A produtividade de uma equipe não está ligada apenas aos números e resultados financeiros apresentados, e abrange aspectos como motivação, envolvimento, comprometimento coletivo, resultados e investimentos.
Considerando este contexto, muito mais do que se preocupar com o aumento da produtividade, é preciso pensar no controle da produtividade apresentada, de modo os resultados obtidos sejam realmente satisfatórios e assertivos. Confira a seguir algumas dicas importantes que auxiliam neste processo:
[php_everywhere instance=”2″]
Dicas para um controle de produtividade mais eficiente
Planeje as atividades e atribua funções
Deixar todas as tarefas e funções devidamente estabelecidas é fundamental para garantir o envolvimento e comprometimento da equipe. É importante deixar claro quais são os objetivos a serem atingidos com o planejamento proposto.
Acompanhe a execução e reconheça os avanços
É importante que o gestor veja os avanços da equipe e acompanhe o que cada colaborador tem executado. Este é um bom momento para mostrar apreço e reconhecer o progresso da equipe e dos colaboradores.
Reconhecer os feitos da equipe é importante para que os colaboradores se sintam valorizados e motivados. Por isso, marque reuniões (semanais ou mensais) para que todos possam dar opiniões a respeito das atividades e dos projetos e também para informar o andamento de suas tarefas.
Dê apoio
Tão importante quanto delegar tarefas e reconhecer os avanços dos colaboradores é oferecer apoio. Mostre para sua equipe que você é alguém que eles podem contar, caso precisem pedir ajuda.
Use gerenciadores de tarefas
É importante adotar meios para gerenciar as demandas com transparência e assertividade. Portanto, escolha um gerenciador que seja prático, de fácil acesso e que otimize a produtividade de sua equipe. Existem gerenciadores gratuitos — como a técnica Pomodoro — e até programas pagos que valem muito a pena. Veja qual se enquadra em sua empresa e que atende as necessidades da sua equipe.
E você? Tem alguma dica para controlar a produtividade da sua equipe? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião e experiência com o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta-o e compartilhe em suas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: GaudiLab / Shutterstock