A vida é imprevisível e suas circunstâncias fogem ao nosso controle, portanto, os problemas são inevitáveis. Nesse sentido, não devemos dar importância à presença dos obstáculos, mas sim à forma como eles serão encarados, é preciso erguer a cabeça e encará-los. Enfrente os problemas com a cabeça erguida! Esse é o chamado que desejo propor através deste artigo.
As pessoas de sucesso enxergam o fracasso como uma oportunidade de crescimento, pois é através dele que nos tornamos melhores, descobrimos nossos limites e capacidades, quebramos paradigmas, superamos a nós mesmos. Todo indivíduo possui um potencial infinito e, mais do que isso, o universo não nos delega um “fardo” mais pesado que nossa capacidade de carregar. Quedas acontecerão, mas saber se levantar é a chave para viver uma vida plena e realizada.
Siga a leitura para continuar essa reflexão e conferir dicas de como enfrentar os problemas com a cabeça erguida, sem medo ou sentimento de inferioridade. Lembre-se sempre que adversidades irão acontecer porque são parte da vida e o que irá fazer a diferença é a forma com a qual lida com elas.
[php_everywhere instance=”2″]
A importância de enfrentar os problemas com a cabeça erguida
Alguma vez já olhou ao redor e teve a impressão de que apenas você tem problemas? Saiba que essa sensação é normal, mas não é verdadeira, porque não é todo mundo que sai por aí falando sobre seus infortúnios. É bem provável que pessoas próximas, como vizinhos e colegas de trabalho, estejam enfrentando grandes batalhas internas sem que você saiba.
Depois de desmistificar essa ideia de que a grama do vizinho é mais verde, entenda que não há motivo algum para se envergonhar dos seus problemas. É claro que não precisa sair por aí abrindo sua vida pessoal para todos, mas o fato de não sentir vergonha já fará uma grande diferença. Isso permitirá que se abra com seus entes queridos, desabafe e peça ajuda se for o caso.
Nenhum problema se torna menor porque fugimos dele e fingimos que não existe, pelo contrário. Quanto mais procrastinamos a solução de uma questão, mais complicada ela se torna. Uma conta vencida, por exemplo, não deixará de existir, os juros continuam correndo até que seja paga ou renegociada. Quanto mais demoramos para tomar uma atitude, mais alto o valor fica.
Evite esperar que seus problemas se tornem maiores para só então tomar uma atitude, faça isso hoje! Encare os problemas com coragem, pois você é capaz de vencê-los. Além do mais, existem coisas que ninguém pode fazer em seu lugar. Então vá, encare, resolva e adquira consciência da grande força que possui.
Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!
7 Dicas superar as adversidades com força e coragem
Para te ajudar nesse processo de enfrentamento dos problemas, selecionei uma série de dicas práticas que irão te ajudar a se fortalecer e se organizar. Confira abaixo as sugestões práticas e veja que é capaz de superar todos os obstáculos impostos pela vida.
1 – Autoconhecimento
No decorrer de nossa jornada, desafios aparecerão inevitavelmente, portanto, viver requer coragem para lidar com os altos e baixos. Um indivíduo de coragem não é ausente de medo e inseguranças, no entanto, confia em sua capacidade para solucionar os problemas. Se conhecer, o autoconhecimento, é o único caminho para obter clareza a respeito de suas potencialidades, bem como, conduzi-las da melhor forma.
2 – Foco na solução
Sempre que temos um obstáculo adiante, o primeiro passo é nunca agir impulsivamente. Pare e analise a situação em questão, colocando em prática seu senso crítico e identificando as possíveis soluções. Vale ressaltar, ainda, que nem sempre as respostas são visíveis ou mesmo existentes. É preciso, portanto, que você ouse fazer diferente e crie o próprio caminho através de um novo olhar.
3 – Postura positiva
Em períodos desafiadores, o hábito natural das pessoas é pensar como tudo pode dar errado, mas é justamente nesses momentos que devemos fortalecer nossas crenças positivas, pois a qualidade de nossa mente se concretiza em ações. Desse modo, passamos a lidar com os problemas com mais serenidade, criamos uma condição favorável de mente e atitudes para o alcance de resultados satisfatórios. Desistir: jamais!
4 – Busque alternativas
Nem sempre haverá uma solução rápida e definitiva para eliminar o problema por completo. Nesses casos, o que você pode e deve fazer é buscar alternativas. No caso de uma grande dívida, por exemplo, mesmo que não tenha o valor total para quitá-la, pode tomar outras atitudes.
Renegociar, vender algum bem, tomar um empréstimo com condições melhores de pagamento são exemplos de alternativas para lidar com a questão com os recursos que tiver disponíveis. Jamais pense que um problema não tem solução, sempre tem, mesmo que precise tomar atitudes a longo prazo.
5 – Aceite as coisas que não pode mudar
Sempre que um problema surgir, pense se realmente existe algo que pode fazer para resolver. Considerar isso é necessário porque, em alguns casos, a situação foge do nosso alcance. De qualquer forma, mesmo que você não possa mudar o que aconteceu, pode escolher o efeito que aquilo irá trazer para a sua vida.
Questione-se sempre para evitar sofrer por coisas que não podem ser mudadas. Saiba aceitá-las com serenidade, mas sem se acomodar, porque a forma com a qual lida com esse tipo de questão faz toda a diferença. A intenção não é aceitar e se afundar em um mar de insatisfação e sim pensar na melhor forma de lidar com aquilo.
6 – Cuide-se física e emocionalmente
Por mais que seja forte e capaz de superar as adversidades, é preciso se lembrar que continua sendo um ser humano e que possui suas fragilidades. Desse modo, lembre-se de se cuidar, considerando tanto aspectos físicos quanto emocionais. Quanto melhor estiver se sentindo, mais coragem e discernimento terá para vencer os desafios.
Tire momentos para relaxar, alimente-se bem, pratique atividades físicas, fale sobre o que está sentindo, durma bem, todas essas medidas irão te fortalecer e permitir que tome decisões com mais tranquilidade. Coloque sua saúde e bem-estar como prioridade e verá como essa decisão irá impactar positivamente a sua vida.
7 – Peça ajuda
Independentemente de qual seja o problema que está enfrentando, evite carregar todo o peso gerado por ele sozinho. Mesmo que outras pessoas não possam te ajudar a resolver, poderão te oferecer apoio emocional e isso faz toda a diferença.
Converse com alguém da sua confiança, se abra, aqueles que te amam verdadeiramente não irão te julgar. Eles poderão te ouvir, dar conselhos e oferecer outros tipos de ajuda. Acredite, o fardo ficará mais leve se compartilhá-lo com alguém.
E você, qual a sua dica para enfrentar os problemas com a cabeça erguida? Deixe seu comentário abaixo e envie este conteúdo para os amigos que acha que estejam precisando ouvir essas palavras.
[php_everywhere instance=”1″]