Muito provavelmente, você já viu, ouviu e até comprou algum produto da marca Natura. A empresa de cosméticos brasileira foi fundada por Antônio Luiz da Cunha Seabra.
Atualmente, o empresário, investidor e empreendedor é membro do conselho da organização que fundou. Com a sua fortuna estimada em US$ 1,3 bilhão, faz parte da lista de bilionários de 2019 da renomada revista Forbes. Em 2017, Antônio Luiz Seabra assumiu o 37º lugar na lista dos bilionários mais ricos do Brasil, também de acordo com a Forbes.
Entretanto, o propósito deste artigo não é ressaltar a riqueza desse empreendedor, por mais que ela seja bastante expressiva. Em vez disso, vamos focar na trajetória e, acima de tudo, no perfil de liderança desse empresário que serve de inspiração para todos nós. Continue a leitura a seguir e conheça o que está por trás do sucesso de Antônio Seabra e da Natura!
A trajetória de Antônio Luiz Seabra
O bilionário nasceu na cidade de São Paulo, em 1942. Começou a trabalhar aos 15 anos de idade. Era calculista de custo indireto na Gráfica Siqueira, empresa na qual trabalhava seu pai. Depois disso, recebeu uma proposta para trabalhar como trainee no departamento de pessoal da Remington. Aos 19 anos, já era chefe e, aos 21, superintendente.
Apesar de trabalhar no setor administrativo do laboratório, Seabra passou a se interessar por fórmulas e combinações que resultaram em novos produtos. Depois de 8 anos de trabalho na Remington, Seabra decidiu sair da empresa para gerenciar um pequeno laboratório de cosméticos em São Paulo, durante 3 anos. Logo em seguida, ingressou de vez na indústria de cosméticos.
No entanto, o jovem empreendedor só aceitou a proposta de sociedade com a condição de que aquele pequeno laboratório se transformasse em uma empresa de verdade.
Aos 27 anos, mais precisamente no dia 28 de agosto de 1969, fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaout Ltda, em sociedade com Jean Pierre Berjeaout. Poucos meses depois, a empresa viria a se chamar Natura, por causa da participação de ativos vegetais na composição dos seus produtos.
A empresa Natura
As atividades da gigante brasileira começaram com uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo mesmo, onde Seabra prestava consultoria de beleza aos consumidores.
O objetivo dele era criar novos produtos com uma característica mais artesanal. No dia da inauguração da loja, Seabra captava clientes nas ruas, distribuindo rosas brancas junto de uma mensagem.
Foi a partir do atendimento direto ao cliente e conversando com cada um deles que ele constatou o potencial transformador dos cosméticos. Percebeu que o ato de cuidar da pele é uma das formas de expressão da autoestima, satisfação pessoal e bem-estar dos indivíduos.
O negócio deu tão certo que, com o passar dos anos, Seabra edificou um time de revendedores em todo o país. Com humanismo, criatividade e equilíbrio, fez na Natura a maior empresa cosmética do Brasil.
São mais de 7 mil funcionários engajados nos processos internos e mais de 1,5 milhão de consultores independentes. A grandeza da operação justifica o valor de mercado da marca. Estima-se que a Natura valha US$3,15 bilhões, sendo a líder do ranking das mais valiosas da América Latina, de acordo com a Interbrand.
Natura é sustentabilidade
Hoje, a empresa de Seabra é uma das maiores marcas de cosméticos da América Latina. Com o seu forte discurso de preservação ambiental e respeito à natureza, a Natura prioriza matérias-primas naturais e o trabalho de cooperativas de comunidades da Amazônia, que extraem os recursos da natureza sem agredir as florestas.
Essa cultura de preservação e consciência ambiental fez da sua organização diversas vezes pioneira no mundo. Lançando refis para as suas embalagens, eliminando a produção de novos recipientes e estimulando o uso consciente e sustentável dos recursos, a Natura tornou-se referência em sustentabilidade em todo o mundo. Também foi pioneira em optar por produtos de carbono neutro, reduzindo e compensando a emissão dos gases causadores do efeito estufa.
Seabra ainda desenvolveu a tabela ambiental, em que explica aos seus consumidores como as embalagens e produtos são feitos. Essa atitude demonstra não apenas o seu interesse e preocupação com os seus clientes, mas também o seu compromisso em promover a sustentabilidade em todos os níveis.
Em 2015, a Natura foi contemplada com o prêmio Champions of the Earth, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), na categoria Visão Empreendedora. O prêmio foi concedido em reconhecimento aos seus esforços para destacar a sustentabilidade na condução dos negócios.
Hoje em dia, a empresa já ultrapassou fronteiras e mantém atividades na Argentina, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França — ainda em processo de organização da sua entrada no mercado dos EUA. A Natura fortaleceu ainda mais a sua imagem nacional e internacional após a fusão com a Avon, consolidada entre 2020 e 2022.
Antônio Luiz Seabra: o perfil do líder que é referência
Seabra é um grande líder e empreendedor movido por duas paixões: os cosméticos e seus clientes. Com humanismo e criatividade ele fez da Natura a maior empresa cosmética do Brasil. Ele também é proprietário da Bresco, empresa da área de locação de hotéis, escritórios e armazéns.
Ele é um exemplo de líder que ousou ir além e conseguiu transformar todo o seu sonho em realidade. Segundo a Merco, empresa de pesquisa europeia, Antônio Luiz Seabra está entre os 100 líderes com a melhor reputação no país.
Está claro para todos nós que não existe uma receita secreta para o sucesso. Todavia, é inquestionável que a Natura, sob o comando de Seabra, trilhou um caminho próspero e de intensa ascensão. A combinação consistente de um modelo de negócios coeso com estratégias diferenciadas de produtos contribuiu para dar gás às suas operações.
Observe bem: as primeiras experiências de trabalho de Antônio Luiz Seabra não foram necessariamente determinantes para o seu desejo de empreender na área cosmética. Mesmo assim, a sua bagagem profissional foi sendo enriquecida a cada contato com os mais variados setores.
Seabra também destaca a sua fé espírita, a fraternidade entre as pessoas e o respeito à natureza como valores e diferenciais na condução da empresa.
O coaching na formação de líderes de sucesso
O coaching é uma poderosa metodologia de desenvolvimento humano, indicada para quem deseja seguir os passos dos empreendedores de líderes de sucesso, como Seabra, e se tornar um líder de excelência. Trata-se de um método acelerador de resultados rápidos e permanentes.
Por meio do processo de coaching, os indivíduos conquistarão o estilo de liderança mais almejado dentro das organizações: o leader coach, ou seja, o líder que exerce a sua liderança com base nos princípios do coaching.
Com o apoio do método, as pessoas serão submetidas a um intenso processo de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades e competências, quebra de comportamentos limitantes e melhoria contínua.
Os benefícios do coaching para quem deseja ser líder junto de pessoas e organizações são inúmeros: liderança eficaz com base nos princípios do coaching, treinamento e desenvolvimento de pessoas, recrutamento eficaz de talentos, feedbacks precisos, delegação, foco, visão de futuro, resultados acima da média, motivação, entre muitos outros.
Os indivíduos aprenderão a conquistar pelo exemplo, inspirar pessoas e conduzir, de forma positiva, colaboradores e equipes, sempre com foco em excelentes resultados. Confira o vídeo a seguir e saiba mais sobre o coaching para lideranças!
Entre agora mesmo em contato com um dos nossos consultores, saiba mais sobre o Leader Coach Training — LCT e torne a sua liderança cada vez mais eficaz, por meio desse método revolucionário.
Faça coaching e seja um líder de excelência!
E você, querida pessoa, já conhecia a trajetória deste grande empreendedor, Antônio Luiz Seabra? Há mais algum exemplo de liderança que você admira? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!