Dicas para resolver conflitos no trabalho

Homem interrompendo colegas brigando no trabalho

Veja uma lista com algumas dicas para a resolução de conflitos de trabalho.

As empresas são formadas por pessoas de perfis diferentes e, dessa forma, se tornam ambientes propícios a conflitos. Se, por um lado, a diversidade de valores e personalidades é fundamental para resultados mais ricos, por outro pode levar a atritos.

Administrar essa convivência e resolver as eventuais divergências demanda observar aspectos pessoais, contexto organizacional e outros fatores. Os gestores devem estar atentos para essas questões, de maneira que possam resolvê-las com o máximo de rapidez.

Quanto mais tempo leva para desfazer um mal entendido, mais ele pode se converter num problema definitivo. Entre os impactos que podem ser observados estão a queda da qualidade de trabalho, ineficiência e um clima organizacional pesado. 

No artigo a seguir listamos dicas pontuais para a resolução de conflitos de trabalho. Um ambiente de trabalho harmonioso é o segredo do sucesso, entenda como garantir a paz entre os colaboradores. 

Manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é um fator importante para a felicidade. Descubra como está a sua aqui!

Dicas para resolver conflitos no ambiente de trabalho

Com as dicas abaixo é possível resolver os eventuais atritos que podem surgir entre os membros da sua equipe.

1. Entenda as causas dos conflitos

As causas dos conflitos nem sempre são tão claras e, por isso, é essencial que o gestor investigue as motivações dos desacordos. Todas as partes devem ser ouvidas para que seja possível extrair as razões reais do problema. A escuta dos envolvidos deve ser atenta sem que haja interrupções, advertências ou críticas.

Observe com atenção as contradições, semelhanças e os pontos de vista distintos. Somente com esse trabalho de escuta você poderá compreender quais são as causas verdadeiras das divergências. 

2. Mantenha uma postura de responsabilização

O papel do gestor para a resolução de problemas deve ser o de facilitador e não de solucionador. Isso significa adotar uma postura de responsabilização em que os envolvidos no conflito assumem suas responsabilidades. Os colaboradores devem ser levados a encontrar as respostas por si mesmos, sendo apenas conduzidos. 

Ao criar condições para que um diálogo saudável ocorra, o gestor permite que seus colaboradores possam acessar recursos íntimos. As saídas surgem e essa experiência confere crescimento para os profissionais. 

3. Mantenha a cultura dos feedbacks diretos

O feedback tem como principal função ajudar o outro a se desenvolver e encontrar as respostas para o seu crescimento. Trata-se de um retorno a respeito de uma postura ou de um desempenho, que pode ser positivo ou negativo. O mais importante é que haja sempre um caráter construtivo com o objetivo de impulsionar o outro a crescer. 

Feedbacks diretos ajudam tanto a resolver quanto a evitar conflitos entre os membros da equipe. Uma comunicação clara e transparente é fundamental para que os colaboradores compreendam os colegas e não se criem mal entendidos. 

4. Foque em resolver todas as questões

Um pequeno mal entendido não resolvido hoje pode se transformar num grande conflito amanhã. Para evitar a eclosão de situações desagradáveis no contexto organizacional é importante resolver os conflitos de todos os tamanhos. Nada deve ficar no ar sem uma conclusão e uma finalização para ambas as partes.

Uma estratégia que pode ser bastante efetiva é a solução dos focos de atritos. Fique atento à sua equipe e observe se existe algum desentendimento ou processo fora da normalidade. Essa forma de agir evita que pequenas rusgas se tornem grandes problemas de convivência. 

Outra boa estratégia é a de destrinchar o conflito até que ele esteja verdadeiramente resolvido. Converse com os colegas e busque solucionar todos os focos de dificuldade sem que nada fique para trás.

5. Pausas são importantes para que todos se acalmem 

Quando as pessoas estão estressadas e nervosas umas com as outras perdem a capacidade de ter um diálogo razoável. Então, a melhor atitude que um gestor pode tomar é a de permitir que os envolvidos façam uma pausa para respirar e se acalmar. Os envolvidos devem ter um tempo para se tranquilizar. Não se trata de postergar a resolução e sim de aguardar as melhores condições para o diálogo. 

6. Comunicação eficiente é essencial

Muitos desentendimentos surgem de uma comunicação ineficaz, ou seja, de uma mensagem que saiu da fonte como “A” e chegou ao receptor como “Z”. Quando existem problemas de comunicação todo o processo de trabalho é prejudicado, podendo levar a dificuldades de execução das tarefas e de convivência. 

Para melhorar o processo de comunicação na empresa é importante investir no desenvolvimento de recursos efetivos para troca de informações. Reuniões, canais de transmissão de dados e recursos tecnológicos são fundamentais para os resultados. Tudo que ajudar a resolver problemas e evitar divergências vale a pena. 

7. Invista em atividades de integração

Atividades de integração, como pequenos eventos na empresa ou mesmo happy hour, podem ajudar a reduzir os conflitos. Dar a oportunidade para que os colegas de trabalho se vejam fora do contexto organizacional contribui para aumentar a troca entre eles. Ver o outro sem o contexto de trabalho estabelece uma visão mais humanizada essencial para diminuir conflitos. 

8. Aprenda a lidar com as rivalidades na empresa

Rivalidades entre colegas de trabalho prejudicam consideravelmente o clima organizacional. Além disso, dificultam a realização de tarefas de equipe e podem levar a conflitos extremos. O líder da equipe deve evitar gerar um clima de competitividade insalubre entre os colaboradores.

Situações em que o sucesso de um significa o fracasso do outro apenas estimulam mal entendidos. Para construir uma equipe sólida e que troca experiências, o gestor deve estabelecer situações colaborativas. O sucesso de um membro da equipe deve se refletir no sucesso de todos.

9. Atividades lúdicas podem ajudar

Gerir conflitos não precisa, necessariamente, ser algo complexo e sem graça. O gestor pode utilizar recursos lúdicos, como tirar um tempo na semana para que a equipe assista a um filme, por exemplo. Também é possível investir na criação de uma revista eletrônica mensal em que sejam reunidos conteúdos a respeito de questões pontuais.

Ter uma biblioteca dentro da empresa para que os colaboradores possam pegar alguns títulos emprestados também funciona bem. O mais importante é que os profissionais tenham contato com essa discussão além das conversas com o gestor.

Conflitos devem ser sempre resolvidos para que não prejudiquem o bom andamento da empresa!

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