Toda empresa busca se sobressair diante da alta competitividade do mercado. Para atingir este objetivo, é necessário ficar atento a fatores como: produtos/serviços de qualidade, preços adequados, suporte contínuo ao cliente e construção de uma boa imagem — especialmente pelo fato de as informações atualmente circularem muito velozmente, com a internet.
O processo de construção da imagem da organização por meio da comunicação é chamado comunicação empresarial e consiste em um planejamento estratégico que envolve as áreas de assessoria de imprensa, comunicação interna, promoção de eventos, relações públicas, propaganda, publicidade, entre outros. Esse trabalho deve ser realizado por indivíduos qualificados, como jornalistas, publicitários ou profissionais de relações públicas.
Neste artigo, você vai compreender melhor a importância da comunicação empresarial e vai conferir algumas dicas para evitar as falhas nesse processo. Siga em frente e boa leitura!
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Diferentes públicos
Esses profissionais têm como missão cuidar da reputação da instituição e do bom relacionamento junto aos seus stakeholders, englobando todas as conexões que possui e todos os públicos de interesse que contribuem para o seu sucesso, tais como clientes, fornecedores, funcionários, parceiros, investidores, mídia, instituições governamentais e a sociedade como um todo.
A comunicação é considerada interna quando é destinada aos seus próprios colaboradores e é considerada externa quando se refere às pessoas que não fazem parte dela.
É importante ressaltar que as atividades de comunicação empresarial são voltadas para a marca da empresa e não para os produtos/serviços que ela oferece. Assim, a organização deve se posicionar também como formadora de opinião, portando-se como membro ativo da sociedade, interessando-se e envolvendo-se com os acontecimentos do momento.
Cuidados para uma boa comunicação empresarial
Confira, na sequência, algumas dicas de como representar um poderoso diferencial competitivo por meio da comunicação empresarial.
Entenda o perfil do receptor
A importância da comunicação não está em apenas emitir a mensagem, mas em fazer com que ela seja compreendida. Para isso, é necessário conhecer bem o seu público, bem como os seus interesses e o que ele espera da empresa. Assim, é possível adotar uma linguagem adequada.
Em uma campanha de comunicação interna, é importante fortalecer a missão, a visão e os valores da empresa para que os colaboradores ajam no sentido de colocá-los em prática. Já em uma campanha de comunicação externa, a ideia é mostrar que aquela empresa tem as melhores soluções para os desejos e necessidades do público. Por isso é tão importante conhecer os receptores desse processo de comunicação.
Comunique-se com clareza
Todo processo de comunicação é uma oportunidade para transmitir a imagem da empresa e reforçar a presença dela perante o público. Sendo assim, fique atento à clareza e à fluidez do conteúdo, seja objetivo quanto à intenção da mensagem e faça um bom uso das palavras para que não haja margem para interpretações errôneas.
Além disso, é importante fazer uma escolha adequada de canais de comunicação. Se o seu público-alvo é muito ativo nas redes sociais, provavelmente uma campanha no Facebook e no Instagram trará um retorno melhor do que um filme publicitário de 30 segundos para a televisão, concorda? Sendo assim, faça as adequações de canais de comunicação, de assuntos e de linguagem.
Faça um acompanhamento da sua comunicação
É indispensável manter-se sempre atualizado sobre o que está sendo dito sobre a marca para que, assim, a empresa possa se posicionar em tempo hábil. Uma empresa pode fazer uma campanha muito elaborada nas redes sociais, mas que gera interpretações diversas e até mesmo críticas junto ao público. Monitorar o que as pessoas pensam sobre a marca é muito importante nesse sentido.
Em uma simples pesquisa pelos comentários nas redes sociais, você pode perceber, por exemplo, que as pessoas admiram muito a qualidade dos seus produtos, mas os consideram excessivamente caros. Essa percepção pode ser um ponto de partida para uma reformulação na política de preços, de modo que sejam mais acessíveis ao público em geral.
Tenha agilidade em suas ações e soluções
Ao monitorar os resultados das suas campanhas de comunicação, sempre dê um retorno rápido diante de alguma reclamação, a fim de que ela não se espalhe e acabe gerando situações desagradáveis e possíveis crises. Caso o cliente esteja certo, reconheça o erro em nome da organização e se disponibilize para a resolução do problema. Caso contrário, esclareça o fato e reforce a disponibilidade da empresa em atendê-lo.
A agilidade na comunicação também é imprescindível quando o cliente entra em contato para solicitar informações e tirar dúvidas. O mesmo vale para fornecedores, investidores e para o próprio público interno da empresa. Os diretores precisam ser acessíveis aos colaboradores, oferecendo uma comunicação transparente sobre os procedimentos internos, de modo a prevenir problemas.
Aumente o impacto da mensagem
Conte com especialistas em comunicação para fortalecer e garantir a integridade da imagem da empresa. Isso é necessário porque técnicas efetivas, aliadas a um conteúdo de qualidade, geram repercussão e expandem o alcance da marca junto ao público.
O jornalismo, a publicidade, as relações públicas, a assessoria de imprensa, a promoção de eventos, o marketing e até mesmo a área de recursos humanos (no caso da comunicação interna e do endomarketing) são riquíssimas áreas da comunicação empresarial. Cada uma delas tem as suas características particulares, mas todas são muito úteis, desde que bem orquestradas, para que não ocorram falhas na construção de uma boa imagem organizacional.
Esteja atento às tendências de comunicação
A área da comunicação é extremamente dinâmica, basicamente por dois motivos: porque o comportamento humano muda e porque novas tecnologias surgem com frequência. Algumas campanhas publicitárias que foram sucesso na década de 1980, por exemplo, seriam extremamente condenadas hoje em dia, por reproduzirem pensamentos machistas, objetificações femininas, frases preconceituosas, e por aí vai. Dessa forma, é necessário acompanhar a evolução dos valores do seu público.
Além disso, as tecnologias surgem e se modificam com frequência. Antigamente, uma empresa só era “alguém” se anunciasse na televisão ou em alguma revista. Hoje em dia, porém, é possível fazer anúncios patrocinados no Google, campanhas nas redes sociais, parcerias com influenciadores digitais, entre outras estratégias que eram impensáveis alguns anos atrás. Sendo assim, esteja sempre atento às inovações da mídia e acompanhe-as, impactando o seu público onde quer que ele esteja.
Quando se fala em comunicação empresarial, não existem respostas certas ou erradas, mas existe o que é adequado e o que não é adequado. Cada empresa, cada marca, cada objetivo de campanha, cada público-alvo e cada canal de comunicação demandam uma determinada linguagem. Por isso, cabe aos bons profissionais da área analisar as particularidades de cada processo de comunicação que precisa ser feito para tomar decisões eficazes, que gerem bons resultados.
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