O termo em inglês headhunter é a junção das palavras head, que significa cabeça, e hunter, que significa caçador. Parece assustador, não é mesmo? Mas pode ficar tranquilo, pois no ramo empresarial um headhunter não tem o objetivo de tirar a cabeça de ninguém do corpo. Um profissional com essa função é basicamente uma pessoa que procura por talentos, pois ele é focado em encontrar a melhor pessoa para determinada função.
Em um mercado altamente competitivo como é o mercado de trabalho atual, onde cada vez mais os profissionais têm se preparado para superar seus concorrentes e serem escolhidos para ocupar os melhores cargos dentro das empresas, o papel do headhunter é fundamental, pois ele ajuda boas organizações a encontrarem bons colaboradores, no sentido de que ambos se unam, para alcançar o sucesso juntos.
Por este e muitos outros motivos, é que o headhunter faz total diferença e tem sido tão requisitados por empresas dos mais diversos portes e segmentos.
Continue a leitura deste conteúdo e entenda melhor a importância deste profissional, para indivíduos e empresas, no mercado de trabalho atual.
[php_everywhere instance=”2″]
O que é um headhunter?
Agora vou falar mais profundamente sobre a definição dessa profissão. Um headhunter pode ser um indivíduo autônomo, ter contratos temporários, ser um prestador de serviço ou ser funcionário integral de uma empresa.
Independentemente da maneira como atue, sua meta principal é preencher as vagas abertas dentro das empresas, encaixando nestas as pessoas mais competentes que existem no mercado. Ou trazer pessoas com know-how para empresas que ainda nem sabem que precisam delas.
Ele é o intermediário entre o cliente e o candidato ao emprego. Suas responsabilidades estão centradas em identificar os melhores candidatos existentes no mercado, analisando criteriosamente o perfil desses profissionais e escolhendo o mais apto ao trabalho.
Características do profissional
O profissional que atua como headhunter tem características primordiais, que contribuem para que ele desenvolva um trabalho de excelência no dia a dia, escolhendo os melhores colaboradores, para ajudarem as empresas a se destacarem nos mercados em que atuam.
Confira, a seguir, algumas destas características:
Observação
Um profissional desse tipo tem a opção de procurar por bons técnicos em um determinado assunto, avaliá-los e somente depois apresentar para uma ou um leque de empresas que poderiam ter interesse nele.
Observar e conhecer profundamente a pessoa é essencial para entender qual é o perfil dela. Somente com essa verificação será possível entender as experiências passadas, o momento em que o indivíduo está vivendo agora e saber quais são os objetivos de carreira e os pessoais. Afinal, o trabalho e a vida pessoal devem andar lado a lado e não entrarem em guerra.
Escuta ativa
É preciso não somente ouvir o candidato, mas também compreender o momento e as habilidades dele. Não adianta nada ter uma conversa de duas 2 horas com um profissional e voltar para casa sem lembrar de nada. Prestar atenção e anotar os pontos mais importantes são ações que demonstram interesse e que irão ajudar a entender a pessoa melhor.
Argumentação
Acredito que esse seja um dos atributos mais importantes desse tipo de profissional. Primeiro, ele deve estudar profundamente a empresa e a vaga aberta na qual está desenvolvendo seu trabalho. Só dessa maneira, será possível encontrar o candidato mais adequado. Se ainda não há vaga, o profissional deve estar atento às características do possível colaborador, para compreender qual empresa gostaria de ter esse perfil. A construção de argumentos virá quando for o momento de apresentá-lo.
Negociação
Se o profissional desenvolveu bem o poder de argumentação é mais fácil conseguir evoluir com a conversação. O resultado do profundo conhecimento da empresa e do candidato deixará o processo de construção de argumentos mais simples. É o famoso poder de barganha ou negociação. Outro ponto importante é que o headhunter tenha sempre em mente qual é o salário e os benefícios que o candidato deseja, para tentar atendê-lo da melhor maneira possível.
Networking
Nada mais justo do que um headhunter ter uma grande rede de contatos a quem ele pode procurar, quando estiver com uma vaga em aberto e precisar preenchê-la. Mas networking não é somente ter mais amigos no LinkedIn.
A essência do termo é ter e manter o contato com uma rede de profissionais competentes em diversas áreas, para que, dessa maneira, uns possam contribuir com o crescimento e evolução do outro nos momentos em que for necessário.
Autocrítica
É fundamental que este profissional seja uma pessoa com autoconhecimento e que possa fazer autocrítica sem problemas. É preciso analisar as situações que não deram certo e buscar onde está o erro para não repetí-lo no futuro.
Diferenças de headhunter e RH
Analisando a função e as características de um headhunter é possível pensar que ele tem um trabalho igual ao time de Recursos Humanos – RH de uma empresa, não é mesmo?! Porém as duas profissões são bem distintas.
O recrutador busca pessoas com base no currículo e em processos seletivos, com etapas como entrevistas, dinâmicas e testes de perfil. Já o headhunter encontra esses profissionais fazendo análises em diversos lugares e ocasiões. Ele praticamente não tem local de trabalho definido, podendo ser facilmente encontrado em locais inusitados como festas de gala, jantares ou até mesmo em pistas de corrida. Isso explica o que eu disse acima sobre o profissional não precisar ser necessariamente um colaborador em tempo integral de uma empresa.
A principal ferramenta que este profissional utiliza é a sua ampla rede de contatos, conforme eu disse acima, em que ele seleciona um candidato e oferta uma vaga. A ampliação do networking ocorre de forma natural, já que ao saber da existência dele, os candidatos procuram se aproximar e estabelecer vínculos, para conseguir um bom emprego futuramente.
Assim, é possível dizer que o trabalho do profissional de RH é mais passivo, no que diz respeito aos processos seletivos, ou seja, ele divulga a vaga e aguarda os currículos chegarem, para, aí sim, começar a contatar os candidatos.
Já o headhunter, conforme o seu próprio nome supõe, vai realmente à caça dos talentos, para ocupar as melhores vagas dentro das melhores organizações.
As perguntas mais comuns feitas por headhunters
O trabalho de um headhunter envolve também entrevistar os profissionais que encontra para as empresas, para entender e analisar se eles realmente se encaixam no perfil que a organização procura.
Neste processo, existem algumas perguntas que sempre são realizadas por estes profissionais, com o intuito de fazer uma espécie de comparação entre os candidatos existentes para a vaga em aberto.
Assim, se você está em busca de emprego e deseja se preparar para se sair bem nas entrevistas, seja com recrutador ou com um headhunter, aqui vão as principais perguntas feitas por estes profissionais:
Por qual motivo você saiu da empresa em que trabalhava?
Ao fazer esta pergunta, o headhunter tem o objetivo de entender os motivos que levaram o profissional a ser demitido ou a pedir demissão, e também analisar a forma como o candidato se refere as empresas pelas quais passou, principalmente se teve ele teve uma experiência negativa com a mesma.
O que está te levando a mudar de emprego?
Similar à pergunta anterior, o headhunter realiza este questionamento ao candidato, com o intuito de entender quais são os objetivos profissionais que ele possui.
A partir desta pergunta ele consegue extrair também do profissional o momento em que ele se encontra, tanto na carreira, quanto na vida de uma forma geral. Com isso, ou seja, por meio desta abordagem, é possível identificar se o profissional atende aos requisitos da vaga ou não.
Por que você deseja trabalhar nesta empresa?
Ao fazer esta pergunta a intenção do headhunter é entender os anseios do profissional com relação à empresa, o que o motiva, bem como o que ele pretende alcançar com a vaga em si. Além disso, através deste questionamento, consegue-se também analisar se há um alinhamento entre o perfil do candidato e as necessidades da organização.
Podemos continuar a entrevista em inglês?
Esta pergunta geralmente é direcionada aos candidatos que informam em seus currículos que possuem fluência no idioma. A intenção e saber se realmente o profissional domina a língua ou se apenas colocou a informação para impressionar e ser convidado para a entrevista de emprego.
Qual a sua pretensão salarial?
Esta pergunta é essencial em todo em qualquer tipo de processo seletivo, seja ele realizado pelo departamento de RH de uma empresa ou pelo headhunter. Isso porque, é fundamental saber esta informação logo de início, para poder saber se a empresa tem condições de pagar o que o profissional está pedindo, se haverá possibilidade de negociar ou se o mesmo terá de ser dispensado.
Como pudemos perceber, uma pergunta acaba sendo complementar à outra. Isso é proposital, pois a intenção do recrutador e do headhunter é extrair o máximo de informações e dados do candidato, para que, dessa maneira, seja possível fazer a melhor escolha para ambos, ou seja, para a empresa e também para o profissional.
Qual é o curso ideal
Não há uma formação ou algum curso superior específico para habilitar profissionais para atuar como headhunters. As competências que os headhunters possuem são desenvolvidas a partir de suas experiências profissionais. Um bom modo de fortalecer as capacidades de um caçador de talentos é com o Coaching.
O método Professional & Self Coaching – PSC é uma ótima forma de exercer o autoconhecimento e encontrar quais são as características que podem ser desenvolvidas, descobrindo quais são as particularidades que podem ser consideradas como falhas, bem como o momento certo de se empoderar!
Para que este profissional tenha sucesso em suas escolhas, o networking é indispensável já que esta é a porta de entrada para encontrar os profissionais e as empresas ideais. Assim, ele tem subsídios para indicar pessoas que realmente irão acrescentar para as áreas das empresas. O trabalho dele é reconhecido quando ele mostra que o mais interessante é o fato de não vender nada, mas apenas ofertar oportunidades excepcionais.
Os headhunters costumam ser excelentes no que fazem. Para quem procura um bom emprego, vale uma dica: seja o mais transparente e verdadeiro possível com eles. Só sendo honesto consigo mesmo e com o outro terá mais chance de ser apresentado para um cliente cujas necessidades são as mesmas que os seus anseios profissionais.
E você, gostou do conteúdo? Já conhecia o perfil do headhunter? Tem interesse em se tornar um? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião e, se este conteúdo ajudou você de forma positiva, curta e compartilhe-o nas suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam o que de fato este profissional faz.
[php_everywhere instance=”1″]