As brasileiras conquistaram efetivamente seu espaço no mercado de trabalho, já são maioria no ensino superior, e cada vez mais ocupam cargos de liderança nas empresas
Machismos a parte, a mulher brasileira cada vez mais tem superado a discriminação histórica, que impõe uma diferente valorização de sua mão de obra, e buscado seu espaço no mercado de trabalho. Hoje as mulheres ocupam, com maestria, postos que há pouco tempo eram absolutamente masculinos. E não é raro as vermos no comando de grandes empresas, e liderando de forma bem-sucedida seus subordinados.
Um exemplo claro de que a mentalidade do brasileiro está mudando, é que tivemos duas mulheres na disputa presidencial no último ano, e pela primeira vez uma delas foi eleita para o maior e mais importante cargo do país. Outro ponto que chama atenção é que tanto Marina Silva como a presidente eleita Dilma Rousseff possuem nível superior, e esse indicador representa uma nova realidade no Brasil, onde as mulheres com terceiro grau superam o número de homens com a mesma escolaridade. Segundo dados do IBGE, divulgados em 2009, esse percentual aponta 8,1% da população feminina. E a participação delas em cursos superiores chega a 380 mil vagas a mais, que a masculina.
O agora ex “sexo frágil”, rompeu as barreiras da vivência doméstica, instaurou um novo perfil como líder de família e provedora do lar e hoje atua nas mais diversas áreas da economia nacional: como infraestrutura, transporte, segurança, construção civil e também no meio corporativo, à frente de grandes empresas, que estão reconhecendo e buscando nelas qualidades como: maior capacidade de delegar, facilidade no relacionamento interpessoal, talento para gerir equipes e poder de negociação.
Pesquisa da Great Place To Work, empresa global especializada em ambiente de trabalho, aponta que nas 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil, 36% dos cargos de liderança, inclusive presidência, são ocupados por mulheres. O estudo aponta ainda, que o índice de confiança dos funcionários na liderança feminina chega a 83% contra 81% do sexo oposto.
Mulheres e o Coaching
Para tornar essa liderança ainda mais efetiva, as profissionais do meio corporativo têm buscado qualificação e incorporado ao seu know how ferramentas que agregam novos diferenciais ao seu desempenho diário. Nesse sentido o Coaching tem sido cada vez mais disseminado nas empresas e as mulheres vem ganhando mais espaço e também estão se tornando o que chamamos de “Líder Coach“. Enquanto Coaches estas profissionais buscam potencializar ainda mais seus resultados e fortalecer sua liderança e uma comunicação mais efetiva, tanto no sentido de autodesenvolver-se, quanto no de desenvolver a capacidade de liderar estimulando as competências, as habilidades e o aumento de sua performance como na do seu grupo de liderados.
Hoje, independente do sexo, já não basta ser um líder, é preciso ser Líder Coach. Isso representa ter os diferenciais que realmente signifiquem agregar mais valor ao desenvolvimento dos profissionais e das organizações.
Uma Líder Coach não é uma líder comum, ela é empreendedora, criativa, ousada e capaz de inspirar seus colaboradores através de seus exemplos, sejam eles profissionais ou pessoais. Alem disso, através do autoconhecimento proporcionado pelo apoio do Coaching, tem ampla capacidade de tomar decisões com mais assertividade, pois é mais preparada para lidar com situações adversas, pressões emocionais e o estresse do dia a dia de uma empresa. Tem plena confiança de suas atribuições, mas também sabe ser flexível, pois além da sensibilidade e sexto sentido natos da natureza feminina, são capazes de identificar as qualidades de seus liderados, e por isso, sabem delegar tarefas e dar os feedbacks necessários para o crescimento de cada um e da empresa.
Seguindo a máxima do CEO do Google Eric Schmidt, que afirma que: ” Todo mundo precisa de um Coach”, seja nas empresas como Leader Coach, ou de forma geral, usando seus conhecimentos para atuar como Coach profissional, cada vez mais mulheres tem procurado por nossas formações em Coaching, por estarem, sobretudo, antenadas com as mudanças sejam corporativas ou sociais. Coaching está cada vez mais aberto as novas possibilidades do mercado, e as profissionais que o buscam como auxilio ao seu desenvolvimento, seja profissional ou pessoal, tem potencializado e obtido sucesso tanto na carreira quanto na vida pessoal.
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