O sonho de muitas pessoas é abrir o próprio negócio. Para ser “dono do próprio nariz”, entretanto, é necessário despertar o lado empreendedor que existe em cada um.
O terrível de ser um empreendedor ou um presidente é que na verdade nunca se sabe detalhadamente os riscos que serão enfrentados. Certamente Bill Gates não tinha ideia de que ao desistir de Harvard para iniciar a Microsoft se tornaria um sucesso. Da mesma forma, o empresário que precisa encarar a falência também nunca previu que esse seria o seu destino. Para ser um empreendedor é preciso ter muitas qualidades ou pelo menos tolerância ao risco.
O Coaching para empreendedores é uma ótima opção para aqueles que desejam desenvolver habilidades importantes para ampliar a visão sobre um objetivo e para tomar decisões mais assertivas em relação ao futuro negócio. Assim, é possível transformar sonhos e ideias em realidade.
Para você que já está decidido a investir em seu lado empreendedor, seguem algumas dicas de Coaching que o ajudarão a conduzir com mais tranquilidade o seu próprio negócio:
Tenha paixão pelo que faz
Quem ama o que faz consegue desenvolver as características necessárias para alavancar o empreendimento. Investir numa atividade que lhe dê prazer é essencial para manter-se motivado mesmo diante de dificuldades.
Tenha foco
Elimine atividades que não trazem resultados e concentre-se no que pode render mais clientes e receita. Em vez de fazer muitas coisas simultaneamente, faça poucas e seja bom nelas.
Acredite em você
O empreendedor precisa confiar em sua capacidade de tomar decisões e superar desafios. A autoconfiança é fundamental e deve ser aprimorada por meio de cursos que ajudem a desenvolver as habilidades necessárias para gerir o negócio.
Faça dos erros e fracassos aprendizados
Em qualquer empreendimento as coisas nem sempre acontecem como se espera. Isso é comum e o empreendedor precisa aprender a lidar com imprevistos. Se algo não deu certo, retire as lições positivas e siga em frente.
Planeje suas ações
Empreendedores bem-sucedidos sabem o que querem e criam um plano de ações para atingir seu objetivo. Coloque no papel o ponto em que você está e em que lugar deseja chegar. Em seguida liste o que precisa fazer para alcançar o que almeja.
Positividade
Um bom empreendedor precisa ser otimista e acreditar no seu potencial de desenvolvimento, bem como na sua criatividade. Além disso, deve sempre lembrar-se de que para todo problema há uma solução.
Amplie sua visão e percepção
Enxergue em cada detalhe uma oportunidade e esteja aberto a novos horizontes. Empresários de sucesso compreendem que mudanças são inevitáveis e que adaptar-se a elas é imprescindível para que o empreendimento cresça.
Desenvolva sua capacidade de liderar e trabalhar em equipe
Você será o líder da empresa, por isso, precisa aprimorar sua habilidade de observar, ouvir, estimular e gerir seus colaboradores para obter bons resultados.
Administre seu tempo
“Tempo é dinheiro”, então a boa administração das horas de expediente deve começar com o empreendedor. Mantenha sua mesa organizada, liste as prioridades do dia seguinte todo fim de tarde, faça uma agenda de compromissos e antecipe atividades quando for possível.
Defina metas de longo e de curto prazo
Para impulsionar o desenvolvimento do negócio é preciso estipular metas viáveis de curto, médio e longo prazo. Assim, você saberá o que fazer para atingir seus objetivos no tempo certo.
Celebre
Reconhecer todas as conquistas do cotidiano, mesmo as menores, funciona como um incentivo para traçar novas metas e manter-se empenhado em fazer o empreendimento progredir.
Além de seguir essas dicas, para reduzir o risco do seu negócio é preciso fazer avaliações apropriadas e enxergar a ideia de forma racional e prática. Pense em que tipo de empreendimento você quer iniciar e responda às seguintes perguntas:
1 – Você irá satisfazer a necessidade do mercado criando seu próprio negócio?
2 – Sua ideia é nova ou tradicional? Se for nova, há demanda para o que será oferecido? Se for tradicional, o mercado está muito saturado?
3 – Quem comprará seu produto ou serviço? Essas pessoas querem o que você oferece? Esse público pode pagar? Onde os clientes adquirem esse produto ou serviço atualmente? Por que eles migrarão para o seu negócio?
4– Como está a competição no mercado? Qual a qualidade do trabalho dos concorrentes e como você pode competir com eles?
5 – Quanto tempo você levará para desenvolver e implementar sua ideia? Qual será precisamente o custo disto? Você pode pagar? E se levar mais tempo do que o necessário?
6 – Você está disposto a aprender o que você não sabe? Qual a experiência ou perspectiva que permitirá a você realizar o seu sonho?
7 – A demanda para este produto ou serviço tende a crescer de forma precisa? O que você fará se isso não acontecer?
8 – O que pode dar errado? Se der errado, qual será o seu custo? Você pode pagar?
Ao responder a todos esses questionamentos de forma sincera, você terá uma visão mais imparcial do seu empreendimento, poderá analisar de forma mais crítica e certeira a viabilidade dele e até mesmo prever soluções para possíveis problemas. Tudo isso aumenta significativamente a chance de seu negócio dar certo e atingir o sucesso esperado.