Como Construir Credibilidade Profissional

Credibilidade Profissional

Saiba como Construir a Credibilidade Profissional.

O bem mais precioso de um profissional é o seu nome, sua reputação. Portanto, é determinante para o seu sucesso tomar todas as medidas necessárias para construir e manter a credibilidade de sua imagem perante o mercado e, principalmente, na empresa em que atua, onde está sendo observado de perto a todo momento.

Sua atual marca profissional te representa verdadeiramente? Você tem causado a impressão que realmente gostaria? Percebe que seus colegas de trabalho te admiram? Seu gestor demonstra que confia em você e em seu potencial?

Esses são alguns questionamentos que irão te auxiliar a refletir a respeito do profissional que você tem apresentado ao seu público-alvo, que são todos aqueles com os quais você se conecta de alguma forma, desde os seus colegas, até novos contatos estabelecidos em cursos, palestras, entre outras possibilidades.

Em diversos momentos criamos relações com as pessoas e estamos nos comunicando constantemente. Cada troca de experiência é uma nova chance de fortalecer sua marca e credibilidade profissional, gerando para si respeito, visibilidades e oportunidades de crescimento. É indispensável, portanto, que você desligue o piloto automático, saia da zona de conforto, seja mais ativo e comprometido com a qualidade de suas relações.

Se quer saber como construir e fortalecer sua credibilidade como profissional, continue a leitura e saiba como proceder.

A importância do marketing pessoal para construir credibilidade profissional

Manter uma conduta clara, ter um bom relacionamento interpessoal e saber se portar nas situações cotidianas faz com que você adquira credibilidade com as pessoas e desenvolva uma imagem positiva dentro do ambiente corporativo. O marketing pessoal é a chave para que possa se desenvolver e colher os frutos de uma ótima atuação no trabalho. Isso acontece pois você passa a utilizar as suas habilidades e suas qualificações em benefício da sua própria carreira e a entender a importância de agregar valores positivos à empresa.

Ao investir em marketing pessoal para alavancar a sua credibilidade no ambiente de trabalho é preciso tomar cuidado para não criar uma imagem lúdica, e até exagerada, com o intuito de se destacar. Ao fazer isso, você corre o risco de não conseguir alcançar as expectativas que criaram com base no que apresentou. Seja inteligente, use estratégias que aprimorem seus talentos e competências pessoais para se promover com credibilidade.

Lembre-se de que, dentro da empresa, suas competências, atributos e aptidões lhe conferem valor, para que se destaque é importante apresentar diferenciais que valorizem a sua imagem e lhe deem credibilidade diante das pessoas. Para isso, é fundamental investir no desenvolvimento de habilidades e propagação de conhecimento. Quanto mais você mostrar resultados através de suas competências pessoais, mais será valorizado e lembrado pelos outros. E essa é a porta de entrada para uma carreira de sucesso.

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7 Dicas para construir credibilidade profissional

Criar uma imagem positiva e uma marca profissional própria leva muito tempo e é um trabalho feito com pequenos e grandes gestos. Porém, todo o esforço é recompensado, gerando ótimos resultados para a construção de uma carreira sólida e cheia de credibilidade no mercado.

Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas poderosas para você construir a credibilidade da sua imagem profissional diante da empresa em que trabalha e do mercado como um todo, veja!

1 – Seja congruente com seus valores e princípios

Toda e qualquer imagem apenas se sustenta por um longo período se ela for pautada em valores e princípios verdadeiros. Você prioriza a ética acima de tudo? É uma pessoa justa? Respeita e valoriza o próximo? Essas são questões adquiridas com a criação e educação familiar, e que serão exigidas e testadas ao longo das experiências da vida.

Aproveite este momento de busca pela construção de uma imagem de credibilidade para se conhecer melhor, identificar os seus valores e princípios e fazer deles um guia para pautar suas escolhas e atitudes. Quanto mais coerência as pessoas enxergarem em você, mais elas irão confiar no seu trabalho.

2 – Seja verdadeiro e honesto

Ser uma pessoa verdadeira e honesta, que não finge sentimentos ou comportamentos positivos apenas para ganhar a admiração dos demais, é uma característica marcante de quem tem credibilidade na vida profissional. Por isso, se você quer alcançar este patamar, esteja atento e seja sempre verdadeiro e honesto com os outros e, principalmente, consigo mesmo.

Lembrando que é totalmente possível ser verdadeiro e honesto sem deixar de ser gentil e educado com as pessoas. Afinal, você não deve sair por aí dizendo o que pensa sem qualquer critério para ser considerada uma pessoa verdadeira. A empatia e o bom senso são dois ótimos termômetros para medir quando a sua opinião deve ou não ser dada e a forma certa de fazer isso.

3 – Seja um expert nas suas atividades

Além das chamadas soft skills, que incluem a honestidade, valores e princípios, precisamos lembrar que as hard skills, ou seja, as competências técnicas, são fundamentais. As pessoas irão confiar em seu trabalho se você for realmente bom no que faz, portanto, estude, se capacite, torne-se especialista em sua área de atuação.

Mesmo que tenha uma formação excelente na área em que atua, as coisas mudam, portanto, atualize seus conhecimentos sempre que puder. Para isso, faça cursos, participe de palestras, workshops, congressos, entre outros, para acompanhar as mudanças e a dinâmica do mercado.

4 – Mantenha seus relacionamentos ativos

Como bem disse o poeta John Donne, nenhum homem é uma ilha, somos um pedaço do continente. Sendo assim, por mais que seu esforço e dedicação à sua carreira seja fundamental, sozinho dificilmente chegará a algum lugar. Por isso, faça contatos, mantenha seus relacionamentos ativos, seja solícito com as pessoas.

Aproveite a facilidade das redes sociais para se divulgar, compartilhe suas conquistas, seus projetos e atividades em andamento. Deixe seus contatos atualizados sobre as novidades e entre em contato sempre que puder. Agregar com conteúdos relevantes e dicas sobre seus assuntos ligados à sua área é uma excelente maneira de manter suas relações ativas e construtivas.

5 – Invista em seu desenvolvimento contínuo

Todos os dias você tem a oportunidade de ser uma pessoa e profissional cada vez melhor. Seu potencial é infinito e seu poder de realização pode te levar onde você desejar. Use cada experiência para aprender e evoluir, o que vale também para as falhas, que são fontes inesgotáveis de aprendizado.

Se trabalha atendendo pessoas ou mesmo no dia a dia com colegas de trabalho, procure aprender com o outro. Ao se deparar com um termo ou situação que não conhece, vá em busca de informação, pesquise, seja uma pessoa interessada e tenha o desenvolvimento contínuo como um valor sempre presente em sua vida.

6 – Tenha atitudes positivas sempre

Mesmo que seja um profissional experiente e altamente capacitado, se não tiver uma postura positiva, ficará complicado passar confiança para os demais. Por isso, alimente sempre comportamentos positivos, respeite seus colegas independentemente de sua posição hierárquica e jamais faça de seus conhecimentos ou posição profissional uma forma de oprimir as pessoas e diminuí-las.

Além disso, procure ter a positividade como um valor, no sentido de ser grato, enxergar o lado bom das situações, isso também irá contribuir para que passe uma imagem de confiança, de alguém que busca soluções em vez de se deixar paralisar pelos problemas.

7 – Faça uma autoavaliação da sua imagem e credibilidade

De tempos em tempos, faça uma autoavaliação da sua imagem. Pergunte-se como as pessoas na empresa enxergam você e se essa imagem condiz com aquilo que você é e acredita. Pense em como tem compartilhado seus conhecimentos e inspirado as pessoas, se pratica o que diz. Questionamentos como esses fazem você repensar suas atitudes e adotar outras que contribuam para a construção e fortalecimento da sua credibilidade.

Além de buscar respostas dentro de si, é interessante também conversar com colegas de trabalho, amigos e familiares, pedindo feedbacks a eles. Contudo, é importante que dê abertura para que sejam sinceros e se mostre aberto a ouvir sem levar para o lado pessoal, afinal, tudo o que disserem poderá ser usado por você para evoluir.

Desperte a melhor versão que há em você!

Conte com o Coaching como método de alto impacto em sua evolução de maneira completa, positiva e duradoura! O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) criou o Professional & Self Coaching (PSC) para ajudar na construção da sua credibilidade e imagem pessoal dentro e fora do ambiente de trabalho.

Faça a escolha certa!  Ao realizar a formação PSC do IBC, você estará munido de técnicas e ferramentas para a construção da sua credibilidade. Além disso, desenvolverá habilidades e terá a oportunidade de aprimorar competências para alcançar seus resultados em um curto espaço de tempo.

Conclusão

Depois de tudo o que leu até aqui, você é capaz de dizer como anda a sua credibilidade no trabalho? Lembre-se de que a sua imagem é reflexo de seus atos, escolhas e trabalho diário e que ela pode ser afetada de uma hora para outra se o seu comportamento for forçado demais ou não condizer com aquilo que você fala no dia a dia para as pessoas.

Portanto, é muito importante trabalhar os seus pontos fortes e identificar pontos que podem ser melhorados. Com atenção aos detalhes e atitudes simples e coerentes, você ganha credibilidade. Ou seja, você mostra que, tanto dentro como fora da empresa, é um indivíduo que mantém atitudes concisas com o seu discurso, crenças e valores e que leva para sua vida pessoal os mesmos preceitos que segue na carreira. Isso é essencial para que não haja discrepância entre suas ações e para que você mostre o que de melhor você é e faz na profissão e na vida pessoal.

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