Empresas são organismos vivos cujas atividades geram impactos econômicos, sociais e ambientais. Durante um bom tempo o impacto ambiental foi ignorado, sendo mantido de fora dos debates sobre as responsabilidades organizacionais. Atividades de produção geraram inúmeros danos ao longo das décadas sem que fossem oferecidas contrapartidas.
Com o maior debate a respeito dessa tríade de impactos, com especial ênfase no meio ambiente, foi criado o conceito de Sustentabilidade Corporativa. Continue lendo para entender melhor o conceito e como ele é fundamental para que as companhias se consolidem no mercado.
Entenda melhor o que é Sustentabilidade Corporativa
O termo sustentabilidade nasceu na década de 1980, a partir da compreensão de que era necessário alinhar o crescimento econômico das empresas com medidas de preservação ambiental. Desde que o conceito foi criado, se tornou uma base relevante para nortear causas sociais e ambientais, principalmente no mundo corporativo.
Surgiu, então, o que conhecemos como sustentabilidade corporativa, essencial para o sucesso das organizações. Nesse conceito estão englobadas as esferas econômica, social e ambiental.
Em outras palavras, significa que as companhias devem buscar resultados econômicos sem descuidar dos impactos sociais e ambientais das suas ações. É uma forma de gerenciamento empresarial que contribui para a longevidade da organização e para uma sociedade mais justa.
Esse conceito se caracteriza por ter a natureza de criar valor, uma vez que é uma ferramenta de redução de riscos e de custos. Também funciona como uma forma de atrair investimentos e gerar valor para a marca. Dentre os ganhos estão a maior motivação dos colaboradores e a retenção de talentos.
Pontos que compõem o conceito de Sustentabilidade Corporativa
A seguir apresentaremos os principais pontos que compõem o conceito de sustentabilidade corporativa.
Ecoeficiência
Diz respeito à produção baseada na redução da utilização de materiais e energia. Tange ainda à implantação de atividades de reciclagem, reutilização e economia sustentável. Também deve buscar a melhoria dos processos de produção e modernização dos recursos tecnológicos.
Life Cycle Assessment (LCA)
Inventário que traça o impacto de um produto ou serviço ao longo de toda sua vida. Realiza a medição do consumo dos recursos e dos resíduos produzidos pelos produtos.
Gestão da Cadeia de fornecedores
Compreende a escolha dos fornecedores ideais, ou seja, daqueles que atendem de forma mais congruente os objetivos da empresa no que tange a sustentabilidade.
Conscientização dos Colaboradores
Representa implantar uma cultura organizacional que permita a aplicação prática nos processos e atividades dos colaboradores em seu dia a dia.
Sensibilização Stakeholders
Refere-se a sensibilizar os parceiros e clientes externos sobre a importância de uma cultura organizacional embasada na sustentabilidade corporativa. Apresentação da relevância dos produtos e serviços seguirem práticas sustentáveis em sua produção.
Relatórios de Sustentabilidade Anual
Consiste numa espécie de Prestação de Contas à Sociedade, onde as empresas apresentam seu desempenho econômico, social e ambiental de forma conjunta.
Sustentabilidade Corporativa: como aplicar o conceito a sua empresa
Empresas que baseiam a sua gestão no sistema de sustentabilidade corporativa tendem a apresentar melhor desenvolvimento em longo prazo. Além de contribuir para desenvolver o empreendimento, ajuda a melhorar a situação de todas as partes envolvidas.
A implementação do conceito demanda o desenvolvimento de responsabilidade socioambiental na companhia. A sustentabilidade precisa se tornar um valor estratégico. A seguir listamos algumas dicas de como colocar em prática ações sustentáveis nos âmbitos social, econômico e ambiental.
Benefícios sociais
O foco das ações do âmbito social é desenvolver entre os colaboradores, acionistas e comunidade uma consciência direcionada para o desenvolvimento sustentável.
Programas educacionais de formação e qualificação
As empresas podem investir em programas de formação e/ou qualificação dos funcionários e da sociedade do entorno. Esses programas têm um grande impacto social como oportunidades para o crescimento tanto de quem trabalha para a sua companhia como para quem vive próximo.
Inclusive, é uma excelente estratégia para formação de mão de obra de qualidade para atender as necessidades da sua empresa no futuro.
Inclusão
A companhia que deseja desenvolver a sustentabilidade corporativa deve se atentar para a questão da inclusão. Basicamente, trata-se de abrir vagas destinadas a pessoas com deficiência, contribuindo para que elas sejam absorvidas pelo mercado de trabalho. A possibilidade de ter um trabalho é essencial para construir uma sociedade mais igualitária.
Investimento social na comunidade do entorno
Algumas ações relevantes para a comunidade do entorno da empresa incluem mutirões de combate a dengue, criação de postos de recolhimento de recicláveis, bibliotecas comunitárias, entre outros. Esse tipo de medida traz um grande retorno para a imagem corporativa.
Benefícios Ambientais
Ações ambientais objetivam potencializar a proteção ambiental, promovendo o consumo consciente dos recursos naturais. Também visa reduzir os impactos negativos das atividades corporativas.
Ações de Ecoeficiência
Acima explicamos o conceito, as empresas que estão seguindo pelo caminho da sustentabilidade corporativa podem adotar algumas ações nesse sentido. A otimização da produção com menor uso de recursos e menor geração de resíduos é um exemplo.
Ações de reciclagem
A reciclagem e a correta destinação dos resíduos são essenciais para que a empresa alcance o desenvolvimento sustentável. Os objetivos incluem desenvolver meios para diminuir a geração de resíduos destinados aos aterros e logística reserva.
Benefícios Econômicos
Ações da categoria econômica, esses benefícios enfocam na promoção da proteção do meio ambiente e da sociedade.
Participação de clientes e comunidade
Contar com a participação de clientes e da comunidade para desenvolver novos produtos é importante para alcançar a sustentabilidade. É um método de trabalho que demonstra transparência de ações e valorização de todos como parte do que a empresa faz. Uma ação que gera lucro para a empresa e retorno para quem faz parte da história dela.
Cumprimento das obrigações legais
É fundamental que as empresas se mantenham dentro do previsto legal, cumprindo as suas obrigações. As organizações devem se atentar para o pagamento correto de tributos e de seus deveres diante de colaboradores, clientes e fornecedores. As leis e obrigações ambientais devem ser cumpridas à risca.
Postura ética
É crucial que as companhias atuem no mercado de forma ética, respeitando a todos, em especial os concorrentes. Tudo isso contribui para a construção de uma imagem positiva.
Agora você já conhece o conceito de sustentabilidade corporativa. Aproveite para deixar seu comentário e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais!