Capacidade de Gestão: A importância de desenvolver a liderança

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Entenda a importância de se desenvolver a liderança para uma gestão mais eficiente.

Na hora de contratar um profissional, as organizações procuram alguns aspectos que sejam interessantes para elas. Um deles vem se destacando: a capacidade de gestão. Em uma pesquisa realizada pela empresa especializada em recrutamento Michel Page, 42% das organizações buscam em seus futuros colaboradores o diferencial desta competência antes de contratá-los. O estudo conclui que em segundo lugar, com 32%, está o foco em resultados e em terceiro, com 31%, está a capacidade de relacionamento pessoal.

A forma como uma empresa é liderada reflete em seu desempenho produtivo, administrativo e financeiro. Liderar não é uma tarefa fácil.  Portanto, investir em cursos de liderança para colaboradores é uma excelente oportunidade para desenvolver competências de gestão na equipe, além de ampliar a visão estratégica.

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Conheça alguns estilos de líderes

Engana-se quem pensa que todo líder é igual. Na verdade, a forma como as pessoas exercem a liderança depende consideravelmente da sua própria personalidade e do estilo de gestão da organização. Alguns dos principais tipos de líderes são:

  • Os autocráticos:tomam decisões por conta própria, dão ordens e esperam que os outros as sigam. Esse estilo pode produzir resultados numa situação de crise, mas é visto com maus olhos nas gestões mais modernas. Trata-se de um líder ditatorial, que frequentemente lidera por medo e ameaça.
  • Os democráticos:envolvem os funcionários no processo de tomada de decisões. Esse líder, geralmente, ouve a opinião da equipe e depois toma uma decisão.
  • O Laissez-faire:são líderes que deixam os seus funcionários trabalharem livres. Ao contrário do líder democrático, que pode não oferecer muitas orientações, causando confusão ou falta de motivação, o Laissez-faire compõe a sua equipe com profissionais qualificados e competentes, que precisam de pouca orientação e têm um bom desempenho.
  • Os carismáticos:são muito participativos e geram entusiasmo em sua equipe. No entanto, esses líderes podem ter tendência a acreditar mais em si próprios do que na equipe. Isto pode prejudicar um projeto, caso o líder saia. O sucesso está associado à presença do líder carismático, mas que saiba cobrar um bom desempenho dos seus liderados.
  • A liderança coaching:esse tipo de líder utiliza as técnicas e ferramentas do coaching para desenvolver a sua gestão e os seus liderados.  Tem visão sistêmica e capacidade de identificar oportunidades, competências e habilidades dos seus liderados. Além disso, esse líder procura desenvolver novas aptidões comportamentais e técnicas, de modo a potencializar os resultados — tanto da empresa  como dos profissionais sob sua gestão. Desse modo, o  leader coach, como é conhecido,  faz a sua gestão de forma mais humanizada, oferece feedbacks precisos, ouve na essência e busca compartilhar os seus conhecimentos e experiências para estimular, conduzir e desenvolver as habilidades dos seus colaboradores efetivamente.

Os estilos de líderes são exemplificados para sabermos como lidar com o estilo de cada um e como eles podem alcançar os seus objetivos. Para obter bons resultados, é preciso que haja um ambiente organizacional adequado, com gestores e colaboradores com bons hábitos de trabalho e formação adequada.

5 competências de um líder de sucesso

Confira, a seguir, as cinco principais características que compõem uma liderança eficaz:

1. Disponibilidade

Um bom líder deve estar disponível aos seus colaboradores. Ele não deve apenas dar ordens e voltar depois de um tempo para cobrar. Ser líder é ensinar, é explicar, é estar acessível para tirar dúvidas, é acompanhar a evolução dos trabalhos, é corrigir quando necessário, para, por fim, cobrar aquilo que foi pedido.

Além disso, essa disponibilidade também envolve ceder parte do seu tempo para ouvir o que os liderados têm a dizer. Conflitos entre colaboradores, dúvidas, reclamações ou simplesmente sugestões sobre o que deve ser feito precisam ser ouvidas pelo líder. Cabe a ele dizer se concorda ou não, mas ouvir é preciso.

2. Clareza de comunicação

Em todas as interações que um líder fizer com a sua equipe, é fundamental que a comunicação seja tão clara e completa quanto for possível. Isso vale para todos os momentos: na hora de explicar o que deve ser feito, ao ensinar um procedimento, ao avaliar o desempenho do funcionário, ao corrigi-lo, ao conduzir reuniões, ao justificar as decisões tomadas etc.

Essa clareza precisa ser extrema, tanto ao falar diretamente com a equipe quanto ao comunicar-se por outros meios, como videoconferências, e-mails, mensagens de texto, entre outros. Além disso, é preciso manter a empatia e o respeito em todas as interações, especialmente naquelas mais delicadas, como ao dar uma advertência a um funcionário por um erro cometido.

3. Avaliação justa

Um líder deve ser imparcial. Por mais que ele possa se apegar ou criar mais intimidade com um ou com outro funcionário, a verdade é que a vida pessoal e a vida profissional devem ser separadas.

No que diz respeito a delegar funções, avaliar o desempenho e sugerir promoções na equipe, as competências profissionais devem ser o único critério a ser levado em consideração. Todos os membros da equipe, independentemente da amizade que se tenha fora da empresa, devem ser avaliados em condições iguais pelo líder.

4. Iniciativa para tomar decisões

Tomar decisões faz parte do dia a dia de um líder. É ele quem decide o que, onde, quando, como, por que e por quem deve ser feito. Por mais que a equipe participe do processo das tomadas de decisões, como ocorre nas lideranças democráticas, é preciso que o líder compreenda que a última palavra pertence a ele.

As escolhas que um líder faz são mais sábias na medida em que ele adquire conhecimento, estuda as opções e as analisa estrategicamente. Por isso, todo líder deve ter, também, coragem para lidar com as consequências dessas decisões, sejam elas positivas ou negativas.

5. Bons exemplos

O que dizer de um chefe que chega atrasado? Que falta? Que grita? Que se dirige a todos sem educação? Que nunca está disponível para atender às solicitações dos seus liderados? Que não aprimora os seus conhecimentos? Que desconhece as boas práticas do seu setor? Que ignora a missão e os valores da empresa em que trabalha?

Certamente, esse indivíduo é apenas um chefe, e não um líder. Como alguém pode cobrar dos outros aquilo que ele mesmo não é capaz de dar? Liderar é dar o exemplo em todas as questões citadas. É assim que se ensina aos liderados como se faz, sem ser hipócrita ao cobrar.

Como você pode perceber, a atividade de gestão e de liderança é uma tarefa complexa, que demanda o desenvolvimento de diversas competências. Além disso, existem diferentes tipos de liderança, de modo que é preciso analisar qual é o que mais faz sentido dentro da cultura específica da organização.

E você, querida pessoa, tem as competências necessárias para ser um bom líder? Com qual dos tipos de liderança você mais se identifica? Deixe um comentário com as suas respostas no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por wutzkohphoto

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