O planejamento estratégico é um fator crucial na sobrevivência e sucesso de qualquer negócio. Contudo, os planos estratégicos não oferecem resultados exceto caso haja uma força que os guie e direcione.
E mais do que ter esse planejamento é essencial que os colaboradores da companhia reconheçam a sua existência e entendam as decisões tomadas pelos gerentes. No artigo a seguir iremos explicar mais sobre a importância do planejamento estratégico e como o Coaching pode ajudar a desenvolvê-lo.
O que é planejamento estratégico?
Em linhas gerais, planejamento estratégico é o processo sistêmico responsável por identificar as melhores formas e condições para alcançar o sucesso. Funciona como um guia que estabelece um rumo para alcançar os melhores resultados.
Na Administração, o conceito de planejamento estratégico está relacionado aos objetivos estratégicos que impactam a direção e os processos vitais da organização. Partindo da definição desses objetivos, a estratégia é então desenvolvida para alcançá-los utilizando os recursos que a empresa possui.
É importante esclarecer que nesse contexto, planejamento significa o estabelecimento de ações eficientes para realizar os objetivos tomando por base:
- Contexto atual;
- Visualização de um panorama completo;
- Análise sobre o futuro;
- Definição de expectativas da companhia para o futuro.
O planejamento estratégico pode ser feito mensalmente, anualmente ou considerando o longo prazo. Tudo depende das necessidades e da realidade de cada empresa.
Qual é a importância do planejamento estratégico?
O planejamento estratégico tem como principal função ser um guia para as ações que serão realizadas durante um período específico. Esse planejamento contribui para que as ações sejam alinhadas ao propósito organizacional. As ações do presente são planejadas observando o seu potencial impacto no futuro.
Além disso, é possível consultar esse planejamento ao longo da jornada para identificar possíveis desvios de rota. Quanto antes esses desvios são identificados, mais fácil é a sua correção. A companhia passa a ter suporte para gerar melhor o tempo, recursos e esforços das equipes.
O planejamento estratégico tem uma função fundamental para manter a companhia operando no mercado. Oferece uma série de benefícios e evita que a empresa arrisque perder o seu propósito.
Como elaborar um planejamento estratégico?
Confira abaixo os passos para elaborar o planejamento estratégico da sua empresa.
1. Diagnóstico
Para elaborar um planejamento estratégico pertinente é essencial fazer o diagnóstico da situação atual. Isso significa analisar o ambiente interno e externo. Uma boa ferramenta para isso é a análise SWOT que foca em identificar as forças e fraquezas (ambiente interno) e oportunidades e ameaças (ambiente externo).
Assim a companhia consegue identificar quais são seus pontos fortes e quais deve focar em melhorar. O diagnóstico ajuda a identificar o que deverá ser priorizado no planejamento estratégico.
2. Definição dos objetivos estratégicos
Com a análise do cenário atual da companhia é possível definir aonde se quer chegar. O estabelecimento de metas permite definir objetivos de curto, médio e longo prazo. Esses objetivos devem estar relacionados à missão, visão e valores do empreendimento.
Também é importante que sejam aplicáveis e realistas para diferentes níveis hierárquicos. Esse mapa estratégico pode ser usado para visualizar os objetivos sob um prisma mais dinâmico.
3. Definição de uma estratégia
Nessa etapa de elaboração do planejamento estratégico é necessário definir a estratégia de como alcançar seus objetivos. É o momento de definir como os recursos da organização serão usados para atender aos esforços das equipes.
É um momento para se dedicar a ouvir os líderes e colaboradores, pois eles podem fazer contribuições significativas para essa definição de caminho. A estratégia precisa estar alinhada com a realidade da companhia.
4. Aplicação e acompanhamento da estratégia
Um bom planejamento deve ser executado para que seja válido. As ideias precisam sair do papel e gerar valor para a empresa. Durante a execução do planejamento estratégico é fundamental acompanhar o quanto a estratégia está sendo efetiva. Sempre é possível corrigir o curso.
Como o Coaching pode ajudar na definição do planejamento estratégico?
O Coaching pode contribuir para tornar o planejamento estratégico profundamente alinhado com a realidade. Trata-se de uma metodologia de desenvolvimento que trabalha com ferramentas eficientes para compreender o cenário atual e a projeção do futuro.
Confira abaixo algumas das habilidades que podem ser maximizadas com o uso do Coaching como base para o planejamento estratégico:
- Conhecimento mais amplo sobre o ambiente competitivo, mercado e dinâmica da troca;
- Conhecimento a respeito dos serviços/produtos, tendência tecnológica e padrões de comportamento do consumidor;
- Contribuição para os esforços estratégicos da equipe;
- Análise de dados através do uso de ferramentas específicas;
- Desenvolvimento de estratégias focadas no aumento da motivação da equipe;
- Diagnóstico da situação atual;
- Previsão de onde os segmento em questão irá nos próximos anos.
Através do planejamento estratégico se tem uma visão mais completa da situação atual. Assim, é possível identificar os recursos que já se tem e aqueles que precisam ser melhor trabalhados. Também é uma forma de entender quais são as metas possíveis dentro da realidade. O objetivo é buscar o crescimento saudável da empresa.
A metodologia Coaching contribui para que os gestores tenham uma visão mais ampla de como guiar seus colaboradores rumo ao sucesso. Com o devido planejamento a sua companhia pode realizar muito mais no mercado.
Benefícios do planejamento estratégico em base no Coaching
Confira abaixo quais são os benefícios que as empresas que adotam o Coaching como guia para seu planejamento estratégico possuem:
- Líderes campeões visionários e entusiastas;
- Profundo conhecimento dos consumidores;
- Desbloqueio do potencial de sua equipe;
- Entrega de produtos e serviços que excedem as expectativas dos consumidores (prometer menos e entregar mais);
- Uso de ferramentas para avaliação do sucesso das estratégias;
- Mensuração de resultados para definir as melhores estratégias;
- Continuamente apresentam produtos e serviços diferenciados
Os Business Coaches podem ajudar a empresa a definir e esclarecer a sua direção e metas a longo prazo, incluindo um novo alvo e estratégias de mercado. Juntos, o Coach e o dono do negócio examinam e desenvolvem a atitude da empresa para alguns dos seus problemas.
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