Para não haver arrependimentos, na hora de pedir demissão não pode haver dúvidas, é preciso estar totalmente certo do que está prestes a fazer.
Fazer um pedido de demissão é sempre complicado, às vezes até provoca certo mal estar com colegas e chefes de trabalho. Mas há uma maneira de sair sem problemas e sem que isso acabe se tornando um martírio para ambos os lados.
Independente de qual seja o motivo do pedido de demissão é preciso evitar alguns erros, que podem acabar queimando a sua imagem, mesmo tendo trabalhado anos com uma postura exemplar. Então veja algumas dicas para tornar a sua saída mais tranquila:
– Peça com antecedência – dê um tempo para que a empresa possa encontrar alguém para te substituir, e caso seja solicitado que você ajude no treinamento do novato, não negue.
– Seja objetivo – ao dar a notícia seja breve e direto, não fique fazendo rodeios e deixe bem claro o motivo de sua saída, sem muita enrolação.
– Mantenha contato – é sempre bom manter o network, então não perca o contato com os seus colegas, você nunca sabe quando vai precisar de uma carta de recomendação ou mesmo uma indicação.
– Seu chefe precisa ser o primeiro a saber – é bom que seus colegas saibam através de você sobre a sua saída, mas isso deve ser feito logo depois que você conversar com o seu chefe.
– Deixe a sua saída documentada – depois de falar com o seu chefe faça um documento informando que ambos estão cientes e de acordo das condições evitando confusões.
E lembre-se que na hora de conversar com o seu chefe, não é o momento de lavar a roupa suja. Mantenha uma atitude positiva, falando sobre sua avaliação da sua carreira e que o que você acha melhor fazer. Reconheça os resultados e agradeça todo o aprendizado, isso faz parte dos ensinamentos do coaching. Reconhecer seus valores e aceitá-los, respeitando e horando.
Fazer um pedido de demissão de maneira correta e profissional, além de você ficar bem visto pelo mercado, você ainda deixa as portas abertas para outras oportunidades.