Se você é daquelas pessoas que só consegue trabalhar escrevendo e documentando o que já foi feito, as planilhas podem ser uma excelente ajuda para organizar e controlar os dados do seu trabalho. As planilhas também poder ser a melhor solução para a administração de uma organização: basta definir qual modelo se encaixa melhor no departamento ou função que você precisa.
Uma ideia bastante interessante é incentivar cada gestor a fazer sua própria planilha e criar o hábito de documentar seu trabalho. Aos poucos, a empresa pode aproveitar os modelos mais eficientes e ir aprimorando as planilhas por versões mais elaboradas e completas para suas necessidades.
[php_everywhere instance=”2″]
Modelos de planilhas organizacionais
Planilha de vendas
Elabore uma planilha em que você possa anotar o valor total das vendas, número de produtos vendidos e método de pagamento. Aproveite para fazer uma pequena análise do rendimento diário, de modo a entender como as vendas acontecem.
Planilha de caixa
É fundamental que se tenha uma planilha com as entradas e saídas da empresa. Dessa forma, fica muito mais fácil saber quanto e como o dinheiro foi gasto. Nesse tipo de planilha, o ideal é inserir despesas fixas, pessoais e administrativas.
Planilha de funcionários
Esta planilha pode ser uma forma de avaliar os colaboradores ou equipes. Separe por colunas as pessoas que compõem sua equipe e vá anotando as metas e resultados. Assim você poderá identificar erros e poderá melhorar o desempenho dos seus colaboradores.
Planilha de resultados
Esse modelo de planilha é excelente para identificar se a empresa está conseguindo ter lucros ou prejuízos. Aqui, o importante é inserir dados como valores de impostos, contribuições, gastos administrativos, royalties e o que foi faturado menos os custos.
Planilha de fluxo do estoque
Documentações com pedidos de fornecedores e clientes é fundamental nesse modelo de planilha. Insira elementos como número de produtos vendidos, número de pedidos cancelados e número de produtos que ainda consta em estoque. Com esses dados, o gestor do estoque consegue listar o que comprar e o que não comprar para o mês seguinte, evitando compras desnecessárias.
Planilha de gastos e lucros
Esteja sempre de olhos abertos no que tem sido gasto e nos lucros. Essa análise permite identificar os períodos em que a empresa está com o caixa mais “folgado” ou “apertado”, permitindo que você preveja quando o dinheiro entra no caixa e quando ele sai, se organizando para as contas futuras.
Este artigo conseguiu te ajudar de alguma forma? Deixe seu comentário e sua opinião sobre o uso de planilhas nas organizações.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Jemastock / Shutterstock