenas em apresentar os benefícios do produto ou serviço de maneira clara e assertiva. Uma ação de persuasão que deu certo é resultado de uma linha de comunicação bem planejada e estrategicamente aplicada. Se a linguagem for correta, até mesmo os consumidores que não sabiam que precisavam desse produto, saberão nesse momento.
  2. Conheça o cliente: conhecer o cliente é fundamental para criar uma conexão com ele, perceber quais são suas necessidades e fazer com que ele se sinta seguro em relação às suas respostas e ao produto que está sendo oferecido. Entender quem é a persona para qual seu produto ou serviço deve falar é essencial. Somente dessa maneira é possível encontrar qual é a linha de comunicação ideal e como fazer com que a mensagem chegue da maneira correta e que se compreensiva.
  3. Desenvolva suas habilidades: se você quer aprender a persuadir as pessoas, você precisa aperfeiçoar competências como comunicação efetiva, negociação, liderança, empatia, autoestima, ética e profissionalismo. O coaching pode ser uma excelente forma de conseguir atingir esses níveis de desenvolvimento. A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) trabalha com um teste de perfil comportamental, programação neuro linguística (PNL), feedback 360°, autofeedback, patrocínio positivo, inteligência emocional, auxiliares linguísticos e muito mais.
  4. Tenha paciência: o processo de persuasão nem sempre é fácil. Algumas pessoas tendem a ser mais resistentes que outras e você precisa ter paciência para conseguir convencê-las. Por isso, é importante reforçar que a linha de comunicação seja bem adequada para o público-alvo que desejar alcançar.
  5. Seja verdadeiro: se você quer convencer as pessoas, o primeiro passo é ser honesto com você mesmo e com o seu cliente. Lembre-se de agir sempre da maneira como você gostaria que as pessoas agissem com você. Faz parte também desse processo desenvolver características como empatia e altruísmo.
  6. Cuidado com suas palavras: tudo o que você diz tem grande poder, seja para somar, seja para diminuir. Por isso, sempre controle suas palavras e planeje o que será dito. Não estou falando para você ser uma pessoa totalmente fria e calculista, basta controlar a impulsividade em momentos de grandes emoções. A formação Especialização em Coaching Ericksoniano (CEK) do IBC é um programa completo que o estudo do psiquiatra americano Milton Erickson. Sua pesquisa faz uso de “sugestões indiretas” para alcançar a mente inconsciente, espaço em que as mudanças de comportamento realmente acontecem. Com o curso, o coachee (aluno) poderá expandir o conceito de aprendizagem acelerativa e das competências da mente consciente e inconsciente e reprogramação mental para conseguir transformar experiências ruins em fatos benéficos. Além disso, a formação também irá usar de metáforas e histórias como “sugestões indiretas” e trará aprendizagens sobre estratégias de comunicação direta com a mente inconsciente, em que as mudanças acontecem.
  7. Seja otimista: tente ser uma pessoa positiva em todos os aspectos da vida. Se suas palavras e ações forem otimistas, suas chances de convencer alguém serão muito maiores. A formação Psicologia Positiva do IBC é ideal para ajudar nesse ponto. Com o curso, você poderá compreender de forma positiva os eventos psicológicos e enxergar o lado benéfico de diversas situações. Além disso, poderá aprimorar seus conhecimentos em psicologia positiva, aumentar seu nível de controle sobre suas próprias emoções com a inteligência emocional, despertar o potencial de capacidades que já conhece e novas, identificar quais são as verdadeiras emoções, criar novas perspectivas, aumentar e desenvolver hábitos energizadores.
  8. Não imponha sua opinião: você nunca conseguirá convencer alguém por meio da força e da imposição. Seja sutil e aprenda a ouvir o que os outros têm a dizer. Nas redações e dos discursos é importante não usar o modo imperativo. Sugira, recomende e dê dicas, mas não mande. É importante deixar claro que o consumo é uma decisão que parte do próprio cliente.
  9. Tenha confiança: para persuadir as pessoas, é necessário transmitir confiança a cada uma delas. Se você tem autoconfiança, as chances das pessoas corresponderem a você são muito maiores. Por isso, acredite em você e em seu potencial. O Coaching em Vendas do IBC é uma excelente formação para os profissionais da área comercial e de vendas que buscam pelo aperfeiçoamento. Claro que pessoas que trabalham em outros setores também podem se beneficiar, pois há exercícios de autoconhecimento, capacidade de ouvir na essência e agilidade na tomada de decisões. Além disso, também há um trabalho com o desenvolvimento de inteligência emocional e auto liderança, percepção e visão sistêmica, crescimento do nível de motivação, gestão eficiente do tempo, feedback assertivo e criação de planejamento estratégico eficaz.
  10. Saiba qual é a hora certa: persuadir as pessoas não se trata de apenas saber convencê-las por meio de uma comunicação eficiente e bons argumentos. Além disso, é necessário saber qual é o momento certo de falar, identificando quando as pessoas estão mais receptivas a você.

 

Dica extra: comece a desenvolver o seu poder de convencimento. Comece escrevendo seus discursos e argumentos em um papel. Treine a maneira como fala cada um deles na frente do espelho. É importante conectar um bom discurso com uma boa linguagem corporal.

 

Agora é sua vez! Agora que você já tem todas essas dicas é o seu momento de começar a agir. Treine seus argumentos, treine seus discursos, treine sua linguagem corporal, estude, invista na sua carreira e no seu desenvolvimento pessoal. Você consegue!

 

Quais outras dicas você acredita que são importantes para persuadir pessoas? Deixe seu comentário e contribua com o conhecimento!

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