Você sabe quando é a hora certa de oferecer uma promoção de cargo para um funcionário? Os gestores das organizações devem ficar sempre atentos ao trabalho desenvolvido pelos seus colaboradores. Assim, podem conhecer melhor as competências de cada um, aquelas que precisam ser desenvolvidas e também as que ainda estão em estado latente, além dos defeitos a serem trabalhados.
Ao fazê-lo, o gestor poderá escolher de forma mais efetiva aqueles que vão concorrer a uma promoção no trabalho. Ter a oportunidade de ascender a um posto mais elevado na hierarquia da organização deve ser entendido como uma recompensa pelo bom desempenho.
Porém, como identificar qual é o momento certo para promover os colaboradores? Continue lendo para saber mais sobre esse processo e entenda como oferecer as melhores oportunidades para os profissionais mais dedicados. Boa leitura!
O que é promoção de cargo?
Em linhas gerais, a promoção de cargo é uma forma de reconhecer o bom trabalho do colaborador. Essa promoção normalmente diz respeito à subida para um cargo com mais status e melhor remuneração. Contudo, o profissional deve se atentar também ao fato de que terá mais responsabilidades.
Muitas empresas utilizam a promoção interna para o preenchimento de vagas como uma forma de encontrar colaboradores mais capacitados. Inclusive, em muitos casos as vagas não são nem divulgadas externamente, pois o objetivo é encontrar um profissional nos quadros atuais da companhia.
É importante mencionar que há algumas formas de essa promoção acontecer. A mais convencional é aquela em que o profissional assume um novo cargo com mais responsabilidades e salário mais alto.
Porém, também pode acontecer de o colaborador receber aumento salarial e permanecer no mesmo cargo. Nesse caso, geralmente o que acontece é o aumento das responsabilidades e atividades que precisam ser desempenhadas.
Há também casos em que os profissionais recebem mais atribuições sem aumento salarial. As empresas devem evitar esse tipo de abordagem, pois acaba levando a desgastes na relação com os profissionais.
Qual o momento certo para promover colaboradores?
O momento ideal para promover um funcionário varia de acordo com a estratégia da organização, da atual situação da empresa e do plano de carreira existente para cada cargo.
Em geral, a estratégia de expansão e crescimento é decorrente de um cenário em que a empresa está recebendo uma demanda cada vez maior pelo seu produto. Esse é um momento em que a promoção de colaboradores certamente ocorrerá.
Afinal, será necessário contratar novas pessoas para assumir postos estratégicos. Nesse caso, pode ser interessante apostar nos profissionais que já trabalham na empresa. Esses colaboradores possuem mais conhecimento sobre a atividade da empresa e estão mais capacitados a desempenharem atividades de gestão.
Para realocar um colaborador em uma função de mais prestígio, com salário melhor e mais responsabilidades, é necessário que esse cargo esteja disponível. Ou seja, o oferecimento de uma promoção está atrelado à necessidade de suprir uma vaga que se tornou disponível por conta da saída ou promoção de outro colaborador, ou devido à criação de um novo cargo.
O gestor, portanto, deve estar sempre atento à atuação de seus colaboradores. Assim, quando a hora oportuna chegar, ele saberá quem é merecedor da ascensão profissional.
Caso determinado funcionário esteja desempenhando seu trabalho de forma excepcional, os gestores podem considerar uma ascensão dentro de seu plano de carreira, mesmo quando o cargo pretendido está ocupado, criando uma nova colocação.
O mais comum, entretanto, é que as normas para ascender no plano de carreira estejam tão bem delimitadas que, ao alcançar os pré-requisitos de cada etapa, o colaborador automaticamente tenha acesso aos benefícios relativos ao novo cargo.
Por que a promoção de cargo é importante?
Ser promovido no trabalho é importante tanto por uma questão financeira quanto por uma questão de satisfação profissional. O colaborador que não tem essa oportunidade de crescer dentro da empresa pode se tornar bastante insatisfeito no decorrer dos anos.
A promoção representa o aumento salarial e também o reconhecimento pelos bons serviços. A verdade é que profissionais de diferentes áreas desejam ter seu esforço reconhecido e a promoção funciona como esse reconhecimento.
Para as empresas também é bastante vantajoso apostar em promoções para o preenchimento de cargos de grande responsabilidade. Conhecer a pessoa que ocupará a função é determinante para ter certeza de que ela desempenhará bem o seu papel.
Além disso, tem ainda o fato de que os profissionais que já trabalham na empresa conhecem o seu funcionamento e particularidades. As chances de ter um bom desempenho crescem consideravelmente nesse cenário. E, claro, que precisamos citar a redução de custos, uma vez que não é necessário realizar processos seletivos externos.
Como promover um funcionário?
Quando uma oportunidade surge na empresa, é importante que os líderes analisem criteriosamente os profissionais disponíveis. Observe o desempenho dos membros da equipe para encontrar quais estão aptos a assumir novos cargos.
Ao se deparar com mais de um profissional preparado para o cargo aberto, é interessante fazer um processo seletivo interno. Ter a certeza de escolher o melhor profissional para cada cargo é determinante.
Critérios para a promoção de cargo na empresa
Para escolher o profissional que será promovido é importante estabelecer alguns critérios. Explicaremos melhor abaixo.
1. Qualificação para o cargo
É importante que o cargo aberto tenha uma definição clara de qual é a qualificação necessária. Assim, é mais fácil selecionar os candidatos mais preparados para aquela função. Lembre-se de analisar as habilidades técnicas e também as habilidades comportamentais necessárias para o cargo.
2. Proatividade
Para ocupar um cargo de liderança é importante ser proativo. Colaboradores proativos têm mais atitude e buscam por soluções práticas para resolver as principais demandas da companhia. Líderes precisam ser proativos.
3. Flexibilidade
Essa é outra característica que deve ser considerada na hora de promover um colaborador. Trata-se da capacidade do indivíduo de se adaptar às mudanças. Ser flexível é muito importante para encontrar o ritmo necessário nas novas funções.
4. Comunicação
Para ser promovido é importante ter boa comunicação, pois assim terá uma relação mais fácil com seus subordinados. A comunicação clara é importante para evitar erros operacionais que podem prejudicar todo o trabalho do setor.
Para os colaboradores que estão em busca de uma promoção, vale a pena ler o artigo “Como conseguir uma promoção no trabalho?”.
Este conteúdo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!