O empreendedorismo gera movimento e impacta positivamente na vida das pessoas. Empreender é acreditar na capacidade de contribuir para o mundo, por meio de talentos oferecidos em forma de produtos e serviços.
Em geral, os empreendedores possuem algumas habilidades em comum. A principal delas é a visão: eles conseguem enxergar oportunidades onde outras pessoas enxergariam um problema, e transformam obstáculos em soluções lucrativas.
De acordo com a Endeavor, organização de apoio ao empreendedorismo, cerca de três a cada quatro brasileiros têm o sonho de empreender e transformar sua paixão em negócio. Se você é um deles, vale a pena se inspirar nessas histórias extraordinárias de pequenos empreendedores de sucesso:
[php_everywhere instance=”2″]
Isabella Weems, 18 anos — Criadora da Origami Owl
Decidida a juntar dinheiro para comprar um carro, a jovem americana Isabella Weems começou a vender joias quando tinha apenas 14 anos de idade. Assim, nasceu a Origami Owl que, inicialmente, contava com a ajuda de familiares e amigos para vender as peças para conhecidos.
Em 2010, durante a Black Friday, ela conseguiu abrir um quiosque em um shopping de sua cidade. A partir daí, a marca começou a ficar conhecida e a fazer um grande sucesso. No ano seguinte, ela transformou o negócio em um e-commerce de joias.
O sonho de adquirir um carro, que motivou a jovem a se aventurar no empreendedorismo, já foi conquistado. Agora, ela alça voos muito mais altos, com expectativa de lucrar US$ 250 milhões por ano.
Davi Braga, 13 anos — Cofundador da List-It
Davi Braga enxergou uma grande oportunidade ao perceber o sufoco que sua mãe, dona de uma papelaria, passava para montar os kits escolares para seus clientes. Assim, este jovem empreendedor criou a startup List-It, um sistema que auxilia os usuários a encontrar as melhores opções de produtos e preços.
Veja o vídeo abaixo e conheça mais sobre o negócio de Davi:
Emily Matson, 18 anos, e Julianne Goldmark, 17 anos — Criadoras da Emi-Jay
Fãs de Gossip Girl, Emily Matson e Julianne Goldmark adoravam as pulseiras da série, mas achavam muito caras. Por isso, tiveram a ideia de confeccionar suas próprias pulseiras e comercializá-las a preços mais acessíveis.
As duas amigas tiveram a sorte como uma grande aliada: a mãe de Emily era cliente de um cabeleireiro que cuidava de muitas celebridades. Este profissional comprou uma fita das meninas e presenteou a atriz Jennifer Aniston. Este acaso impulsionou a visibilidade da marca Emi Jay que, em 2013, vendeu cerca de 10 milhões de acessórios com valor entre 5 e 20 dólares.
Angad Daryani, 13 anos — Criador do SharkBot
Apaixonado por programação, este menino indiano criou seu primeiro robô aos 8 anos de idade. Aos 13 anos, criou sua versão para a impressora 3D RepRap, utilizando um código aberto para que outras pudessem utilizá-la e aprimorá-la. Aos 15, criou a primeira impressora 3D de mesa, a SharkBot, comercializada na Índia.
Sua invenção teve boa repercussão e um de seus protótipos já está em uso no Instituto Indiano de Tecnologia. Excluíndo o metal, sua impressora 3D será capaz de imprimir qualquer tipo de material. Seu objetivo é que o produto se torne o mais rápido e robusto do mundo.
Nicholas Pinto, 14 anos — Criador da LB Scoots
Com apenas 13 anos, Nicholas criou uma empresa de rodinhas que, em apenas um ano, atingiu o faturamento extraordinário de US$ 100 mil, ou seja, 225 mil reais.
A ideia para este empreendimento surgiu após o Nicholas cansar de ver as rodas de seu patinete se quebrarem. Assim, o menino começou a produzir suas próprias rodinhas, com maior durabilidade e design personalizado. Logo, seu produto caiu no gosto da molecada, e a LB Scoots se tornou um grande sucesso.
Megan Grassel, 13 anos — Criadora da Yellowberry
Ao perceber a dificuldade enfrentada por sua irmã mais nova para encontrar seus primeiros sutiãs, Megan identificou que o problema era causado porque as peças eram muito sensuais para garotas tão novas, além de desproporcionais a seu tamanho.
A partir desse “gap”, a jovem desenvolveu um negócio voltado para o público adolescente, com idade entre 11 e 15 anos. Ao vender sutiãs confortáveis, com modelos divertidos e design mais delicado e apropriado para essa faixa etária, a Yellowberry faturou 45 mil dólares.
Nick D’Aloisio, 18 anos — Criador do Summly
Nick é um jovem programador que, aos 15 anos de idade, criou o Summly, um aplicativo que contém uma de inteligência artificial capaz de entender e organizar informações de acordo com sua importância. Esta tecnologia chamou a atenção de grandes investidores, e foi vendida ao Yahoo! por 30 milhões dólares.
Madison Robinson, 15 anos — Criadora da FishFlops
Madison, de apenas 15 anos de idade, transformou sua paixão por nadar e pescar em um negócio lucrativo. O empreendimento, voltado para o público infantil, comercializa chinelos com artes desenhadas a próprio punho.
Com a FlishFlops, a jovem empreendedora já conquistou seu primeiro milhão de dólares, apenas vendendo chinelos a US$ 25 — para isso, foram vendidos cerca de 60 mil pares de chinelo. Atualmente, seus produtos estão disponíveis nas redes Nordstrom, uma das maiores lojas varejistas dos Estados Unidos.
Empreendedorismo
Os exemplos acima comprovam que não há um caminho único para ser um empreendedor de sucesso. Cada um desses jovens construiu sua própria fórmula, e devemos nos espelhar nesses talentos para criar nossa própria receita. Lembre-se: os caminhos são muitos, mas a escolha é totalmente sua, bem como as consequências.
Para aqueles que desejam vencer os desafios de empreender, o Coaching é um poderoso processo que ajuda a tomar as melhores decisões para iniciar essa escalada.
Ouse ir além e vá em busca de seu sucesso pessoal e profissional!
[php_everywhere instance=”1″]