Você sabe o que é plano de negócios? Saiba como elaborá-lo.

equipe realizando um Plano de negócios

Confira o passo a passo para elaborar um plano de negócios.

Você quer iniciar um novo empreendimento e não sabe por onde começar? Você sabe o que é plano de negócios? 

Plano de negócios é um projeto em que constam informações que permitem visualizar a viabilidade de um empreendimento. É uma ferramenta administrativa que ajuda a tomar melhores decisões no tocante à implementação dos negócios. Nele constarão informações estruturais, mercadológicas, administrativas, técnicas, estratégicas, operacional, financeira, entre outras.

O que é Plano de Negócios?

Esse documento de planejamento tem como foco a descrição do seu empreendimento e dos objetivos dele. Também apresenta os passos necessários para concretizar esses objetivos.

Através desse documento é possível demonstrar a viabilidade do negócio sob diferentes pontos de vista, como o financeiro, mercadológico, estratégico e operacional. 

Em linhas gerais, plano de negócios é uma espécie de mapa para os caminhos a serem percorridos para que sua empresa prospere. Deve ficar claro que o documento não deve ser um conjunto de ideias e especulações.

Esse planejamento deve ser escrito a partir de pesquisas e de uma detalhada análise de mercado. Os dados considerados devem ser reais para ajudar na criação da empresa. 

Plano de negócio: o que é preciso responder para realizar um?

Algumas perguntas simples dão uma visão geral de seu negócio e, consequentemente, um direcionamento das ações a serem executadas. Confira a seguir quais são essas perguntas: 

  • Qual a missão, visão e valores da empresa?
  • Quais os objetivos gerais e estratégicos?
  • Como a empresa se posicionará e quais seus planos e metas futuros?
  • Qual setor de atuação?
  • Quais produtos/serviços serão oferecidos?
  • Como serão obtidos, desenvolvidos, produzidos esses produtos/serviços?
  • Onde e como serão comercializados?
  • Para quem serão comercializados?
  • Quais as estratégias utilizadas na divulgação?
  • Qual o capital inicial para implementação no negócio?
  • Quais serão as principais ações?
  • Como mensurar os resultados?

Essas perguntas funcionam como um guia para elaborar um plano de negócios consistente. A seguir iremos explicar o passo a passo a elaboração desse importante documento.

Plano de Negócios: passo a passo para elaborar

Há seis etapas para a elaboração de um plano de negócios. A seguir apresentaremos cada uma delas com detalhes. 

1. Sumário executivo

Essa é a primeira parte do plano de negócios e consiste em um resumo das informações mais relevantes. Inclua no sumário: 

– Descrição do negócio e diferencial no mercado.

– Missão do empreendimento.

– Descrição do perfil de empreendedores e funcionários da empresa. 

– Produtos, serviços e benefícios principais. 

– Perfil dos clientes da empresa. 

– Localização, caso exista uma sede física. 

– Investimento total.

– Forma jurídica.

– Enquadramento tributário.

O sumário não precisa ser extenso, apenas claro. É interessante deixar para escrevê-lo por último, ainda que seja a primeira parte do plano de negócios. 

2. Análise de Mercado

Nesta etapa, o objetivo é compreender melhor quem são os seus clientes, a concorrência e os fornecedores. Trata-se de uma parte crucial do seu planejamento, uma vez que te ajudará a entender melhor os aspectos mais relevantes do mercado. Para elaborar essa análise é necessário verificar os três tópicos abaixo: 

Segmentação de clientes

Entenda quem são seus clientes a partir de questões simples: 

  • São pessoas físicas ou jurídicas?
  • Qual sua faixa etária?
  • Qual o gênero predominante? 
  • Qual o grau de escolaridade?
  • Qual o estado civil? 
  • Compram com qual frequência meu tipo de produto/serviço?
  • Onde compram?
  • Por que compram? 
  • Seus produtos/serviços estão alinhados com os clientes? 

Análise da concorrência

A observação da concorrência permite identificar quais estratégias costumam funcionar e quais não com o seu público.

Análise de fornecedores

Durante a busca por fornecedores, é essencial considerar mais do que o preço. É necessário que eles ofereçam boas condições de pagamento e sejam confiáveis. 

3. Plano de marketing

No plano de marketing é necessário descrever minuciosamente os produtos. Isso significa indicar cores, qualidade, tamanhos, rótulos, marcas, entre outras informações.

Também deve ser apresentada a estratégia de vendas dos itens e de que maneira irão chegar aos clientes. Com um bom plano de marketing é possível ter uma visão completa de como serão as vendas. Com esse conhecimento é possível impulsioná-las. 

4. Plano operacional

A função do plano operacional é descrever detalhadamente o funcionamento da empresa. Nessa parte do plano de negócios é essencial demonstrar quais passos são necessários para realizar a venda do seu produto ou para prestar um serviço.

O gestor deve responder a pergunta: “Quanto é possível vender em um determinado período?”. Para chegar a essa conclusão é necessário considerar os seguintes pontos: 

  • Quanto tempo é necessário para realizar o processo de venda?
  • Quantos funcionários são necessários?
  • Qual a qualificação necessária dos funcionários?
  • Qual é a produtividade dos equipamentos?
  • Quantos materiais são necessários? 
  • Quanto é possível armazenar?
  • Qual é a capacidade de distribuição e armazenamento? 

No caso de lojas físicas, é importante considerar a disposição espacial do empreendimento. Uma boa dica é adicionar uma planta ou desenho da disposição física do local. 

5. Plano Financeiro

Nesta etapa é necessário colocar na ponta do lápis tudo que se relaciona com dinheiro. Isso significa considerar gastos, investimentos e capital de giro. Esse é um passo fundamental para o sucesso do negócio e para manter a sua saúde financeira. Nesse plano deve constar o custo de tudo o que foi listado nas etapas anteriores. 

Ao final da elaboração desta parte do plano de negócios, você deverá saber quanto precisa para abrir sua empresa. Também deverá saber quanto precisa para manter a operacionalidade. Contar com a ajuda de um profissional da área de contabilidade é válido para estruturar melhor esta etapa.

6. Análise de cenários e avaliação 

Tendo um plano de negócios elaborado é possível considerar diferentes cenários. Isso significa que você pode fazer simulações para entender quais são os caminhos mais propensos ao sucesso.

É uma forma de pensar a respeito de como direcionar suas ações administrativas para a prosperidade. Em momento de dúvidas sobre decisões você poderá consultar esse documento para ter uma ideia de como proceder. 

Agora você já sabe como elaborar um plano de negócios. Planeje-se e boa sorte!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010